Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Sim lá isso é verdade!

Deveria estar igualmente em alerta Portalegre, Porto(Marão), Coimbra(Açor)...

Portalegre chega aos 800m??? Bolas! Chaves fica-se pelos 360m...
Quiça seja assim porque mesmo que haja queda de neve não cause transtorno nessa região, daí não haver alerta! Será?

Ai é que está a questão....o alerta é para a população, para o SNPC?Quais o critérios? Concordo plenamente que nevar numa zona com uma densidade populacional muito mais elevada so que a nossa, cá em baixo, possa criar de facto mais complicações.Mas gostaria de perceber em rigor quais são os critérios de emissão de alertas.

A Serra da Lousã, açor pertencem a que distrito? Coimbra=Verde
Talvez mais de metade a área do PNPG fica no distrito de Braga=alerta verde
E mais exemplos existem....
Enfim....
 


M

Membro excluído 274

Ai é que está a questão....o alerta é para a população, para o SNPC?Quais o critérios? Concordo plenamente que nevar numa zona com uma densidade populacional muito mais elevada so que a nossa, cá em baixo, possa criar de facto mais complicações.Mas gostaria de perceber em rigor quais são os critérios de emissão de alertas.

A Serra da Lousã, açor pertencem a que distrito? Coimbra=Verde
Talvez mais de metade a área do PNPG fica no distrito de Braga=alerta verde
E mais exemplos existem....
Enfim....

Critérios!!!:lmao: Acho que nem eles sabem!:lmao:
 

Snow

Cumulus
Registo
25 Jan 2006
Mensagens
364
Local
Mouriscas - Abrantes
Antes de mais bom ano 2008 a todos.

Temos que ter calma, tão-se a esquecer dos modelos. se nevasse a esta hora em Bragança era sinal que os modelos estavam errados e o dia 3 iria trazer muitas surpresas.

A partir da meia noite sim, iremos ter neve em Bragança e não só, e quanto aos 600m do IM, acho que é devido ao facto de a atmosfera estar bastante fria que pode baixar as cotas de neve. Facto que os modelos não estão a prever.

:thumbsup:
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
No distrito de Castelo Branco a hipótese de nevar serão nos picos mais altos: o ponto mais elevado é a serra do Açor (1418 m) que fica na fronteira com o distrito de Coimbra (que não está em alerta de neve), e a segunda maior elevação da serra da Malcata (1072 m) situa-se no limite com o distrito da Guarda, muito perto de Espanha. Mesmo no interior do distrito, os pontos mais elevados são os cumes da Gardunha (1227 m), de Alvelos (1084 m) e de Muradal (912 m). A minha terra situa-se próxima dos 600 metros junto da serra de Alvelos e dúvido muito que neve por lá... e mesmo nalguns dos cumes que referi atrás dúvido, pois acho que não existem temperaturas em altura suficientes baixas para nevar...mas vamos ver...

Aqui por Coimbra agora a chuva abrandou...mas o vento faz-se sentir com bastante intensidade, criando uma desconfortável sensação de frio...:cold::cold:

Concordo...com alguém que aqui já disse que...lá prós lados do IM :cheers: em Lisboa a passagem de ano deve ter corrido muito bem !!!!
 

AnDré

Moderação
Registo
22 Nov 2007
Mensagens
12,188
Local
Odivelas (140m) / Várzea da Serra (930m)
Oláá Pessoal! Cheguei há pouco de dois dias de férias em Santarém.
Quando saí de lá, às 17:10, estava encoberto mas vento fraco.
Pelo caminho apanhei alguns aguaceiros fracos, mas quando cheguei à estação do oriente chovia bem, mas também vento fraco.

Agora aqui por Odivelas, sigo com 13,8ºC e vento forte.;)
Está tudo molhado, mas neste momento só cai o tipico chuvisco trazido pelo vento forte.

Que venha a chuva em grande!:D:D
E claro, a neve:p:p
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
ão
Ai é que está a questão....o alerta é para a população, para o SNPC?Quais o critérios? Concordo plenamente que nevar numa zona com uma densidade populacional muito mais elevada so que a nossa, cá em baixo, possa criar de facto mais complicações.Mas gostaria de perceber em rigor quais são os critérios de emissão de alertas.

A Serra da Lousã, açor pertencem a que distrito? Coimbra=Verde
Talvez mais de metade a área do PNPG fica no distrito de Braga=alerta verde
E mais exemplos existem....
Enfim....

Sinceramente não me importava que tivesse verde em Bragança e que nevasse...o que interessa as cores se as previsões não se cumprem...acredito que neve dia 3...hoje não:(
 

Nuno Pimenta

Nimbostratus
Registo
27 Jan 2006
Mensagens
1,334
Local
Portalegre
Bem...vou jantar.Ver os noticiários....tentar perceber os alertas e mais logo espero ler (aqui) que já neva em grande parte do norte, centro e algumas zonas do sul de Portugal.

xau
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,401
Local
Olhão (24 m)
Por aqui 12.5º e vento fraco e ceu encoberto.
Não se passa nada:(

Feliz Ano Novo a todos os membros:thumbsup:

Vamos fazer a macumba :angry::angry:Redfish como fizemos no último evento onde o Algarve registou várias inundações:D:D

Eu na minha opinião acho que a ondulação vai ser superior aos que os modelos mostrem, se tiverem em consideração o último evento no mês de Dezembro a bóia de Faro registou picos com ondas de 9 metros e a ondulação que o IM previa era de 4 a 5,5 metros, agora façam as contas:lmao::D:D

Até a RTP1 vai transmitir uma mini-série na 5ª feira e 6ªfeira com o nome Ondas assassinas espero bem que a ondulação que se prevê não seja assassina.