Seg. Especial Vento, Chuva, Neve e Temporal no Mar 1-5 Janeiro 2008

  • Thread starter Thread starter Membro excluído 274
  • Data de início Data de início
+9,5ºC

primeira tendencia de subida após descida contínua das temp.
 
Por aqui, passa tudo ao lado :sad::sad::sad:
 
Andei pelos Algarves e constatei que ficamos um pouco deslocados da tormenta. Bem longe da borrasca que tivemos antes do Natal. Algumas trovoadas dispersas e temperaturas normais para um mês de Janeiro. Segundo ECMWF parace que vai haver novo match a 11. Aguardemos... :)
 
Por Melgaço este episódio entre ontem e hoje já rendeu 55mm...

Pelos mapas de incidências na rede viária galega também não parece que haja queda generalizada de neve...

000001200801032008rf6.jpg


Sem dúvida que mais importantes acumulações se devem ter dados dos 1400 metros para cima. A estação de Manzaneda já acumula meio metro no topo.
 
imghomepagecycloneeur03xl5.jpg
 
Apenas autorizada circulação a veículos com correntes
Serra da Estrela: nevão leva a fecho de estrada entre Covilhã e Manteigas
03.01.2008 - 18h16 Lusa
A forte queda de neve na Serra da Estrela levou esta tarde ao condicionamento do trânsito na estrada entre Covilhã e Manteigas. Na via só é permitida a circulação de veículos com correntes.

Já ontem, desde que a neve começou a cair com intensidade, tinha sido encerrada a ligação Piornos-Torre-Lagoa Comprida, que permanece fechada. "Há um forte temporal, com muito nevoeiro, vento e neve. Para além da estrada Piornos-Torre-Lagoa Comprida, tivemos que condicionar desde as 16h45 a ligação Covilhã-Manteigas, só para veículos com correntes", disse fonte do Centro de Limpeza de Neve.

Segundo a mesma fonte, a temperatura nos Piornos ronda os dois graus negativos e há locais onde a neve, puxada pelo vento, já se acumula com mais de dois metros de altura.

Este é o nevão mais intenso desta temporada na Serra da Estrela, sendo a neve visível nas encostas sensivelmente a partir dos mil metros de altitude.

Para amanhã, o Instituto de Meteorologia prevê aguaceiros, que serão de neve acima dos 1400 metros.