Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Primeiro gostaria de fazer um olhar global sobre o padrão a 15 dias:

A evolução da NAO/AO:



Uploaded with ImageShack.us

Desde Fevereiro que mudamos de padrão, para uma AO/NAO geralmente positivas, algo que os modelos já indicavam no Outono ( nessa altura sob forma de uma aparente mudança para "algo" ainda indefenido..), e que eu já tinha falado em posts anteriores, tal como explicado alguns dos factores que levaram a esta reviravolta.

Modo geral, uma AO/NAO+, para alem de se auto sustentarem ( a AO tem um feedback positivo na NAO e vice versa), tendem a gerar um padrão que leva ao deslocar das altas pressões subtropicais para norte...portanto..juntando 1+2 conseguirão rapidamente ver que teremos uma situação preferencialmente anticiclonica durante os proximos 15 dias...

Aqui está essa situação ( circulo vermelho assinala a região de alta pressão anomala ):



Uploaded with ImageShack.us

...............................

Analise a curto e médio prazo

Bom..eu antecipei um Abril frio...porque apesar da entrada num regime de NAO/AO+, não fazia ideia de que a intensidade desse padrão fosse tanta e se manifestasse tão cedo.
Previa um Abril com o AA a W e entrada de sucessivos cavados..portanto um Abril á partida fresco e com bastante actividade.

O padrão actual favorece a entrada de cristas anticiclonicas, com bastante ar quente associado....teremos um evento desses entre amanhã e domingo...em que as temperaturas atingirão valores de 25 a 28º em boa parte do territorio continental.

Já entre domingo e 3f, teremos a passagem de um desses cavados de NW...que trará instabilidade e temperaturas mais frescas, embora cause um influxo de ar quente para a Europa, onde se registarão os primeiros dias primaveris do ano..e tambem activos a nivel de convecção.

Mais para a frente impera a tendecia de temperaturas acima da média...como se vê no ensemble para o litoral centro:


Uploaded with ImageShack.us


................................


Implicações deste inicio quente de Abril

De um modo simplificado podemos afirmar que a atmosfera de se equilibra...uma situação de AO/NAO+ tende a ser muito estavel, mas normalmente, passadas algumas semanas, costuma dar-se um colapso...as depressões extra tropicais começam a definhar devido á falta de gradiente termico ( o ar frio acumula-se no polo e de lá não sai), isso faz com que o jet enfraqueça e rapidamente se começam a observar grandes sulcos nele, entrando-se numa fase negativa co grandes nucleos depressionarios a alimentarem-se do ar gelido que corre livremente para sul.

Bom...com isto quero dizer que é inevitavel que se entre numa fase negativa na AO/NAO pelo menos na 2a metade de Abril...portanto estou bastante certo que as ultimas duas semanas de Abril e a primeira de Maio venham a ser mais frescas, e eventualmente com o retorno das depressões mais para sul...portanto..levando a tempo instavel e mais tipico do inicio da Primavera.

..................................

Sasonal

A nivel sasonal, depois de um Abril proximo ás medias climatologicas, espero um periodo de Maio-Agosto quente...com a NAO/AO+ finalmente a dominarem sendo apenas intercaladas por periodos neutros...teremos grandes entradas da dorsal entre os Açores e o Mediterraneo ocidental/central, com o AA bem forte a N/NW..
Mas isto terá consequencias...nomeadamente no Outono...que talvez seja bastante activo por cá:D

Resta-me dizer que estes meus raciocinios estão susceptiveis de grande erro...sou apenas um amador que volta e meia tem uma ideia ou consegue entender algumas destas flutuações da atmosfera...:lol:

Abraço:thumbsup:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Olá,
Creio que o Stormy já disse e concordo com quase tudo o que ele disse excepto numa pequena coisinha em que ambos podemos errar, ou errar um ou outro.
Não resta dúvidas que os proximos 15 dias serão de NAO+, mas contudo não me parece muito credível que haja uma mudança de padrão de NAO + para NAO - na segunda metade.
Contudo acredito que a 2ª metade de Abril traga sim algumas das caracteristicas de cut-offs que se formam por esta altura em Abril e Maio.
Mas claro nestes meses é muito dificil de fazer previsões a mais do que 10 dias.
Cumprimentos,

PS: Vamos a ver é que implicações tal situação terá no nosso Verão !!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Sem tempo para me alongar muito em analises, vim só para dizer que o GFS/12Z de hoje está FANTASTICO para a actividade convectiva entre Sabado e 2f....:shocking::w00t:

Está boa para domingo, segunda não, tem a dorsal muito em cima, convecção só em Marrocos e no Estreito.

Domingo:

gfs-0-126_ooh0.png


Segunda:

gfs-0-150_ull4.png


De qualquer modo as previsões do GFS são próprias de verão, isos perto de 20ºC a 850 hpa, vento de leste, dias em que se poderia atingir facilmente os 30ºC e isto no inicio de Abril:

gfs-0-192_jkg1.png


gfs-1-192_fqd7.png


Se isto se confirma é inevitável que mais cedo ou mais tarde venham dias de convecção muito forte, extremamente interessantes. Se bem que eu desconfie destas previsões quentíssimas do GFS, lembrem-se do passado verão, da quantidade de vezes que nos punha 45ºC ou mais, e tal nunca aconteceu.

E esta ultima saída é claramente um outlier quente:

graphe_ens3_yot6.gif


ECMWF bem mais comedido no calor, bastante interessante no sábado, mas depois mantém a cut-off nas proximidades e o calor não apertaria tanto como no GFS:

ECM1-96_yxc9.GIF


ECM1-192_nxx2.GIF


A solução final deverá ficar entre as duas, algo como mostra a média dos ensembles do ECMWF:

EDM1-192_sit3.GIF
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O dia de Sabado é o que parece ter mais potencial para situações mais intensas...Domingo já não haverá tante energia disponivel, embora os processos dinamicos se mantenham favoraveis até á madrugada de 2f.

CAPE/LI:



Uploaded with ImageShack.us

T potencial

Nota-se uma zona de advecção de ar com grande conteudo em energia, dada a acção conjunta entre o anticiclone a E e o cavado a NW-W.



Uploaded with ImageShack.us

Movimento vertical nos niveis medios

As linhas a preto representam os eixos com maior forçamento dinamico.



Uploaded with ImageShack.us

Mapa de pressão á superficie e z/t500

Denota-se a advecção fria em altura, sob o fluxo quente á superficie.



Uploaded with ImageShack.us


Observando o fluxo na atmosfera pode-se concluir que existe um shear de caracter unidireccional com intensidade moderada, excepto no primeiro kilometro onde este apresenta alguma direccionalidade.

Dados estes factores, pode-se concluir que as células a formarem-se durante a tarde de Sabado podem ser bastante fortes e podem mesmo criar alguns fenomenos como gustnados ou microbusts, dadas as condições do shear nos niveis baixos.
Estarão organizadas em linhas com movimentação para NE e podem causar precipitação muito forte devido ao relativamente alto conteudo em agua/baixo nivel de condensação da massa de ar presente.

Domingo tambem podem ocorrer algumas situações localmente intensas, embora o periodo entre as 12z de Sabado e as 06z de Domingo me pareça o mais activo.
............................

Quanto ao resto da semana...o GFS/12z é um outliar quente como disse o David, mas em todo caso o mais provavel é a permanencia de tempo bastante tépido com a permanencia da crista em altura.
Havendo mais calor...é possivel que qualquer perturbação que se forme possa dar em convectividade...
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Ainda estamos muito longe mas fica aqui o registo destas previsões da CAPE + Li
bastante favoráveis para Portugal continental inteiro.

UNeNy.png


Zona de Lisboa e Setúbal

WB0J7.png


:w00t:
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Atenção: as previsões do estado do tempo, para o próximo fim de semana, para Portugal Continental, particularmente para a região sul, e para o Arquipélago da Madeira devem ter em linha de conta com a entrada de poeiras em suspensão, provenientes do norte de África.

Nada favorável para que venham a ocorrer trovoadas ...
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Ou é impressão minha ou tudo se esfumou
Lá se foram trovoadas e aguaceiros, talvez para umas pinguinhas

A maior instabilidade deverá concentrar-se no Sábado, dia mais propício para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas (eventualmente também no Domingo). As previsões de quantidade de precipitação diminuem de norte para sul mas nestas situações podem dar-se aguaceiros dispersos no território, pontualmente fortes em alguns locais.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
"Engraçado" no meio disto tudo é esta temperatura quase de Verão, faz uma valente folga Sábado e Domingo, precisamente o fim de semana, e com muito vento à mistura (principalmente Domingo) para voltar a subir a partir de 2ª feira! :angry: Se não é de propósito, quase parece... :(
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Apesar do dia espero que aquilo que aqui se disser seja verdadeiro:lol:

Para o dia de amanhã e de domingo (principalmente madrugada e início da manhã) será de se esperar alguns aguaceiros espalhados pelo Continente, com maior probabilidade na região do Norte e Centro...
Em relação à ocorrência de trovoadas aqui no litoral norte não há grandes condições para tal, no interior norte e centro bem mais credível que aconteçam descargas eléctricas...
As temperaturas elevadas de hoje e de ontem terão um intervalo, os próximos dias serão bem mais frescos, principalmente em relação à máxima. No entanto prevê-se que a partir de 4ª feira volte novamente a "aquecer"...
Daí para a frente até às 200h parece que estamos "condenados" a bastante estabilidade, com o AA a flectir entre o centro europeu e o ocidente da Europa, aqui no nosso canto...vamos estar bem protegidos em principio...
 

Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
Malta, expectativas para esta semana? Não tenho tido folga de testes, e por isso ando TOTALMENTE desinformado.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)

Para resumir os proximos 15 dias basta a palavra CALOR...

Uma situação de bloqueio no Atlantico associada a uma AO+ deverá manter a dorsal a uma latitude bastante elevada para a epoca...e numa posição tal que continuará a injectar ar quente sobre a peninsula e grande parte da Europa ocidental.

Sobre os Açores outra realidade...uma região de formação de cavados semi permanentes...

A continuar, a minha teoria de um Abril com temperaturas proximas á media esfumar-se-há...mas a de que abril será convectivamente activo ainda poderá ser concretizada..dependendo do calor/humidade que cheguem nos niveis baixos e da posição do cavado a W ( forçamento dinamico e ar frio em altura).

Bom...deixo a carta entre dia 8 e 18:



Uploaded with ImageShack.us

Tudo vai depender de como se comporta esta "dança" entre o cabado a W e a dorsal aqui sobre a PI...

Na volta...alguma fase em que o cavado se aproxime, dada toda a energia á superficie, é bem capaz de gerar boa actividade convectiva:rolleyes:


No logo prazo...mantenho a ideia de que pelo menos os ultimos 10 dias deste mês e os primeiros do proximo serão bem mais frescos e desagradaveis...;)