Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2011

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Regras deste tópico:

->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do Instituto de Meteorologia, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 
Primeiro gostaria de fazer um olhar global sobre o padrão a 15 dias:

A evolução da NAO/AO:



Uploaded with ImageShack.us

Desde Fevereiro que mudamos de padrão, para uma AO/NAO geralmente positivas, algo que os modelos já indicavam no Outono ( nessa altura sob forma de uma aparente mudança para "algo" ainda indefenido..), e que eu já tinha falado em posts anteriores, tal como explicado alguns dos factores que levaram a esta reviravolta.

Modo geral, uma AO/NAO+, para alem de se auto sustentarem ( a AO tem um feedback positivo na NAO e vice versa), tendem a gerar um padrão que leva ao deslocar das altas pressões subtropicais para norte...portanto..juntando 1+2 conseguirão rapidamente ver que teremos uma situação preferencialmente anticiclonica durante os proximos 15 dias...

Aqui está essa situação ( circulo vermelho assinala a região de alta pressão anomala ):



Uploaded with ImageShack.us

...............................

Analise a curto e médio prazo

Bom..eu antecipei um Abril frio...porque apesar da entrada num regime de NAO/AO+, não fazia ideia de que a intensidade desse padrão fosse tanta e se manifestasse tão cedo.
Previa um Abril com o AA a W e entrada de sucessivos cavados..portanto um Abril á partida fresco e com bastante actividade.

O padrão actual favorece a entrada de cristas anticiclonicas, com bastante ar quente associado....teremos um evento desses entre amanhã e domingo...em que as temperaturas atingirão valores de 25 a 28º em boa parte do territorio continental.

Já entre domingo e 3f, teremos a passagem de um desses cavados de NW...que trará instabilidade e temperaturas mais frescas, embora cause um influxo de ar quente para a Europa, onde se registarão os primeiros dias primaveris do ano..e tambem activos a nivel de convecção.

Mais para a frente impera a tendecia de temperaturas acima da média...como se vê no ensemble para o litoral centro:


Uploaded with ImageShack.us


................................


Implicações deste inicio quente de Abril

De um modo simplificado podemos afirmar que a atmosfera de se equilibra...uma situação de AO/NAO+ tende a ser muito estavel, mas normalmente, passadas algumas semanas, costuma dar-se um colapso...as depressões extra tropicais começam a definhar devido á falta de gradiente termico ( o ar frio acumula-se no polo e de lá não sai), isso faz com que o jet enfraqueça e rapidamente se começam a observar grandes sulcos nele, entrando-se numa fase negativa co grandes nucleos depressionarios a alimentarem-se do ar gelido que corre livremente para sul.

Bom...com isto quero dizer que é inevitavel que se entre numa fase negativa na AO/NAO pelo menos na 2a metade de Abril...portanto estou bastante certo que as ultimas duas semanas de Abril e a primeira de Maio venham a ser mais frescas, e eventualmente com o retorno das depressões mais para sul...portanto..levando a tempo instavel e mais tipico do inicio da Primavera.

..................................

Sasonal

A nivel sasonal, depois de um Abril proximo ás medias climatologicas, espero um periodo de Maio-Agosto quente...com a NAO/AO+ finalmente a dominarem sendo apenas intercaladas por periodos neutros...teremos grandes entradas da dorsal entre os Açores e o Mediterraneo ocidental/central, com o AA bem forte a N/NW..
Mas isto terá consequencias...nomeadamente no Outono...que talvez seja bastante activo por cá:D

Resta-me dizer que estes meus raciocinios estão susceptiveis de grande erro...sou apenas um amador que volta e meia tem uma ideia ou consegue entender algumas destas flutuações da atmosfera...:lol:

Abraço:thumbsup:
 
Olá,
Creio que o Stormy já disse e concordo com quase tudo o que ele disse excepto numa pequena coisinha em que ambos podemos errar, ou errar um ou outro.
Não resta dúvidas que os proximos 15 dias serão de NAO+, mas contudo não me parece muito credível que haja uma mudança de padrão de NAO + para NAO - na segunda metade.
Contudo acredito que a 2ª metade de Abril traga sim algumas das caracteristicas de cut-offs que se formam por esta altura em Abril e Maio.
Mas claro nestes meses é muito dificil de fazer previsões a mais do que 10 dias.
Cumprimentos,

PS: Vamos a ver é que implicações tal situação terá no nosso Verão !!
 
Sem tempo para me alongar muito em analises, vim só para dizer que o GFS/12Z de hoje está FANTASTICO para a actividade convectiva entre Sabado e 2f....:shocking::w00t:

Está boa para domingo, segunda não, tem a dorsal muito em cima, convecção só em Marrocos e no Estreito.

Domingo:

gfs-0-126_ooh0.png


Segunda:

gfs-0-150_ull4.png


De qualquer modo as previsões do GFS são próprias de verão, isos perto de 20ºC a 850 hpa, vento de leste, dias em que se poderia atingir facilmente os 30ºC e isto no inicio de Abril:

gfs-0-192_jkg1.png


gfs-1-192_fqd7.png


Se isto se confirma é inevitável que mais cedo ou mais tarde venham dias de convecção muito forte, extremamente interessantes. Se bem que eu desconfie destas previsões quentíssimas do GFS, lembrem-se do passado verão, da quantidade de vezes que nos punha 45ºC ou mais, e tal nunca aconteceu.

E esta ultima saída é claramente um outlier quente:

graphe_ens3_yot6.gif


ECMWF bem mais comedido no calor, bastante interessante no sábado, mas depois mantém a cut-off nas proximidades e o calor não apertaria tanto como no GFS:

ECM1-96_yxc9.GIF


ECM1-192_nxx2.GIF


A solução final deverá ficar entre as duas, algo como mostra a média dos ensembles do ECMWF:

EDM1-192_sit3.GIF
 
O dia de Sabado é o que parece ter mais potencial para situações mais intensas...Domingo já não haverá tante energia disponivel, embora os processos dinamicos se mantenham favoraveis até á madrugada de 2f.

CAPE/LI:



Uploaded with ImageShack.us

T potencial

Nota-se uma zona de advecção de ar com grande conteudo em energia, dada a acção conjunta entre o anticiclone a E e o cavado a NW-W.



Uploaded with ImageShack.us

Movimento vertical nos niveis medios

As linhas a preto representam os eixos com maior forçamento dinamico.



Uploaded with ImageShack.us

Mapa de pressão á superficie e z/t500

Denota-se a advecção fria em altura, sob o fluxo quente á superficie.



Uploaded with ImageShack.us


Observando o fluxo na atmosfera pode-se concluir que existe um shear de caracter unidireccional com intensidade moderada, excepto no primeiro kilometro onde este apresenta alguma direccionalidade.

Dados estes factores, pode-se concluir que as células a formarem-se durante a tarde de Sabado podem ser bastante fortes e podem mesmo criar alguns fenomenos como gustnados ou microbusts, dadas as condições do shear nos niveis baixos.
Estarão organizadas em linhas com movimentação para NE e podem causar precipitação muito forte devido ao relativamente alto conteudo em agua/baixo nivel de condensação da massa de ar presente.

Domingo tambem podem ocorrer algumas situações localmente intensas, embora o periodo entre as 12z de Sabado e as 06z de Domingo me pareça o mais activo.
............................

Quanto ao resto da semana...o GFS/12z é um outliar quente como disse o David, mas em todo caso o mais provavel é a permanencia de tempo bastante tépido com a permanencia da crista em altura.
Havendo mais calor...é possivel que qualquer perturbação que se forme possa dar em convectividade...
 
Ainda estamos muito longe mas fica aqui o registo destas previsões da CAPE + Li
bastante favoráveis para Portugal continental inteiro.

UNeNy.png


Zona de Lisboa e Setúbal

WB0J7.png


:w00t:
 
Atenção: as previsões do estado do tempo, para o próximo fim de semana, para Portugal Continental, particularmente para a região sul, e para o Arquipélago da Madeira devem ter em linha de conta com a entrada de poeiras em suspensão, provenientes do norte de África.

Nada favorável para que venham a ocorrer trovoadas ...
 
Ou é impressão minha ou tudo se esfumou
Lá se foram trovoadas e aguaceiros, talvez para umas pinguinhas

A maior instabilidade deverá concentrar-se no Sábado, dia mais propício para a ocorrência de aguaceiros e trovoadas (eventualmente também no Domingo). As previsões de quantidade de precipitação diminuem de norte para sul mas nestas situações podem dar-se aguaceiros dispersos no território, pontualmente fortes em alguns locais.
 
"Engraçado" no meio disto tudo é esta temperatura quase de Verão, faz uma valente folga Sábado e Domingo, precisamente o fim de semana, e com muito vento à mistura (principalmente Domingo) para voltar a subir a partir de 2ª feira! :angry: Se não é de propósito, quase parece... :(
 
Apesar do dia espero que aquilo que aqui se disser seja verdadeiro:lol:

Para o dia de amanhã e de domingo (principalmente madrugada e início da manhã) será de se esperar alguns aguaceiros espalhados pelo Continente, com maior probabilidade na região do Norte e Centro...
Em relação à ocorrência de trovoadas aqui no litoral norte não há grandes condições para tal, no interior norte e centro bem mais credível que aconteçam descargas eléctricas...
As temperaturas elevadas de hoje e de ontem terão um intervalo, os próximos dias serão bem mais frescos, principalmente em relação à máxima. No entanto prevê-se que a partir de 4ª feira volte novamente a "aquecer"...
Daí para a frente até às 200h parece que estamos "condenados" a bastante estabilidade, com o AA a flectir entre o centro europeu e o ocidente da Europa, aqui no nosso canto...vamos estar bem protegidos em principio...
 
Malta, expectativas para esta semana? Não tenho tido folga de testes, e por isso ando TOTALMENTE desinformado.
 
Boas:)

Para resumir os proximos 15 dias basta a palavra CALOR...

Uma situação de bloqueio no Atlantico associada a uma AO+ deverá manter a dorsal a uma latitude bastante elevada para a epoca...e numa posição tal que continuará a injectar ar quente sobre a peninsula e grande parte da Europa ocidental.

Sobre os Açores outra realidade...uma região de formação de cavados semi permanentes...

A continuar, a minha teoria de um Abril com temperaturas proximas á media esfumar-se-há...mas a de que abril será convectivamente activo ainda poderá ser concretizada..dependendo do calor/humidade que cheguem nos niveis baixos e da posição do cavado a W ( forçamento dinamico e ar frio em altura).

Bom...deixo a carta entre dia 8 e 18:



Uploaded with ImageShack.us

Tudo vai depender de como se comporta esta "dança" entre o cabado a W e a dorsal aqui sobre a PI...

Na volta...alguma fase em que o cavado se aproxime, dada toda a energia á superficie, é bem capaz de gerar boa actividade convectiva:rolleyes:


No logo prazo...mantenho a ideia de que pelo menos os ultimos 10 dias deste mês e os primeiros do proximo serão bem mais frescos e desagradaveis...;)