Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2012

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,217
Local
loule-caldeirao
Stormy nós já só esperamos é chuva que se veja em todo o país! Depois logo temos tempo para células convectivas mais intensas lá para Maio...para mim se chover bem este fim de semana já está feita a época :)
Vamos lá ver como correm as coisas...
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias:)

Segundo o perfil vertical de hoje para Lisboa e Cadiz, podemos notar que a frente á superficie se separou da frente em altura....o que se passsou foi que ontem nos niveis baixos a frente foi "empurrada" para SE, enquanto que em altura o jet fortaleceu-se e manteve-se a NW...portanto por cima de nós está agora a decorrer ainda um fluxo quente, enquanto á superficie já está ar mais frio e seco..
Este processo não só destruiu a frente em si, como arrastou o ar quente e energético nos niveis baixos para SE...dai a situação pouco interessante que viveremos nas proximas horas:mad:

Bom...os modelos mostram agora que a frente de niveis baixos ficará estacionária sobre a região sul até 6f á noite, quando o jet se moverá para leste, nesse momento a frente nos niveis baixos ficará outra vez alinhada com a frente em altura, o forçamento dinamico vai aumentar e formar-se-há uma nova linha de instabilidade/frontogenese entre a Madeira e o Centro da PI.
Há 3 simpáticos modelos que mostram o cenário ideal, são o HIRLAM, o UKMO e o WRF do Meteogalicia, e o cenário ideal conta com o fortalecimento quase explosivo da frente, que com o forte shear previsto poderia dar num belo evento convectivo, e consequente formação de uma baixa nos niveis baixos e médios que entraria pelo Algarve, correria toda a Espanha e continuaria pela França, descrevendo um loop sobre o Golfo de Biscaia...parece um cenário interessante, muito rentavel ao nivel da precipitação pelo Sul e Interior Centro e tambem cheio de trovoadas, até mesmo algumas células fortres e organizadas.

Os outros modelos, ao contrário destes 3, colocam a ciclogenese mais a leste sobre o Med ocidental ou o Mar de Alborán....a meu ver nessa zona a advecção seca sahariana será demasiada para premitir actividade convectiva, pelo que é possivel que a baixa seja apenas térmica ( ar quente nos niveis medios e baixos), adquirindo apenas um caracter dinamico aqui mais para oeste...portanto, não é muito razoavel aquela ciclogenese tão a leste.
Podem dizer que é whiscasting, mas eu acredito mais no cenário apontado pelo HIRLAM ou o UKMO do que para o que é apontado pelo ECMWF ou GFS..:thumbsup:

Depois, até dia 3 de Maio, teremos a manutenção da cut-off a NW com entrada de algumas perturbações nos niveis baixos, que trazem ar mais energético vindo do Atlantico, e que poderão causar a formação de algumas linhas de instabilidade moderadas..quiçá localmente fortes...apesar de haver algumas limitações na dinamica de niveis altos...menos shear e uma tropopausa mais baixa...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Hummm... e aquela forte cut-off a SW das Canárias e NW de Cabo Verde...

http://www.ssd.noaa.gov/goes/east/natl/flash-wv.html

Os modelos não fazem grande coisa dela..mas pelo menos pode bombar alguma energia para norte, fortalecendo a frente e possivel ciclogenese no Sabado.
Mas caso seja absorvida pelo cavado, até poderia dar em alguma coisa interessante...ao estilo daquelas depressões que volta e meia dão chuvas intensas no Sudoeste da Peninsula Iberica....
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
E vai-se formando o cavado a sudoeste ...

26_04_2012_11h30.jpg

SATREP
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Este cavado é uma autêntica "auto-estrada" de ar frio desde latitutes bem elevadas até às nossas latitudes... Engraçada a diferença de tempo entre este mês de Abril e o mês de Abril (e Maio) do ano passado, onde tivemos 2 meses de praticamente Verão, com o AA em cima da P.I.... :) E pelos vistos Maio deste ano vai entrar pelo mesmo caminho que Abril: tempo instável e fresco...

Apostas aceitam-se: que impacto terá isto no Verão deste ano? :)
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Previsão para sábado, 28 de abril de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que serão de neve acima de 1200/1400 metros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste.
Neblina ou nevoeiro matinal.
 

Veterano

Cumulonimbus
Registo
2 Fev 2009
Mensagens
4,026
Local
Porto-Aviz-2,5 km do mar (46 m)/Matosinhos
Previsão para sábado, 28 de abril de 2012

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros, que serão de neve acima de 1200/1400 metros.
Condições favoráveis à ocorrência de trovoada durante a tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante oeste.
Neblina ou nevoeiro matinal.

São mais previsões de Inverno do que de Primavera.

A atmosfera a compensar-se...:)
 

martinus

Cumulus
Registo
22 Dez 2006
Mensagens
438
Local
Portugal
Gradualmente, o Freemeteo tá-nos a tirar a chuva toda para os próximos dias (pelo menos para Braga). Deixa-nos um frio tipo Novembro, mas com isso não se enchem garrafas de água para exportação (e já há muito que devia haver uma Santa Padroeira da exportação).

Sei que não devo levar a sério as previsões do Freemeteo, porque são pouco científicas, mas ok, mesmo assim... Acho que dá azar! Tenho uma superstição com o Freemeteo!

P.S. O Freemeteo começa a adicionar água de novo. Bom augúrio!
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Os modelos insistem em colocar um cenário menos favoravel a Pt no Sábado, mas desta vez a ciclogenese a dar-se sobre Espanha é modelada de um modo mais coerente, com o suporte em altura de uma short-wave forte e o jet de niveis medios de SW, a impedir a entrada de ar seco no sistema.

Só o UKMO insiste na ciclogenese a dar-se sobre o centro oeste Espanhol...

Depois, no Domingo e até dia 3 ou 4 de Maio, volta a haver convergencia nos modelos, apontando para um cenário de Cut-off a NW e uma advecção instavel do quadrante oeste sobre Pt...situação tipica de aguaceiros em sector frio, por vezes intensos..

Em todo o caso até dia 4 de Maio espera-se uma boa rega...e depois desse periodo a tendencia de longo prazo conta com a subida da dorsal Africana ( calor) mas manutenção de areas de instabilidade no Atlantico, que a todo o momento podem migrar para leste...
Maio será um mês bem diferente deste...mais quente, mas tambem com alguns episódios convectivos pelo meio ( em principio prec proxima á média)...a meu ver será interessante:thumbsup:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes:)

A frente começou o processo de frontogenese, agora que o Jet se colocou na perpendicular da area de maior gradiente/convergencia, e afastou o ar quente e seco em altura que impedia a convecção.


WoPCj.jpg



A frente inicialmente terá uma prograssão lenta para leste, só acabando de cruzar o extremo sudeste do pais no meio ou final da manhã de amanhã.

Nos distritos de Portalegre, Evora e Beja, e Faro poderá ser uma noite activa, com algumas celulas localmente fortes, precipitação moderada, por vezes forte e pressistente, e trovoada, mais intensa durante a madruaga e manhã no Algarve.
Acho possiveis acumulações localmente superiores a 25mm, nomeadamente na faixa interior entre Portalegre e Castro Verde e sotavento Algarvio.

O dia de amanhã verá uma situação diferente, com um regime pós frontal mais tipico, com aguaceiros localmente fortes e acompanhados de granizo, no Interior durante a tarde e no litoral essencialmente durante a noite e a manhã.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Discordo completamente Stormy, a frente neste momento está num processo lento mas vai rapidamente ganhar velocidade e progredir mais leste.

As trovoadas nem sequer existe Cape não sei onde vês tal coisa nos modelos, e quanto a precipitação existe chance de alguma precipitação sobretudo aqui no Sotavento mas será residual, eu diria talvez uns 5 mm em 6 horas até ao inicio da madrugada.

No dia de amanhã teremos uma madrugada e manhã até com abertas em alguns sitios e aguaceiros e trovoadas mais para a tarde no Sul e Interior Norte e Centro, sobretudo.

Estás a fantasiar, mas é sempre bom sonhar !!

PS: Estás a dizer de acordo com aquilo que interpretas, não com aquilo que os modelos indicam !!
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,462
Local
Olhão (24 m)
Não acredito em nada, nem em instabilidade, nem em aguaceiros fortes. Acredito mais nesta chuvinha que tem caído essencialmente de manhã e que não é nada de extraordinário. Olhando ao Hirlam vejo uma noite calma e manhã calma, não vejo qualquer hipótese de 25 mm em lado nenhum. Nem GFS, nem ECM, nenhum dá precipitação significativa para além desta chuvita fraquita.
 

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,060
Local
Estremoz
Nos distritos de Portalegre, Evora e Beja, e Faro poderá ser uma noite activa, com algumas celulas localmente fortes, precipitação moderada, por vezes forte e pressistente, e trovoada, mais intensa durante a madruaga e manhã no Algarve. Acho possiveis acumulações localmente superiores a 25mm, nomeadamente na faixa interior entre Portalegre e Castro Verde e sotavento Algarvio. O dia de amanhã verá uma situação diferente, com um regime pós frontal mais tipico, com aguaceiros localmente fortes e acompanhados de granizo, no Interior durante a tarde e no litoral essencialmente durante a noite e a manhã.
obrigado pela excelente análise :thumbsup:

Para já esta noite está a ser de moderada actividade electrica, especialmente nas regiões do interior norte e centro, registando-se neste momento como que uma reativação da superfície frontal. Registo de granizo em alguns locais.

EUCLID
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,481
Local
Estarreja
Parece-me que o pico da actividade convectiva foi ao fim da tarde e esfumou-se nas últimas horas.

Amanhã será sem dúvida um dia propício a eventos convectivos, mas a noite não me parece que traga nada de muito significativo.