O GFS coloca cerca de 14 mm para 4ª e 5ª feira, que coisa tão pobre. O ECM, é aquele que tem a precipitação mais elevada e sabendo da experiência, vou é para Cádiz que lá é que a animação vai parar toda, sempre a mesma sina. A ver se calha aqui, uma valente trovoada e que deixe 70 mm num dia, ai que saudades.
Amanhã a trovoada será mais no centro e sul do país certo? Stormy manda ai uma das tuas excelentes previsões!
Boas (update 2/4/2013 20:15h) Amanhã de manhã uma nova plumade ar subtropical é ejectada para norte á frente de uma depressão algo cavada a oeste de Pt continental. Em altura, aproxima-se de oeste uma camada de ar fria e seca ( -25ºC/500hpa). Em especial no Sul, As atenções viram-se essencialmente para a margem de progressão do ar quente, onde há uma rotação acentuada do vento á superficie, proporcionando helicidade e shear rotacional nos niveis baixos. Em altura o ar frio proporcionará alguma instabilidade á medida que se sobrepõe ao ar quente á sfc, com CAPE 400-800J/Kg, que será acentuado pela presença de uns 60-70kts de shear nos niveis médios e altos + forçamento dinamico intenso. Os niveis de condensação baixos, assim como a presença de fortes gradientes térmicos abaixo dos 5000m, e 100-150J/Kg de 0-2 SBCAPE são favoraveis á formação de estruturas mesociclonicas/tornados. Em altura, ar frio e seco é favoravel á ocorrencia de granizo e ventos fortes do tipo micro/downburst e gust fronts. A presença de shear forte em altura é favoravel á evolução de células organizadas, que poderão evoluir em MCS lineares ou mesmo supercélulas. O mais provavel é que se gere uma linha do tipo squall com MCS/supercélulas embebidas. Apesar de tudo, o CAPE não muito elevado não me deixa ter confiança suficiente para colocar uma mancha vermelha ( de probabilidade mais alta), pelo que coloco o laranja pela possbilidade de alguma situação isolada/dispersa de convecção severa. Amarelo - Agauceiros e possibilidade de trovoada - Precipitação forte Laranja - Agauceiros e possibilidade de trovoada - Precipitação forte - Possibilidade de granizo - Possibilidade de rajadas >60-80km.h ::::::::::::::::::::: ( update 2/4/2013 20:00h) Para o resto do dia ( 4f 12h----5f 00h), preve-se um aumento da instabilidade térmica devido ao aquecimento diurno, podendo no centro e sul o CAPE aproximar-se dos 1000J/Kg. No interior norte o fluxo de SE e a presença de nebulosidade densa limitarão o aquecimento dos niveis baixos, sendo ai menos provavel a ocorrencia de convecção intensa. Apesar do CAPE elevado no centro e sul, o shear será quase nulo, e espera-se convecção essencialmente pulsante de curto ciclo de vida, mas momentaneamente forte o suficiente para gerar granizo forte, precipitação intensa e trovoada. Acompanhando os maximos de reflectividade, poderão surgir rajadas de vento associadas a micro/donwbursts e gust fronts, essencialmente devidos á presença de fortes gradientes de temperatura e humidade da superficie até aos 400-500hpa. Amarelo - Aguaceiros e possibilidade de trovoada - Precipitação por vezes forte Laranja - Aguaceiros e possibilidade de trovoada - Precipitação por vezes forte - Granizo - Rajadas de vento moderadas a fortes ( 45-65km.h)
Bem segundo a previsao a 10 dias do IPMA parece que o sol apenas fica sexta e sábado,pelo menos aqui por Coimbra. Este Abril vai continuar chuvoso.
Boas Stormy! Relativamente a mais uma excelente previsão tua, consegues dizer-me se o shear nos níveis baixos será direccional ou de intensidade, ou ambos? E se o deslocamento das células que se irão formar, será paralelo ou perpendicular ao vector do shear direccional? Estava a tentar captar isso nos mapas do lightning wizard, mas ainda não chego lá! E já agora, só por curiosidade, alguém me sabe dizer quais os valores máximos que costumamos ter de CAPE por cá? Não me lembro de ter visto mais que 1000-1500J/kg.
Penso que já ultrapassámos algumas vezes os 2000J/kg no interior do país. E não há muito tempo, penso que em 2011 alguns locais ultrapassaram esse valor mais do que uma vez.
Stormy Podias-me dizer se a possibilidade de ocorrer tornados é baixa ou média ou elevada e já agora existe alguma maneira de saber a percentagem de possibilidade de haver tornados, algum site específico? Eu sugeria que nas tuas previsões também falasses a possibilidade de formação de um tornado, entre aspas, para não alarmares ninguém.
Amanhã vamos ter de manhã shear direcional e tambem speed, especialmente em torno a uma linha de convergencia que vai avançar para leste, marcando o bordo da pluma de ar quente. Nessa linha pode ocorrer alguma supercélula, mesmo algum tornado não seria de estranhar. As célula vão-se formar provavelmente ao longo ou na proximidade dessa linha de convergencia, contra o fluxo nos niveis baixos, pelo que é plausivel que se gere uma linha/squall com MCS ou supercélulas embebidas.. A partir da tarde o shear vai diminuir e não há condições para células organizadas com tempo severo,mas sim células pulsantes por vezes fortes e com capacidade de gerar alguma situação de rajadas fortes ou granizo, mas nada de mais. Eu não tenho meios para determinar a possibilidade de tempo severo, a amarelo assinalo zonas onde essencialmente não teremos nada de severo, a laranja há condições para situações severas, e utilizo vermelho para situações onde seja bastante evidente que algo severo venha a acontecer. Quanto ao CAPE, depende do modo como calculam. Eu uso o CAPE nos primeiros 30hpa ( estofex modelmaps)a, baseado nas caracteristicas termodinamicas do ar nos primeiros 400-500m, é representativo para aquilo que define a " suface based convection". O CAPE que aparece no GFS é o 0-1 MLCAPE, que é uma média das caracteristicas termodinamicas na camada desde a sfc aos 1000m...não acho que seja uma metodologia muito correcta no nosso pais porque geralmente a camada de ar mais energética raramente atinge tal espessura. Depois há o ICAPE, que é um somatorio de todas as parcelas com instabilidade na atmosfera...é util para perceber o quão instavel a atmosfera está em todo o perfil. Eu geralmente uso o tal 0-30hpa mas tambem dou uma olhadela sempre aos outros. Já apanhei o 0-1MLCAPE acima dos 2000-2500, o ICAPE já vi valores de 3000...mas é raro. No nosso contexto, no inverno eu diria que 500-1000J/Kg é suficiente para tempo severo, e no verão talvez 1000-2000J/Kg, mas tambem depende das situações, porque há mecanismos dinamicos que compensam o CAPE.
Mas eu ainda não entendi para que serve em Previsão a possibilidade de Tornados em Portugal. Amanhã não saem de casa por exemplo ? Andamos há semanas com "possibilidade" de formação de tornados...
Apaguei entretanto o meu post, porque vi que o Stormy só referiu a possibilidade de tornados depois do post do Miguel96. Tem razão, mas mais vale prevenir do que remedir. É a minha opinião, apenas.