Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2013

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O GFS coloca cerca de 14 mm para 4ª e 5ª feira, que coisa tão pobre. :lmao: O ECM, é aquele que tem a precipitação mais elevada e sabendo da experiência, vou é para Cádiz que lá é que a animação vai parar toda, sempre a mesma sina. :D A ver se calha aqui, uma valente trovoada e que deixe 70 mm num dia, ai que saudades. :rolleyes::rolleyes::D
 


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:thumbsup:

(update 2/4/2013 20:15h)

Amanhã de manhã uma nova plumade ar subtropical é ejectada para norte á frente de uma depressão algo cavada a oeste de Pt continental.

Em altura, aproxima-se de oeste uma camada de ar fria e seca ( -25ºC/500hpa).

Em especial no Sul,

As atenções viram-se essencialmente para a margem de progressão do ar quente, onde há uma rotação acentuada do vento á superficie, proporcionando helicidade e shear rotacional nos niveis baixos.

Em altura o ar frio proporcionará alguma instabilidade á medida que se sobrepõe ao ar quente á sfc, com CAPE 400-800J/Kg, que será acentuado pela presença de uns 60-70kts de shear nos niveis médios e altos + forçamento dinamico intenso.

Os niveis de condensação baixos, assim como a presença de fortes gradientes térmicos abaixo dos 5000m, e 100-150J/Kg de 0-2 SBCAPE são favoraveis á formação de estruturas mesociclonicas/tornados.

Em altura, ar frio e seco é favoravel á ocorrencia de granizo e ventos fortes do tipo micro/downburst e gust fronts.

A presença de shear forte em altura é favoravel á evolução de células organizadas, que poderão evoluir em MCS lineares ou mesmo supercélulas.
O mais provavel é que se gere uma linha do tipo squall com MCS/supercélulas embebidas.

Apesar de tudo, o CAPE não muito elevado não me deixa ter confiança suficiente para colocar uma mancha vermelha ( de probabilidade mais alta), pelo que coloco o laranja pela possbilidade de alguma situação isolada/dispersa de convecção severa.


U7Oa2uz.png



Amarelo
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação forte


Laranja
- Agauceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação forte
- Possibilidade de granizo
- Possibilidade de rajadas >60-80km.h


:::::::::::::::::::::

( update 2/4/2013 20:00h)

Para o resto do dia ( 4f 12h----5f 00h), preve-se um aumento da instabilidade térmica devido ao aquecimento diurno, podendo no centro e sul o CAPE aproximar-se dos 1000J/Kg.

No interior norte o fluxo de SE e a presença de nebulosidade densa limitarão o aquecimento dos niveis baixos, sendo ai menos provavel a ocorrencia de convecção intensa.

Apesar do CAPE elevado no centro e sul, o shear será quase nulo, e espera-se convecção essencialmente pulsante de curto ciclo de vida, mas momentaneamente forte o suficiente para gerar granizo forte, precipitação intensa e trovoada.

Acompanhando os maximos de reflectividade, poderão surgir rajadas de vento associadas a micro/donwbursts e gust fronts, essencialmente devidos á presença de fortes gradientes de temperatura e humidade da superficie até aos 400-500hpa.

uegWRSQ.png



Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação por vezes forte

Laranja
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação por vezes forte
- Granizo
- Rajadas de vento moderadas a fortes ( 45-65km.h)
 

Gongas

Cumulus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
454
Local
Coimbra 114m
Bem segundo a previsao a 10 dias do IPMA parece que o sol apenas fica sexta e sábado,pelo menos aqui por Coimbra. Este Abril vai continuar chuvoso.:rain:
 

ecobcg

Super Célula
Registo
10 Abr 2008
Mensagens
5,146
Local
Sitio das Fontes e Carvoeiro (Lagoa - Algarve)
Boas Stormy!

Relativamente a mais uma excelente previsão tua, consegues dizer-me se o shear nos níveis baixos será direccional ou de intensidade, ou ambos? E se o deslocamento das células que se irão formar, será paralelo ou perpendicular ao vector do shear direccional? Estava a tentar captar isso nos mapas do lightning wizard, mas ainda não chego lá!:D

E já agora, só por curiosidade, alguém me sabe dizer quais os valores máximos que costumamos ter de CAPE por cá? Não me lembro de ter visto mais que 1000-1500J/kg.

Boas:thumbsup:

Amanhã de manhã uma nova plumade ar subtropical é ejectada para norte á frente de uma depressão algo cavada a oeste de Pt continental.

Em altura, aproxima-se de oeste uma camada de ar fria e seca ( -25ºC/500hpa).

Em especial no Sul,

As atenções viram-se essencialmente para a margem de progressão do ar quente, onde há uma rotação acentuada do vento á superficie, proporcionando helicidade e shear rotacional nos niveis baixos.

...
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
E já agora, só por curiosidade, alguém me sabe dizer quais os valores máximos que costumamos ter de CAPE por cá? Não me lembro de ter visto mais que 1000-1500J/kg.

Penso que já ultrapassámos algumas vezes os 2000J/kg no interior do país. E não há muito tempo, penso que em 2011 alguns locais ultrapassaram esse valor mais do que uma vez.
 

Miguel96

Cumulonimbus
Registo
13 Fev 2011
Mensagens
3,625
Local
Espinho, Aveiro
Stormy

Podias-me dizer se a possibilidade de ocorrer tornados é baixa ou média ou elevada e já agora existe alguma maneira de saber a percentagem de possibilidade de haver tornados, algum site específico?
Eu sugeria que nas tuas previsões também falasses a possibilidade de formação de um tornado, entre aspas, para não alarmares ninguém.
 

Duarte Sousa

Moderação
Registo
8 Mar 2011
Mensagens
6,722
Local
Loures
Stormy

Podias-me dizer se a possibilidade de ocorrer tornados é baixa ou média ou elevada e já agora existe alguma maneira de saber a percentagem de possibilidade de haver tornados, algum site específico?
Eu sugeria que nas tuas previsões também falasses a possibilidade de formação de um tornado, entre aspas, para não alarmares ninguém.

Penso que este tipo de assuntos, que são direccionados a uma só pessoa, deveriam ser tratados por MP:rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas Stormy!

Relativamente a mais uma excelente previsão tua, consegues dizer-me se o shear nos níveis baixos será direccional ou de intensidade, ou ambos? E se o deslocamento das células que se irão formar, será paralelo ou perpendicular ao vector do shear direccional? Estava a tentar captar isso nos mapas do lightning wizard, mas ainda não chego lá!:D

E já agora, só por curiosidade, alguém me sabe dizer quais os valores máximos que costumamos ter de CAPE por cá? Não me lembro de ter visto mais que 1000-1500J/kg.

Amanhã vamos ter de manhã shear direcional e tambem speed, especialmente em torno a uma linha de convergencia que vai avançar para leste, marcando o bordo da pluma de ar quente.
Nessa linha pode ocorrer alguma supercélula, mesmo algum tornado não seria de estranhar.
As célula vão-se formar provavelmente ao longo ou na proximidade dessa linha de convergencia, contra o fluxo nos niveis baixos, pelo que é plausivel que se gere uma linha/squall com MCS ou supercélulas embebidas..

A partir da tarde o shear vai diminuir e não há condições para células organizadas com tempo severo,mas sim células pulsantes por vezes fortes e com capacidade de gerar alguma situação de rajadas fortes ou granizo, mas nada de mais.

Eu não tenho meios para determinar a possibilidade de tempo severo, a amarelo assinalo zonas onde essencialmente não teremos nada de severo, a laranja há condições para situações severas, e utilizo vermelho para situações onde seja bastante evidente que algo severo venha a acontecer.

Quanto ao CAPE, depende do modo como calculam.
Eu uso o CAPE nos primeiros 30hpa ( estofex modelmaps)a, baseado nas caracteristicas termodinamicas do ar nos primeiros 400-500m, é representativo para aquilo que define a " suface based convection".
O CAPE que aparece no GFS é o 0-1 MLCAPE, que é uma média das caracteristicas termodinamicas na camada desde a sfc aos 1000m...não acho que seja uma metodologia muito correcta no nosso pais porque geralmente a camada de ar mais energética raramente atinge tal espessura.

Depois há o ICAPE, que é um somatorio de todas as parcelas com instabilidade na atmosfera...é util para perceber o quão instavel a atmosfera está em todo o perfil.

Eu geralmente uso o tal 0-30hpa mas tambem dou uma olhadela sempre aos outros.
Já apanhei o 0-1MLCAPE acima dos 2000-2500, o ICAPE já vi valores de 3000...mas é raro.
No nosso contexto, no inverno eu diria que 500-1000J/Kg é suficiente para tempo severo, e no verão talvez 1000-2000J/Kg, mas tambem depende das situações, porque há mecanismos dinamicos que compensam o CAPE.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Mas eu ainda não entendi para que serve em Previsão a possibilidade de Tornados em Portugal. Amanhã não saem de casa por exemplo ? Andamos há semanas com "possibilidade" de formação de tornados...

Apaguei entretanto o meu post, porque vi que o Stormy só referiu a possibilidade de tornados depois do post do Miguel96.

Tem razão, mas mais vale prevenir do que remedir. É a minha opinião, apenas. :thumbsup: