Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Regras deste tópico:


->Regras Análise Modelos, Previsão e Alertas
->Nota sobre a utilização dos dois tópicos de Previsões


Aviso MeteoPT
As análises, previsões ou alertas neste forum são apenas a opinião dos utilizadores que as proferem e são da sua inteira responsabilidade. Não são previsões ou alertas de entidades oficiais, salvo indicação em contrário, não devendo portanto ser usadas como tal.
Para previsões, avisos e alertas oficiais, consulte sempre os produtos do IPMA, Protecção Civil ou outras entidades com essa função.
 


rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Começamos a entrar no período mais activo.

O sector quente agora a entrar pelo litoral a Sul de Lisboa tem células convectivas interessantes e alguma actividade elétrica, e além de afectar estas regiões nas próximas horas, poderá durante a tarde disparar algumas células mais intensas também no interior durante o período mais quente da tarde.

E depois a superfície frontal fria durante a madrugada promete ser bastante interessante, mais uma vez em particular na metade Sul. Pelo menos atendendo aos outputs apresentados por diversos modelos. Claro contando com alguns exageros de alguns mesoscalas, como normal... Mas mesmo assim, os acumulados apontados por um global como o GFS até às 24h de amanhã (3ª-feira) são bastante importantes.

SMmbP1T.gif


E dada a natureza convectiva do evento, localmente poderiam ser maiores, mas também naturalmente muito mais escassos, sempre alguma lotaria...

Em relação à frente fria da madrugada que vem, parece ter um deslocamento relativamente lento, o que potencia a manutenção de instabilidade durante bastantes horas, e maiores acumulados de precipitação, e alguns modelos sugerem a sua intensificação no período da manhã no Sul, com algum potencial para acumulados muito altos no Sul do país... A acompanhar...

Mas que existe muita instabilidade e muita água disponível para precipitar, isso não há dúvida.
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Boas! no meio disto tudo são esperados algums eventos de vento/rajadas extremas?:rain:

Em termos mais gerais, e em especial na passagem da frente fria, pode-se esperar rajadas aproximadamente na ordem dos 70-80 km/h, isto em condições mais "normais" digamos.

snyDCJ8.gif


Mas como já foi dito, claro que na eventualidade de algum fenómeno convectivo mais severo há sempre chance de downbursts ou outros eventos localizados associados com ventos muito superiores, mas aí claro, não se farão previsões de valores concretos, são condições mais "anormais", e naturalmente sem qualquer certeza de ocorrerem ou não.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Boas tardes..

Para o dia de amanhã, após uma madrugada de condições particularmente favoráveis no litoral centro e sul, a convecção deverá avançar lentamente para o interior.

Sinóptica/Análise

Manteem-se um conjunto de perturbações troposféricas a afectar PT continental, gerando instabilidade e forçamento dinâmico.

Á superfície uma frente fria descaracteriza-se e evolui para leste assumindo um caracter de wind shift line ( linha de convergencia).
Uma massa de ar mais húmido encontra-se a SE da linha, sendo empurrada desde S/SSE por um forte low/mid level jet ( 30-50kts de vento aos 950-850hpa).

Em altura ar mais quente afecta o extremo SE, proveniente de uma dorsal centrada entre Marrocos e a Argélia...isto poderá limitar um pouco a instabilidade no extremo SE.
No resto do pais, uma massa de ar mais frio em altura ( >-20ºC aos 500hpa) deverá favorecer perfis instáveis com até 500-800J/Kg de CAPE.

Entre o ar mais quente a SE/E e o ar mais frio a W/NW, um forte jet de níveis altos coloca-se sobre PT continental, gerando shear razoavel ( DLS 35-45kts).

Assim espera-se que surja convecção robusta em especial na metade sul, á frente da linha de convergência.
É de referir que a margem de convergência deverá aumentar a sua actividade durante o período devido á interacção com uma pequena short wave em altura e um novo influxo de ar quente á superfície.
É portanto de esperar que esta ondule gerando vários segmentos convectivos/squall lines, que dado o forte fluxo troposférico, deverão ser capazes de gerar rajadas severas, e também, dada a humidade disponível e o CAPE/forçamento , precipitação excessiva e granizo.

Á frente da squall line, poderão surgir células discretas, especialmente no interior Alentejano e a partir das 12h.
Qualquer célula que surja beneficiará de perfis de shear bem organizados e rotacionais, favoráveis ao desenvolvimento de supercélulas com um risco claro de tornados, precipitação excessiva, granizo e rajadas severas por vezes superiores a 100km.h.

Por estes motivos coloco um nível moderado para o Sul, excepto SE onde poderá haver alguma limitação ao nível do CAPE.

No vale do Tejo e Litoral centro, um nível amarelo permanece já que a área de maior actividade deverá estar a sair da região precisamente pelas 9-11h...e poderá surgir alguma actividade ainda pontualmente organizada.

Durante a tarde, o fluxo de SW deverá continuar a injectar alguma energia, pelo que deverá surgir mais actividade...ar mais frio em altura e algum shear na periferia do jet max deverá colocar ainda um risco marginal de granizo e precipitação excessiva.

oD7pyt4.png


Cinzento
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Rajadas

Laranja
- Aguaceiros/Possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Rajadas
- Tornado
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Re: Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Março 2014

Stormy, não gostas do pessoal do Sotavento Algarvio, é que as tuas previsões só colocas amarelo e os teus polígonos deixas sempre de fora ai ai. :angry::D

Olhando aos modelos, diria que o Arome falhou redondamente nem colocava chuva no Sotavento, :lmao: já o Aladdin teve mais certinho mas mesmo assim errou pelo menos de manhã, à tarde acertou mais ou menos, já o Hirlam acertou na muge como é hábito deste modelo. Amanhã, o Hirlam mostra a frente bastante estática no Barlavento durante várias horas, faz lembrar-me o dia do tornado em Lagoa não sei porquê mas faz lembrar-me. :unsure:

Já os modelos globais, o ECM teve excelente até agora, o GFS mesmo na última run falha no timing.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

O tempo chuvoso parece que esta para ficar ate sabado .

Depois disso , muitas incertezas nos modelos , mas o ECM , de saida para saida tem vindo a evidenciar uma tendencia para a acalmia durar apenas 2 ou 3 dias e depois regressar o tempo instavel .

Ainda estamos um pouco longe , e ir acompanhando .
 

overcast

Cumulus
Registo
1 Abr 2012
Mensagens
210
Local
Cascais
Entretanto, para a noite de hoje e madrugada de amanhã parece vir mais alguma instabilidade interessante para as regiões do litoral. A ver vamos se será possível apanhar algo mais para além de chuva. :D

9uDBqrA.png


cQ1Y0hj.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Amanhã teremos mais alguma actividade, aparentemente mais activa em partes do centro e sul.

Analise/Sinóptica

Uma perturbação em altura desloca-se para NW da Galiza, e uma onda/cavado coloca-se a W de PT continental.

Ar frio e altura desloca-se sobre o território.

Á superfície ar marítimo continua a vir de S/SW, e o CAPE gerado pela interacção entre o ar polar em altura e o ar mais húmido e quente á superfície parece razoável...uns 500-800J/Kg.

Durante a noite o CAPE limita-se ao litoral, e poderá surgir alguma actividade dispersa, em principio fraca.

Durante a tarde de amanhã, duas short waves inseridas no campo de baixo geopotencial deverão passar a W de PT continental, gerando algum forçamento dinâmico e alguma dinamização do perfil de fluxo troposférico, resultando num aumento do shear até uns fracos 10-15m/s de 0-6km shear/20kts de 0-8km DLS.

Durante a tarde, o aquecimento diurno e a evapotranspiração poderão gerar CAPE e LLCAPE mais decentes na mesoescala, na gama dos 800-1000J/Kg, em especial em partes do Alentejo e V. Tejo, pelo que em conjunto com a aproximação do forçamento dinâmico e o aumento do shear, são de esperar alguns núcleos convectivos pontualmente mais robustos.

Apesar do shear muito fraquinho, será o suficiente para que as células não sejam meramente pulsantes, pelo que alguma organização convectiva ainda que temporária é plausível.

Sendo assim, os focos mais intensos poderão gerar precipitação pontualmente excessiva e granizo.
O LLCAPE ( 0-2km) até 150J/Kg poderá favorecer uma tromba, mas os perfis de fluxo não são favoráveis a rajadas pelo que o risco associado ao vento é muito fraco e limitado á possibilidade de uma ou outra tromba pontual.

SAQ8q1X.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
- Tromba
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Não, não é mentira!
Produzi mais um vídeo e tal como os meus companheiros, segue a informação agora emitida por mim até ao fim de semana...

 
Editado por um moderador: