Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2014



1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Não convém esquecer que não é só durante a tarde que elas poderão aparecer.

Aliás para aqui nestas situações a única esperança que tenho de ver algo é durante a madrugada, de tarde é muito difícil, digo isto com base em eventos anteriores. :D

Não concordo, as vezes que tive sorte por aqui foram formadas á tarde, nas serras do gerês, que por sua vez desceram pelo vale. A única chance é elas se formarem bem no gerês e descerem até nós :)
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Instabilidade em especial a norte e centro, com maior incidência no interior. Subida significativa da temperatura, em especial no litoral norte e centro...




Alonguei-me, mas não deu para ser mais sintético.
 
Editado por um moderador:

Ruipedroo

Cumulonimbus
Registo
6 Out 2010
Mensagens
3,544
Local
Braga, Merelim (70m)
Não concordo, as vezes que tive sorte por aqui foram formadas á tarde, nas serras do gerês, que por sua vez desceram pelo vale. A única chance é elas se formarem bem no gerês e descerem até nós :)

Por cá é raro isso acontecer. Só mesmo com uma bela cut-off com células provenientes de S/E, aí sim é outra história. Agora quando há convecção orográfica por cá fico a vê-las ao longe. :)
 

Flyer2014

Cirrus
Registo
1 Abr 2014
Mensagens
4
Local
Quinta do Anjo - Palmela
Manditu, foi um video um pouco longo. Ou não? Alguém neste forum vè a TV Galicia ou a TVE? Para não falar de outras estações de tv internacionais? É no mínimo revoltante verificar como "os eleitos", "os escolhidos", "os inteligentes", enfim, quem decide, não tenha tempo para dar uma informação básica a todos os contribuintes como o estado do tempo. Será que não é importante para todos, desde o agricultor, pescador, alguém que precisa de saber se deve manter portas e janelas bem fechadas ou se pode secar a roupa ao sol? Mas não há dinhero e alguém tem pagar a conta... mas nós pagamos as contas. As nossas e as "deles"! Não percebo nada. Se enviasse esse video e a rtp o colocasse no ar depois do "tele-novela-psico-coelhinho-de-páscoa-jornal", isso sim era serviço público. Mas a elite nunca quis um povo culto, não é? Um muito obrigado.
 

baojoao

Cumulus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
399
Local
Casal Sancho(375 m)
Manditu, será que me podes dar uma ajuda?
Amanhã(quarta) estou a pensar ir de bike fazer umas subidas à Serra da Estrela e gostava de saber se as previsões de trovoada e aguaceiros e granizo são somente para a tarde(como fiquei com ideia), ou se de manhã também poderá acontecer?
Obrigado
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Aqui pra sul, a haver qualquer coisa é na parte da manhã... mas isso não corresponde à melhor parte do dia. Mais para o norte também não acontece nada na melhor parte do dia, nas horas de maior calor. Quando tudo se parece desenvolver já quase não há calor.
 

trepkos

Nimbostratus
Registo
10 Out 2008
Mensagens
1,564
Local
Eborae
Boa Noite!!!:D

Em primeiro lugar o forecast para quarta-feira é bastante difícil de interpretar, os eventos como a trovoada encontram-se dispersos.
As regiões que acho que tem maior probabilidade de haver trovoadas são o Alentejo( distrito de Évora e Santarém), a região Centro(Leiria, Coimbra, Castelo Branco, Guarda e Viseu), a região Norte(parte Este dos distritos de Aveiro, Porto e Braga).

Isto tudo é baseado na minha opinião.

Peço desculpa.

Santarém é Alentejo?
 
  • Gosto
Reactions: jonas_87 e Aspvl

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Realmente uma pena a falta de humidade de jeito, pois os restantes parâmetros convectivos estão bastante bons.
Por exemplo, vendo os mapas do Estofex para o serão aqui em Lisboa, se não fosse a falta de humidade, era fácil esperar um belo evento, pois "todos" os campos estão fantásticos, à excepção desse "pequeno detalhe", a falta de humidade...
Ainda assim poderá haver alguma convecção de base mais alta, quem sabe com alguma precipitação e trovoada, mas sempre muito limitada à partida pela falta de humidade.
Ainda assim não me admirava assim tanto que ao final da madrugada ou início da manhã disparassem algumas trovoadas de base alta ao longo da faixa costeira da zona Centro, pois esta é uma hora típica de um pequeno pico secundário de convecção, não dependente do aquecimento do solo, e neste caso temos condições nos níveis médios altos bastante propícias.

Esta zona mais instável em termos sinópticos irá evoluir para Norte ao longo do dia de amanhã, e apesar da falta de humidade, a coincidência desta sinóptica com a convecção diurna resultante do aquecimento diurno poderá aí sim disparar convecção bastante mais interessante ao fim da tarde de amanhã, isto especialmente mais a Norte no território. Naturalmente neste caso a falta de humidade é compensada pela forte convecção com origem na radiação solar, desde que o tempo não esteja demasiado encoberto por nuvens médias/altas obviamente.

De resto, em boa parte do território, dada a falta de humidade, e em especial na metade Sul, à partida é de esperar essencialmente "palha", nuvens médias/altas com algumas pingas, será a tendência principal...
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Manditu: um pouco mais de síntese nas palavras e nas imagens e ficamos aqui com um belo boletim meteorológico ;) Gostei bastante do último colocado mas torna-se um pouco longo e faz com que se disperse a atenção.
Mas é um bom trabalho, sem dúvida até porque é acessível a todos.
Em relação ao tempo, por aqui sinceramente, espero que não chova :p
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Manditu, foi um video um pouco longo. Ou não? Alguém neste forum vè a TV Galicia ou a TVE? Para não falar de outras estações de tv internacionais? É no mínimo revoltante verificar como "os eleitos", "os escolhidos", "os inteligentes", enfim, quem decide, não tenha tempo para dar uma informação básica a todos os contribuintes como o estado do tempo. Será que não é importante para todos, desde o agricultor, pescador, alguém que precisa de saber se deve manter portas e janelas bem fechadas ou se pode secar a roupa ao sol? Mas não há dinhero e alguém tem pagar a conta... mas nós pagamos as contas. As nossas e as "deles"! Não percebo nada. Se enviasse esse video e a rtp o colocasse no ar depois do "tele-novela-psico-coelhinho-de-páscoa-jornal", isso sim era serviço público. Mas a elite nunca quis um povo culto, não é? Um muito obrigado.

Flyer considero um elogio a tua observação, fico satisfeito que julgues que o tempo do vídeo é o tempo necessário / útil para explircar / informar toda a informação necessária, tornando o mesmo completo. De facto, não consegui sintetizar a informação na segunda tentativa (vídeo lançado) pelo que sinto que tudo o que informei não foi demais. Apenas julgo que quando alguem tem acesso ao vídeo, antes de iniciar a visualização vêm que tem 9 min de vídeo e podem achar que seja maçador ver algo taõ longo.

Quanto à tua observação aos boletins meteorológicos, sim nos canais generalistas estrangeiros, nomeadamente espanhóis, no boletim meteorológico, são bastante completos na informação fornecida e não é nada que seja maçador ouvi-la.

Seria bom de facto um canal de TV português ver, ter acesso a um dos meus vídeos :D
Afinal de contas, tirando a RTP, os canais portugueses já tiveram apresentadores da meteo não meteorologistas que nem sequer entendiam o que estavam a ler... ;)

quem sabe...
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Manditu, será que me podes dar uma ajuda?
Amanhã(quarta) estou a pensar ir de bike fazer umas subidas à Serra da Estrela e gostava de saber se as previsões de trovoada e aguaceiros e granizo são somente para a tarde(como fiquei com ideia), ou se de manhã também poderá acontecer?
Obrigado

Boas,

Sim de facto a formação das tempestades seja mais propício durante a tarde e a norte desse sistema montanhosa. Mas como disse no vídeo, estas situações são sempre muito difíceis de se saber onde irão se formar especificamente. São fenómenos de pequena escala / localizados e os modelos não conseguem ser muito precisos nesse sentido.

Entretanto se assim for, pelo que me parece a tua deslocação não será muito longa, pelo que, se notares o desenvolvimento de nuvens junto da serra à medida que fores subindo, fica a saber que essas serão de desenvolvimento rápido. A corrente será de Sul ou Su-Sueste (SSE) se vieres que a nebulosidade se forma a norte da serra essas deslocar-se-ão para norte afastando-se da serra.

Take attention ;)
 
  • Gosto
Reactions: baojoao

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Manditu: um pouco mais de síntese nas palavras e nas imagens e ficamos aqui com um belo boletim meteorológico ;) Gostei bastante do último colocado mas torna-se um pouco longo e faz com que se disperse a atenção.
Mas é um bom trabalho, sem dúvida até porque é acessível a todos.
Em relação ao tempo, por aqui sinceramente, espero que não chova :p

Obrigado Jota.
Sim tens razão, eu mesmo já tive essa noção.
Mas isso deve ao facto de como não faço um boletim diário, por questões pessoais, depois quando faço um, debito a informação e para alguns dias, para colmatar o atraso que posso vir a ter em fazer outro.