Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã espera-se alguma actividade pontualmente forte/marginalmente severa em partes do litoral e região sul.

Analise/Discussão


Em altura uma forte cut-off desloca-se para NE e cruza o território durante o dia, em torno desta, uma area de circulação mais intensa nos niveis altos afecta em especial o litoral oeste e o sul durante a tarde.

Á superficie, o fluxo estará do quadrante sul e sueste, com o afastar da cut-off para Espanha, subsidência no quadrante noroeste da circulação deverá criar um gradual aumento da pressão Atmosférica a oeste e noroeste, enviando uma frente de brisa de W/NW.

Durante o dia, o aquecimento diurno, advecção de humidade desde o Golfo de Cadiz e a presença de temperaturas baixas nos niveis medios e altos será suficiente para gerar valores de SBCAPE até 1000-1500J/Kg em alguns locais...praticamente sem capping nenhum, esta acumulação de enrgia será suficiente para que mesmo num ambiente de fraca dinâmica surja convecção pulsante expontanea.

Para a tarde, a entrada da frente de brisa e a intensificação do fluxo nos niveis médios e altos, deverão promover um ambiente de algum suporte dinamico, quer por convergencia á superficie quer pelo aparecimento de algum shear marginal...nestas condições as células terão capacidade para desfrutar de períodos de maturação mais longos, podendo organizar-se em alguns clusters ou segmentos lineares com capacidade de gerar precipitação pontualmente excessiva e granizo.

0VktBjX.png
 
Última edição:


vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Portanto hoje que NENHUM modelo previa instabilidade forte "aviso laranja"...

Amanhã que todos os modelos prevêem instabilidade "aviso amarelo"...

Felizmente em Portugal, e apesar de todas as críticas, o IPMA usando as mesmas ferramentas a que todos por aqui temos acesso, vai fazendo as suas previsões de forma acertada.. e por aqui todos os que gostam de colaborar de forma responsável, vão fazendo também o melhor em termos de serviço público, de forma simples...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
Portanto hoje que NENHUM modelo previa instabilidade forte "aviso laranja"...

Amanhã que todos os modelos prevêem instabilidade "aviso amarelo"...

Felizmente em Portugal, e apesar de todas as críticas, o IPMA usando as mesmas ferramentas a que todos por aqui temos acesso, vai fazendo as suas previsões de forma acertada.. e por aqui todos os que gostam de colaborar de forma responsável, vão fazendo também o melhor em termos de serviço público, de forma simples...

Pelos vistos o IPMA também anda no mundo da fantasia...
"
Períodos de céu muito nublado, sendo por nuvens altas
até ao início da manhã.
Períodos de chuva ou aguaceiros na região Sul a partir do meio
da manhã, estendendo-se gradualmente às restantes regiões, que
poderão ser por vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste,
tornando-se gradualmente do quadrante sul, e soprando moderado a
forte (25 a 40 km/h), por vezes com rajadas até 60 km/h, no
Algarve e nas terras altas até meio da tarde.
Pequena subida da temperatura mínima.

Não estou de modo algum a criticar o IPMA, apenas a fazer um reparo. Acho que todos nós sabemos da imprevisibilidade destas situações. Ontem havia hipóteses de algo já para esta tarde e hoje em cima do acontecimento "esfumou-se" tudo.
 
  • Gosto
Reactions: vitoreis e invent

Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,584
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
Discordo, os modelos para hoje não davam muita instabilidade e a vir não seriam aguaceiros fortes, granizo ou trovoada, é mais um flop do Stormy e do ipma.
Depois querem que as pessoas tomem atenção aos avisos quando falham várias vezes, eu até compreendo que nalgumas situações é difícil prever as condições meteorológicas, agora errar sistematicamente não entendo
 

Ricardo Martins

Cumulus
Registo
31 Mai 2012
Mensagens
141
Local
Magoito - Sintra
É de lamentar todas estas situações...
Já disse e volto a dizer, estas situações só trazem mau estar para o fórum. Não se esqueçam, neste mesmo momento temos, só e apenas 27 visitantes a consultar este tópico
 
  • Gosto
Reactions: Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Bom, penso que será altura de parar...

Para rematar, e mudar urgentemente o rumo que isto está a levar:

1) Modelos meteorológicos são irrealistas, têm erros, é assim a sua natureza. Uns são mais imperfeitos que outros, uns são mais regulares nos erros que cometem, etc.. Acho que todos o sabemos. Um bom previsor meteorológico distingue-se por saber compreender que os modelos não são a realidade, mas são sim uma previsão com erro, e saber conhecer os erros repetidos de cada modelo em cada região. Desta forma pode pela sua própria cabeça "corrigi-los", para assim fazer uma boa previsão a partir dos outputs dos mesmos... O mesmo se aplica a previsões humanas (sejam elas baseadas no que for)...

2) Vamos lá de uma vez por todas distinguir as coisas, que esta história das previsões do Stormy e as comparações com o IPMA cansam. IPMA é uma entidade oficial, o Stormy, ou qualquer outro user do fórum não! Desde que respeite as regras básicas do fórum, cada user pode fazer as previsões que quiser. Se o Stormy se dá ao trabalho de gastar tempo da sua vida a fazer previsões tão elaboradas, isso é com ele. Não sendo oficial, não tem responsabilidades civis, pode dizer o que quiser, como qualquer outro de nós pode. Portanto, pelo outro lado, qualquer um de nós pode tirar as conclusões e interpretações que quiser de uma previsão pessoal, achá-las úteis ou patéticas, e utilizá-las (ou não) como quiser, e isto seja de quem for a previsão.


E que fique por aqui a discussão neste tópico, há o Seguimento Livre, e outros onde se pode continuar. E podem sempre enviar e-mails ao IPMA se estiverem desagradados. Não somos secretários do IPMA para lhes transmitir as queixas (com ou sem fundamento).

Obrigado
 

jorge1990

Cumulus
Registo
26 Nov 2010
Mensagens
320
Local
Lamego
Vá la pessoal. Não critiquem, continuem a seguir o tópico de acordo com as regras. Se chove torrencialmente num dado local e não há avisos há criticas, se não chove e há avisos há criticas. A meteorologia tem destas coisas, por vezes surpreende-nos quando menos esperamos, outra vezes não. O que interessa é que acompanhemos as condições meteorológicas com calma e serenidade. :thumbsup:.;)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
Vamos lá ter calma afinal de contas o GFS por exemplo ainda mete CAPE e Li jeitosos durante a madrugada em toda a costa portuguesa e que eu saiba o Stormy emitiu os seus avisos até às 6h da manhã. E para além disso se virem o Satélite estão estruturas interessantes a sudoeste de Portugal.

Ainda acontece como no outro dia no Alentejo, que o Stormy tinha previsto trovoadas com inicio à tarde e depois acabou só por ocorrer à noite, mas já estava a ser condenado. Esta perseguição deveria ter um limite, o Stormy é um dos poucos membros que faz previsão acho que sem ele este tópico não era a mesma coisa.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Vamos lá ter calma afinal de contas o GFS por exemplo ainda mete CAPE e Li jeitosos durante a madrugada em toda a costa portuguesa e que eu saiba o Stormy emitiu os seus avisos até às 6h da manhã. E para além disso se virem o Satélite estão estruturas interessantes a sudoeste de Portugal.

Ainda acontece como no outro dia no Alentejo, que o Stormy tinha previsto trovoadas com inicio à tarde e depois acabou só por ocorrer à noite, mas já estava a ser condenado. Esta perseguição deveria ter um limite, o Stormy é um dos poucos membros que faz previsão acho que sem ele este tópico não era a mesma coisa.
Estão assim previstas condições que favorecem a génese de supercelulas, com risco de granizo severo ou muito severo, rajadas severas, precipitação excessiva e não se pode excluir algum tornado.

Não tenho nada contra as previsões do Stormy , muito pelo contrário, apenas acho que devia ter um pouco mais de cuidado com os exageros que comete ( e são esses mesmo exageros que depois levam à critica seja ela fundamentada ou não ) é óbvio que são previsões, não certezas ( O IPMA farta-se de errar também e eles são profissionais ) mas um pouco mais de contenção nos termos utilizados e as previsões/análises do Stormy ficavam a ganhar na minha opinião.

Não quero com isto dizer que muitas das vezes, e em situações particulares, não haja condições para fenómenos extremos e que devem ser mencionadas nas análises/previsões, agora quando se cai facilmente no exagero começa-se a perder credibilidade, o que é pena.
 
Última edição: