Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
existe muita poeira do deserto do saara, concentrações são grandes, a convecção não se dá muito bem com a poeira, poderá ser disso o problema da convecção hoje.

SyFN0Ww.png
 


Davidmpb

Super Célula
Registo
7 Jul 2014
Mensagens
5,607
Local
Portalegre( 600m)/ Fundão
O que eu acho é que as previsões do Stormy quase sempre pecam por excesso, acho que ele deveria ter mais cuidado nas suas previsões, assim como por vezes o ipma exagera.
A previsão dele não é oficial, mas este forúm recebe muitas visitas e as pessoas vêm a previsão dele.
Critico quando acho que o devo fazer, acho que as pessoas devem aceitar as criticas como forma de melhorar.
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

aqpcb

Cumulus
Registo
4 Jan 2010
Mensagens
113
Local
Quinta do Anjo, Palmela, Setubal
Boa tardes

E desculpem esta mensagem pois esta fora do sitio

Acho que alguns estão a ser um pouco injusto para o Stormy pois umas vezes acerta e outras não coisa que acho perfeitamente normal, e a meu ver ele tem acertado mais vezes do que errado é certo com alguns entusiasmos a mais, mas quem aqui não queria que isso acontecesse.... e por outro lado quem critica é porque fica um pouco triste com as previsões dele não se concretizarem
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e Paelagius

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Prever tornados por dá cá aquela nuvem é exagerado e é por aí que o colega Stormy peca. Mas aceito que faça as previsoes pelo que lê nos modelos e lhe meta uma pitada mais teatral tambem. :lol:
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Davidmpb

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Correu muito mal, ontem referi que poderiam haver condicionantes á previsão, o que eu não estava á espera era que os modelos de mesoescala em 24 mudassem tão drasticamente, houve um erro colossal na averiguação da nebulosidade e da temperatura á superficie na região do Vale do Tejo, ontem os modelos colocavam em uníssono 25 a 28ºC de Tmax, com nebulosidade alta não muito significativa...só o GFS colocava mais nebulosidade, no entanto com máximas em torno aos 24-26ºC.

Tambem a advecção de ar saariano foi muito subestimada, basta comparar a sondagem verificada com a sondagem modelada para lisboa ás 12z, na realidade observou-se uma camada de inversão 1000m mais espessa com até +2 a 4ºC aos 750hpa do que o previsto..

No global foi suficiente para destruir qualquer possibilidade da actividade convectiva conseguir aproveitar a energia concentrada nos níveis baixos...coisa que se tivesse acontecido teria dado origem a células muito activas.

Vamos ver se agora de noite acontece alguma coisa...era suposto rebentar uma 2a linha ( depois de supostamente rebentar qqer coisa no vale do Sado-Tejo de tarde) mais para o litoral centro...e está uma celula em Evora...
Pode ser que haja qualquer coisa entre o Alto Alentejo e o Centro durante as proximas horas..a leste do previsto..

Quanto ao dia de amanhã, haverá actividade garantidamente, mas as condições dinâmicas não são tão favoráveis, por exemplo, o shear e os gradientes termicos verticais serão bastante mais fracos, pelo que as células não terão capacidade de gerar condições especialmente severas.
 
Última edição:

Candy

Cumulonimbus
Registo
19 Jan 2013
Mensagens
2,478
Local
Peniche - Cabo Carvoeiro
Peço desculpa pelo Off-topic, porque é o que isto é!...

Cada vez que se tecem criticas ao stormy, isto mais parece um chat do que outra coisa!
Eu não tenho conhecimentos para fazer previsões, mas gosto de consultar este tópico para ver as opiniões de quem percebe da coisa.
Se o stormy acerta, é grande!... se se entusiasma demais enchem-se páginas numa discussão que parece não querer acabar!... arghhhhhh... o mesmo quando o ipma erra, embora nesse caso a conversa não se prolongue tanto.

Desculpem o desabafo, mas como alguém disse, o tópico está com poucos visitantes...
Não me admiro!

Obrigada a todos os que, com o seu saber, contribuem neste tópico!
 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,162
Local
Belas
Acho que o dia de hoje foi uma surpresa para todos e inclusivé o IPMA, temperatura máxima muito abaixo à prevista, precipitação também variou bastante mas com este tipo de depressões é dificil prever exatamente o local da precipitação, e Lisboa ficou mesmo rés vés às linhas de instabilidade. Enfim, acontece. Neste momento a célula do Alentejo parece ir a bombar, e uma nova linha de instabilidade parece chegar vinda de sudoeste direta a Lisboa...

Para o futuro, a situação das depressões continua, o anticiclone parece que tem medo de Portugal e vamos ter vários núcleos de baixa pressão a atravessar ou circundar Portugal, vindos principalmente de oeste ou este.
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
nem tudo e mau:lol:, já se vão formando células, é só acompanhar. entretanto a concentração de poeira vai diminuindo ao longo da madrugada. ~

Hx9v9hk.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bom parece que a 2a parte da previsão, para a noite e madrugada de amanhã, não está a correr assim tão mal, embora as células estejam a surgir a leste daquilo que se antevia pela maioria dos modelos.

A minha ideia inicial seria que teriamos convecção de noite a surgir no litoral centro e depois a avançar para norte, com algumas linhas secundarias mais para o interior, e verifica-se que há uma linha/complexo principal que está a ir de SSE para NNW desde partes do Alentejo até á região centro, algo a leste do que eu estava a ponderar.

A minha insistência no nivel laranja para partes do centro tinha que ver com o facto de que havendo um round durante a tarde ( que não se verificou) e outro á noite, se justificava a premissa de " Fenómenos severos por vezes concentrados", dado que ambos os rounds afectariam a mesma área.

Estes eventos são bastante complexos e fascinantes, e é sempre um risco fazer previsões tão precisas quanto aquelas que eu tento fazer...hoje correu pior, para a próxima corre melhor.
 

Nuno_1010

Cumulus
Registo
22 Dez 2009
Mensagens
239
Local
Atouguia da baleia-Peniche
Bom parece que a 2a parte da previsão, para a noite e madrugada de amanhã, não está a correr assim tão mal, embora as células estejam a surgir a leste daquilo que se antevia pela maioria dos modelos.

A minha ideia inicial seria que teriamos convecção de noite a surgir no litoral centro e depois a avançar para norte, com algumas linhas secundarias mais para o interior, e verifica-se que há uma linha/complexo principal que está a ir de SSE para NNW desde partes do Alentejo até á região centro, algo a leste do que eu estava a ponderar.

A minha insistência no nivel laranja para partes do centro tinha que ver com o facto de que havendo um round durante a tarde ( que não se verificou) e outro á noite, se justificava a premissa de " Fenómenos severos por vezes concentrados", dado que ambos os rounds afectariam a mesma área.

Estes eventos são bastante complexos e fascinantes, e é sempre um risco fazer previsões tão precisas quanto aquelas que eu tento fazer...hoje correu pior, para a próxima corre melhor.
Parece que vai bater em cheio em Peniche
 
  • Gosto
Reactions: Candy