Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
Futurologia #medo

Na minha opinião acho que nem vale a pena estar a postar saídas a 384h, a probabilidade de isto acontecer é muitíssimo baixa, mais vale ser postado no tópico das saídas de sonho. ;)
 
Última edição:


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Tenho esperança no Maio, que pelo menos traga alguma chuva. Só peço que seja um mês normal...

Eu tenho esperança no Abril que nem a meio do mês chegou, penso que ainda é um pouco cedo para lhe fazer já o "funeral meteorológico" :D , eventualmente até poderá ser seco ou abaixo da média em algumas regiões, mas ainda falta bastante para o fim do mês para se estar já a falar nas hipotéticas chuvas de Maio, quase que descartando ou desvalorizando o que ainda poderá chover em Abril...é esperar para ver, no fim aí sim faz-se um balanço do mês.
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: Thomar

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,487
Local
Alcochete/Lisboa
Ensemble da precipitação para Lisboa:

Mxeo0tB.gif


Se já isto de olhar para um ensemble é pura "futurologia", quanto mais palpites para um mês. Não é muito sério...
E porque esse tipo de argumentação é mais adequada para o tópico do Seguimento Livre, voltemos não aos palpites pessoais, mas sim a dados de modelos, já por si bem falíveis...

De qualquer forma, a tendência no futuro próximo é não haver grande (ou nenhuma) actividade frontal, a que dá precipitação mais generosa, em especial no Norte nesta época. Pelo contrário, o padrão mantém-se bastante propício à continuação de ocorrência de cut-off's nas nossas imediações, portanto com perspectivas de alguns períodos instáveis, como o actual, que já sabemos, pode ser generoso apenas localmente... Aliás, o ensemble assim o mostra, pois a média vai tendo sempre alguma precipitação, resultante do conjunto de membros sem precipitação e de outros com valores moderados.

Também as cartas dos principais modelos continuam a mostrar a tendência deste padrão:



FysVB3J.png


w7XPnlh.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã poderá ocorrer alguma actividade pontualmente forte/severa na região Sul.

Analise/Discussão


Uma cut-off com ar frio até -22ºC aos 500hpa deverá estacionar sobre o vale do Guadalquivir, com um lobo de vorticidade a orbitar a faixa leste da circulação junto do vale do Guadiana.
A leste do eixo de vorticidade, um fort mid/upper jet deverá estar presente sobre o sul de PT continental com fluxo aos 300hpa superior a 100km.h do quadrante N/NE.
Espera-se alguma subsidência dinâmica devido á convergência em altura que entrará de oeste a partir da tarde.

Nos níveis médios e baixos, ar quente de retorno deverá vir do sudoeste de Espanha, e num contexto de céu com pouca nebulosidade e subsidência, este ar deverá ser fortemente aquecido durante a tarde, originando valores de SBCAPE até 600-1200J/Kg.

Durante a tarde, forte convergência está prevista ao longo da brisa de NW no litoral sudoeste, e da brisa de S no Algarve...esta convergência em conjunto com o SBCAPE moderado e CIN fraco deverá ser suficiente para gerar algumas células, ou uma linha de training entre o Alentejo e o Algarve.

As células que conseguirem updrafts mais profundos deverão beneficiar de speed shear moderado com 15-25m/s aos 6km e DLS até 40-50kts...junto das frentes de brisa haverá shear rotacional e horizontal suficiente para que surjam estruturas supercelulares, no entanto, na sua maioria a convecção deverá organizar-se em segmentos lineares ou clusters multicelulares dado o fraco fluxo nos níveis abaixo dos 600hpa.

Os perfis termodinâmicos são favoráveis á ocorrência de algum granizo, precipitação excessiva e eventualmente algumas rajadas marginalmente severas, por este motivo coloco um nível amarelo.
Há hipóteses de que surja actividade mais concentrada junto á frente de brisa e a uma área de convergência mais activa próxima da serra Algarvia, no entanto os modelos dão pouco feedback e a confiança num nível laranja é para já limitada..


vKFTaww.png
 

Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
Olhando para vários modelos (wrf,gfs,aladin.arome,ecmwf,hirlam) hoje no continente a haver qualquer coisa será só no extremo sudeste do país, e parece pouco significativo. Aquele eixo habitual no sudoeste de Espanha é que as deve ter mais interessantes.

u8sEFT3.png




No Domingo e 2ªfeira à tarde pode haver alguma trovoada fraca pontual no interior norte.


Nos Açores passa hoje uma frente, no tópico das Ilhas acompanham melhor a situação:
http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-abril-2015.8202/page-7#post-483823


wpHHFdM.gif



Entretanto nestes próximos dias isola-se mais uma cut-off a sudoeste e a partir de terça/quarta repete-se o cenário dos últimos dias.
Estava com esperança que não mergulhasse tanto para sul a ver se o norte desta vez tem mais sorte, mas não parece.

Ensemble do GFS:

49VC9nb.png
 
Última edição:

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
A depressão de quarta tem um nucleo mais frio que a anterior... mas não encontrará pela frente o calor acumulado desta.

É provisório mas parece que um grupo importante de trovoadas subirá pelo guadiana acima.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas..

Para amanhã e madrugada de 4a espera-se um novo evento convectivo que poderá ser significativo em especial em partes do litoral centro e sudoeste, convém no entanto referir que a previsão tem uma margem de erro superior ao normal devido ao posicionamento tangencial dos elementos sinópticos.

Analise/Discussão


Em altura uma forte perturbação move-se rapidamente para nordeste e torna-se semi estacionária junto ao litoral SW, um maximo de vorticidade avança para norte durante a tarde, seguindo-se outro durante a noite, forçamento dinâmico abundante assim como um arrefecimento significativo dos niveis médios e altos é esperado.

Nos níveis médios, uma espessa capping layer saariana deverá estar presente até ao inicio/meio da tarde, impedindo a convecção e também a génese de uma camada nebulosa demasiado espessa, pelo que se espera um forte aquecimento diurno e evapotranspiração....as observações de superficie de hoje ás 10z e as sondagens das 00z revelam já uma forte capping a avançar desde sueste, com estabilização dos níveis baixos, e uma acumulação significativa de humidade á sfc ( Dew até 10ºC acima do modelado).

Amanhã espera-se que este cenário se repita durante a manhã, proporcionando uma acumulação de energia á superficie, que se manifestará sob a forma de SBCAPE até 1000-2000J/Kg á medida que a perturbação se aproxima e o arrefecimento em altura se produz.


Para o meio/fim da tarde o forçamento dinâmico deverá rapidamente erodir a capping layer do litoral para o interior, com CIN a anular-se em especial no Ribatejo, establecendo-se condições para convecção de base á superficie.

O fluxo moderado (Low Level Jet) de sueste deverá manter uma advecção de ar quente e húmido que se concentrará junto ao litoral centro e sudoeste, onde se vai gerar uma baixa de mesoescala, a convergencia junto á baixa será depois incrementada com a entrarada uma frente de brisa de SW.

Em altura, um forte jet deverá aproxima-se de sul, com até 100km.h aos 300hpa...nestas condições, DLS ( 1-8km shear) até 40kts com 25m/s de 0-6km shear, com caracter rotacional, deverá afectar grande parte dos 2/3 sul do território.
A storm motion de componente sul deverá acentuar a rotação nos níveis baixos, já que o ângulo de ataque do updraft será superior a 45º

Estão assim previstas condições que favorecem a génese de supercelulas, com risco de granizo severo ou muito severo, rajadas severas, precipitação excessiva e não se pode excluir algum tornado.

Durante a noite, parte do ar energético que se formou durante a tarde deverá misturar-se na vertical, o que se traduzirá em valores de MUCAPE de até 500-1000J/Kg, este ar instavel será transportado para norte, alimentando convecção de base alta que continuará a beneficiar de condições dinâmicas favoráveis á sua organização..continuando assim a haver algum risco de granizo/precip/rajadas entre o litoral centro e o extremo noroeste.

Apesar da inconsistência em alguns modelos, e do grau de dificuldade da previsão devido á posição limite dos elementos sinópticos, coloco para já um nivel laranja, é no entanto possível que haja um downgrade para amarelo caso continue a haver pouco feedback por parte do GFS/ECMWF e a analise ao dia hoje demonstre uma alteração para pior das condições modeladas.


aZtgQNw.png

 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Invasão importante de poeiras do Sahara hoje, vai durar até 4ªfeira de manhã. Sexta feira voltará às regiões do interior norte e centro mas em menor concentração.
O0n3Y6R.png

uFLGnv6.png


Concentrações superiores a 50 microgramas por metro cúbico.
Mais cartas de previsão em http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
 
Última edição:

StormRic

Furacão
Registo
23 Jun 2014
Mensagens
23,036
Local
Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
Anomalia das temperaturas oceânicas superficiais na última semana. Quase normal à volta da península Ibérica mas ainda com resíduo de anomalia negativa na costa oeste.
Atenuação da anomalia positiva a sudoeste dos Açores e lento consolidar de um corredor positivo desde o Golfo do México às Ilhas Britânicas. A forte anomalia positiva que permaneceu vários meses nas costa nordeste americana desaparece rapidamente e parece vir a ser substituída por uma anomalia negativa, extensão da que tem vigorado na zona central do norte do Atlântico. A continuação das alterações com este sentido vai trazer, como já se começou a sentir, uma mudança do padrão para os territórios portugueses, continental e insulares. Esperemos que ainda vá a tempo de atenuar a seca que no fim de Março já era classificada pelo IPMA, para todo o território continental, de fraca a severa, isto é, já não havia região alguma com classificação normal, o outono muito chuvoso já vai distante e incapaz de aguentar quatro meses secos consecutivos que normalmente são os mais chuvosos. Houve nesta primeira metade de Abril notáveis progressos nesta atenuação em algumas regiões do sul, mas um agravamento da seca no norte, especialmente no interior.
4KNRU9u.gif


z0bBsZ8.jpg
 
Última edição:

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,114
Local
Belas
Pelo GFS parece que até ao final de Abril é depressão atrás de depressão, nem se vê uma ponto do AA, parece que a anomalia e alteração brusca das temperaturas do mar mudaram tudo. Parece que chuva não vai faltar, depressões quase tudo a vir do quadrante oeste, os Açores não se vão queixar de falta de chuva...
 

supercell

Nimbostratus
Registo
3 Mai 2012
Mensagens
1,242
Local
Aveiro
Bom dia :)

Pelo que vejo na situação do GFS, a probabilidade de trovoada no litoral norte como comentam?
Já espero um dia bom para fotografar ;)

É um pouco aleatório, mas penso que para a noite e manhã virá a melhor parte com a entrada de células de sudoeste a começar em Lisboa e progressivamente a caminhar para Norte.