Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Abril 2015

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Fernando Costa 31 Mar 2015 às 14:51.

  1. MSantos

    MSantos
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    3 Out 2007
    Mensagens:
    9,592
    Local:
    Azambuja / Mte. Barca (Coruche)
    Na minha opinião acho que nem vale a pena estar a postar saídas a 384h, a probabilidade de isto acontecer é muitíssimo baixa, mais vale ser postado no tópico das saídas de sonho. ;)
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #91 MSantos, 10 Abr 2015 às 12:26
    Última edição: 10 Abr 2015 às 13:09
  2. Fernando Costa

    Fernando Costa
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    2 Ago 2014
    Mensagens:
    197
    Local:
    Alfena - Valongo (Porto)
    Tenho esperança no Maio, que pelo menos traga alguma chuva. Só peço que seja um mês normal...
     
  3. Snifa

    Snifa
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    16 Abr 2008
    Mensagens:
    10,161
    Local:
    Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
    Eu tenho esperança no Abril que nem a meio do mês chegou, penso que ainda é um pouco cedo para lhe fazer já o "funeral meteorológico" :D , eventualmente até poderá ser seco ou abaixo da média em algumas regiões, mas ainda falta bastante para o fim do mês para se estar já a falar nas hipotéticas chuvas de Maio, quase que descartando ou desvalorizando o que ainda poderá chover em Abril...é esperar para ver, no fim aí sim faz-se um balanço do mês.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #93 Snifa, 10 Abr 2015 às 13:07
    Última edição: 10 Abr 2015 às 13:18
    Thomar gostou disto.
  4. rozzo

    rozzo
    Expand Collapse
    Staff

    Registo:
    11 Dez 2006
    Mensagens:
    2,457
    Local:
    Montijo/Lisboa
    Ensemble da precipitação para Lisboa:

    [​IMG]

    Se já isto de olhar para um ensemble é pura "futurologia", quanto mais palpites para um mês. Não é muito sério...
    E porque esse tipo de argumentação é mais adequada para o tópico do Seguimento Livre, voltemos não aos palpites pessoais, mas sim a dados de modelos, já por si bem falíveis...

    De qualquer forma, a tendência no futuro próximo é não haver grande (ou nenhuma) actividade frontal, a que dá precipitação mais generosa, em especial no Norte nesta época. Pelo contrário, o padrão mantém-se bastante propício à continuação de ocorrência de cut-off's nas nossas imediações, portanto com perspectivas de alguns períodos instáveis, como o actual, que já sabemos, pode ser generoso apenas localmente... Aliás, o ensemble assim o mostra, pois a média vai tendo sempre alguma precipitação, resultante do conjunto de membros sem precipitação e de outros com valores moderados.

    Também as cartas dos principais modelos continuam a mostrar a tendência deste padrão:



    [​IMG]

    [​IMG]
     
  5. Zapiao

    Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    20 Set 2006
    Mensagens:
    882
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Alguém viu por onde anda a depressão de 4 feira?
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  6. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas..

    Para amanhã poderá ocorrer alguma actividade pontualmente forte/severa na região Sul.

    Analise/Discussão


    Uma cut-off com ar frio até -22ºC aos 500hpa deverá estacionar sobre o vale do Guadalquivir, com um lobo de vorticidade a orbitar a faixa leste da circulação junto do vale do Guadiana.
    A leste do eixo de vorticidade, um fort mid/upper jet deverá estar presente sobre o sul de PT continental com fluxo aos 300hpa superior a 100km.h do quadrante N/NE.
    Espera-se alguma subsidência dinâmica devido á convergência em altura que entrará de oeste a partir da tarde.

    Nos níveis médios e baixos, ar quente de retorno deverá vir do sudoeste de Espanha, e num contexto de céu com pouca nebulosidade e subsidência, este ar deverá ser fortemente aquecido durante a tarde, originando valores de SBCAPE até 600-1200J/Kg.

    Durante a tarde, forte convergência está prevista ao longo da brisa de NW no litoral sudoeste, e da brisa de S no Algarve...esta convergência em conjunto com o SBCAPE moderado e CIN fraco deverá ser suficiente para gerar algumas células, ou uma linha de training entre o Alentejo e o Algarve.

    As células que conseguirem updrafts mais profundos deverão beneficiar de speed shear moderado com 15-25m/s aos 6km e DLS até 40-50kts...junto das frentes de brisa haverá shear rotacional e horizontal suficiente para que surjam estruturas supercelulares, no entanto, na sua maioria a convecção deverá organizar-se em segmentos lineares ou clusters multicelulares dado o fraco fluxo nos níveis abaixo dos 600hpa.

    Os perfis termodinâmicos são favoráveis á ocorrência de algum granizo, precipitação excessiva e eventualmente algumas rajadas marginalmente severas, por este motivo coloco um nível amarelo.
    Há hipóteses de que surja actividade mais concentrada junto á frente de brisa e a uma área de convergência mais activa próxima da serra Algarvia, no entanto os modelos dão pouco feedback e a confiança num nível laranja é para já limitada..


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  7. Vince

    Vince
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jan 2007
    Mensagens:
    10,624
    Local:
    Braga
    Olhando para vários modelos (wrf,gfs,aladin.arome,ecmwf,hirlam) hoje no continente a haver qualquer coisa será só no extremo sudeste do país, e parece pouco significativo. Aquele eixo habitual no sudoeste de Espanha é que as deve ter mais interessantes.

    [​IMG]



    No Domingo e 2ªfeira à tarde pode haver alguma trovoada fraca pontual no interior norte.


    Nos Açores passa hoje uma frente, no tópico das Ilhas acompanham melhor a situação:
    http://www.meteopt.com/forum/topico/seguimento-acores-e-madeira-abril-2015.8202/page-7#post-483823


    [​IMG]


    Entretanto nestes próximos dias isola-se mais uma cut-off a sudoeste e a partir de terça/quarta repete-se o cenário dos últimos dias.
    Estava com esperança que não mergulhasse tanto para sul a ver se o norte desta vez tem mais sorte, mas não parece.

    Ensemble do GFS:

    [​IMG]
     
    #97 Vince, 11 Abr 2015 às 10:00
    Última edição: 11 Abr 2015 às 15:51
  8. Agreste

    Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    29 Out 2007
    Mensagens:
    9,989
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    A depressão de quarta tem um nucleo mais frio que a anterior... mas não encontrará pela frente o calor acumulado desta.

    É provisório mas parece que um grupo importante de trovoadas subirá pelo guadiana acima.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  9. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas..

    Para amanhã e madrugada de 4a espera-se um novo evento convectivo que poderá ser significativo em especial em partes do litoral centro e sudoeste, convém no entanto referir que a previsão tem uma margem de erro superior ao normal devido ao posicionamento tangencial dos elementos sinópticos.

    Analise/Discussão


    Em altura uma forte perturbação move-se rapidamente para nordeste e torna-se semi estacionária junto ao litoral SW, um maximo de vorticidade avança para norte durante a tarde, seguindo-se outro durante a noite, forçamento dinâmico abundante assim como um arrefecimento significativo dos niveis médios e altos é esperado.

    Nos níveis médios, uma espessa capping layer saariana deverá estar presente até ao inicio/meio da tarde, impedindo a convecção e também a génese de uma camada nebulosa demasiado espessa, pelo que se espera um forte aquecimento diurno e evapotranspiração....as observações de superficie de hoje ás 10z e as sondagens das 00z revelam já uma forte capping a avançar desde sueste, com estabilização dos níveis baixos, e uma acumulação significativa de humidade á sfc ( Dew até 10ºC acima do modelado).

    Amanhã espera-se que este cenário se repita durante a manhã, proporcionando uma acumulação de energia á superficie, que se manifestará sob a forma de SBCAPE até 1000-2000J/Kg á medida que a perturbação se aproxima e o arrefecimento em altura se produz.


    Para o meio/fim da tarde o forçamento dinâmico deverá rapidamente erodir a capping layer do litoral para o interior, com CIN a anular-se em especial no Ribatejo, establecendo-se condições para convecção de base á superficie.

    O fluxo moderado (Low Level Jet) de sueste deverá manter uma advecção de ar quente e húmido que se concentrará junto ao litoral centro e sudoeste, onde se vai gerar uma baixa de mesoescala, a convergencia junto á baixa será depois incrementada com a entrarada uma frente de brisa de SW.

    Em altura, um forte jet deverá aproxima-se de sul, com até 100km.h aos 300hpa...nestas condições, DLS ( 1-8km shear) até 40kts com 25m/s de 0-6km shear, com caracter rotacional, deverá afectar grande parte dos 2/3 sul do território.
    A storm motion de componente sul deverá acentuar a rotação nos níveis baixos, já que o ângulo de ataque do updraft será superior a 45º

    Estão assim previstas condições que favorecem a génese de supercelulas, com risco de granizo severo ou muito severo, rajadas severas, precipitação excessiva e não se pode excluir algum tornado.

    Durante a noite, parte do ar energético que se formou durante a tarde deverá misturar-se na vertical, o que se traduzirá em valores de MUCAPE de até 500-1000J/Kg, este ar instavel será transportado para norte, alimentando convecção de base alta que continuará a beneficiar de condições dinâmicas favoráveis á sua organização..continuando assim a haver algum risco de granizo/precip/rajadas entre o litoral centro e o extremo noroeste.

    Apesar da inconsistência em alguns modelos, e do grau de dificuldade da previsão devido á posição limite dos elementos sinópticos, coloco para já um nivel laranja, é no entanto possível que haja um downgrade para amarelo caso continue a haver pouco feedback por parte do GFS/ECMWF e a analise ao dia hoje demonstre uma alteração para pior das condições modeladas.


    [​IMG]
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    #99 stormy, 13 Abr 2015 às 11:26
    Última edição: 13 Abr 2015 às 13:21
  10. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    14,019
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Invasão importante de poeiras do Sahara hoje, vai durar até 4ªfeira de manhã. Sexta feira voltará às regiões do interior norte e centro mas em menor concentração.
    [​IMG]
    [​IMG]

    Concentrações superiores a 50 microgramas por metro cúbico.
    Mais cartas de previsão em http://forecast.uoa.gr/LINKS/DUST/dust.php?field=zoomdconc&lan=en
     
    #100 StormRic, 13 Abr 2015 às 11:37
    Última edição: 13 Abr 2015 às 12:52
  11. StormRic

    StormRic
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    23 Jun 2014
    Mensagens:
    14,019
    Local:
    Póvoa de S.Iria (alt. 140m)
    Anomalia das temperaturas oceânicas superficiais na última semana. Quase normal à volta da península Ibérica mas ainda com resíduo de anomalia negativa na costa oeste.
    Atenuação da anomalia positiva a sudoeste dos Açores e lento consolidar de um corredor positivo desde o Golfo do México às Ilhas Britânicas. A forte anomalia positiva que permaneceu vários meses nas costa nordeste americana desaparece rapidamente e parece vir a ser substituída por uma anomalia negativa, extensão da que tem vigorado na zona central do norte do Atlântico. A continuação das alterações com este sentido vai trazer, como já se começou a sentir, uma mudança do padrão para os territórios portugueses, continental e insulares. Esperemos que ainda vá a tempo de atenuar a seca que no fim de Março já era classificada pelo IPMA, para todo o território continental, de fraca a severa, isto é, já não havia região alguma com classificação normal, o outono muito chuvoso já vai distante e incapaz de aguentar quatro meses secos consecutivos que normalmente são os mais chuvosos. Houve nesta primeira metade de Abril notáveis progressos nesta atenuação em algumas regiões do sul, mas um agravamento da seca no norte, especialmente no interior.
    [​IMG]

    [​IMG]
     
    #101 StormRic, 13 Abr 2015 às 13:04
    Última edição: 13 Abr 2015 às 13:11
  12. ruka

    ruka
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    17 Set 2009
    Mensagens:
    324
    Local:
    Porto (Boavista)
    [​IMG] Braga , Porto, Aveiro, Vila Real, Viseu e Guarda em aviso amarelo até ás 20h UTC por " Aguaceiros por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada "

    Imagem Radar
     
  13. guisilva5000

    guisilva5000
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    16 Set 2014
    Mensagens:
    5,097
    Local:
    Viena
    Pelo GFS parece que até ao final de Abril é depressão atrás de depressão, nem se vê uma ponto do AA, parece que a anomalia e alteração brusca das temperaturas do mar mudaram tudo. Parece que chuva não vai faltar, depressões quase tudo a vir do quadrante oeste, os Açores não se vão queixar de falta de chuva...
     
    CptRena, Thomar, StormRic e 1 outra pessoa gostaram disto.
  14. andremak7

    andremak7
    Expand Collapse
    Cirrus

    Registo:
    5 Abr 2014
    Mensagens:
    35
    Local:
    Leça do Balio
    Bom dia :)

    Pelo que vejo na situação do GFS, a probabilidade de trovoada no litoral norte como comentam?
    Já espero um dia bom para fotografar ;)
     
  15. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,166
    Local:
    Aveiro
    É um pouco aleatório, mas penso que para a noite e manhã virá a melhor parte com a entrada de células de sudoeste a começar em Lisboa e progressivamente a caminhar para Norte.
     

Partilhar esta Página