Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Pois, o ECMWF parece querer ir atrás do GFS e já coloca o AA bem em cima do UK, com a tal depressão mais longe de nós e perto dos Açores, com uma corrente de E/SE africana bem forte sobre nós a partir de Sábado ou Domingo... Quem diria, quase em Setembro e ele (Verão) a dizer-nos que está bem presente e que este ano será dos mais quentes que há memória... De facto ele não desarma... Estou curioso para saber como será o nosso Outono e Inverno, depois dum Verão destes... :)

De salientar que o anticiclone dos Açores está novamente KO. Nos últimos 12 meses creio que primou pela ausência durante uns 10. Não sei se será alguma tendência ou uma fraqueza ocasional, mas a verdade é que já tivemos El Niño, agora La Niña, já foi Inverno, agora é Verão, já tivemos SST com anomalias posítiva e negativa no Atlântico, já tivemos ondas de frio e de calor pela Europa toda. Mas o nosso amigo AA teima em primar pela sua ausência. E as tendências sazonais, que há uns meses apontavam para um Inverno de NAO+, estão cada vez mais a tender para a repetição do padrão do ano anterior.

Quanto ao calor ele aí vem, a partir do fim de semana, esqueçam os delírios do GFS (44ºC em Lisboa), mas poderemos ter o dia mais quente do ano no próximo Domingo (ECM põe uns mais credíveis, mas igualmente espantosos 41ºC em Lisboa).
Nesse mesmo Domingo eu vou para a Roménia, onde, segundo as últimas saídas do ECM e do GFS, me esperam trovoadas, temperaturas máximas abaixo de 20ºC e mínimas a rondar os 5ºC a partir da próxima Segunda. Vou matar saudades.
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Pelo que estive a ver é quase consensual que no final do dia de quinta-feira e madrugada de sexta haja a possibilidade de alguma precipitação aqui no litoral norte...algo que vou seguindo com alguma curiosidade, embora não seja grande coisa que se espera...

gens-0-2-66.png


nogaps-2-66.png


avnlc_78.gif


avnpr_78.gif
 

zenuno

Cirrus
Registo
24 Ago 2010
Mensagens
10
Local
coimbra
Bom dia,
Antes de mais peço desculpa se estou a intrometer-me num tópico errado, mas sou uma pessoa muito preocupada com o clima , especialmente no verão. Ando sempre em contra corrente porque ao contrário da maioria dos portugueses detesto calor e dou-me muito bem com dias frios e nublados. Deveria emigrar, mas a minha vida profissional e pessoal não permite. Estive a ler alguns posts vossos e estou assustado, não percebo nada de ECW e derivados, mas respeito muito quem percebe dessas coisas. Já alguém consegue prever quando acaba este maldito calor? Aqui em coimbra por estes dias até se tem conseguido sobreviver, mas já sinto saudades de uma chuva de jeito e de um cheiro a outono. Será que é como em 2009 que o frio só chegou em novembro?(a 28 de outubro estavam 28 graus de máxima, fixei eu não sei bem porquê...). Obrigado e continuem o bom trabalho.
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Bom dia,
Antes de mais peço desculpa se estou a intrometer-me num tópico errado, mas sou uma pessoa muito preocupada com o clima , especialmente no verão. Ando sempre em contra corrente porque ao contrário da maioria dos portugueses detesto calor e dou-me muito bem com dias frios e nublados. Deveria emigrar, mas a minha vida profissional e pessoal não permite. Estive a ler alguns posts vossos e estou assustado, não percebo nada de ECW e derivados, mas respeito muito quem percebe dessas coisas. Já alguém consegue prever quando acaba este maldito calor? Aqui em coimbra por estes dias até se tem conseguido sobreviver, mas já sinto saudades de uma chuva de jeito e de um cheiro a outono. Será que é como em 2009 que o frio só chegou em novembro?(a 28 de outubro estavam 28 graus de máxima, fixei eu não sei bem porquê...). Obrigado e continuem o bom trabalho.

Este tópico talvez ajude ;)

http://www.meteopt.com/forum/meteorologia-geral/previsao-sazonal-outono-inverno-2010-11-a-4722.html
 

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Ola Zenuno!

Este calor por enquanto não vai acabar,até vai aumentar nos próximos dias. Vai ser um fim-de-semana e inicio de semana muito quente possivelmente com temperaturas das mais quentes do ano. Até Terça será muito calor,a partir dai é esperar para ver... Não dá para concluir se em Setembro vai chegar o frio ou não,ainda falta muito... ;)
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Parece que desta vez é o ECMWF que vai atrás do GFS, ao contrário do que costuma ser normal... Sendo assim, o calor extremo confirma-se a partir de Sábado (talvez mais Domingo e 2ª feira, onde a corrente de E/SE será mais forte), em todo o Portugal continental, litoral incluído... Engraçado o movimento do anticiclone (que como o David diz, não se pode chamar AA pois nunca lá está, mais valia chamar-se anticiclone da Biscaia, tal a posição dele este ano :)), pois contorna a norte a depressão nos Açores e vai-se fixar mesmo a SW e lá mais para 2ª feira em cima do UK, trazendo uns ares de África para nós do mais quente que já se viu este Verão, em princípio (também ajudado pela depressão nos Açores). Enfim, Verão continua, e com extremos...
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Parece que desta vez é o ECMWF que vai atrás do GFS, ao contrário do que costuma ser normal... Sendo assim, o calor extremo confirma-se a partir de Sábado (talvez mais Domingo e 2ª feira, onde a corrente de E/SE será mais forte), em todo o Portugal continental, litoral incluído... Engraçado o movimento do anticiclone (que como o David diz, não se pode chamar AA pois nunca lá está, mais valia chamar-se anticiclone da Biscaia, tal a posição dele este ano :)), pois contorna a norte a depressão nos Açores e vai-se fixar mesmo a SW e lá mais para 2ª feira em cima do UK, trazendo uns ares de África para nós do mais quente que já se viu este Verão, em princípio (também ajudado pela depressão nos Açores). Enfim, Verão continua, e com extremos...

ja tens certezas absolutas?ainda falta 1 semana homem xD
tanto pode ainda vir mais calor como menos
calma...
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
ja tens certezas absolutas?ainda falta 1 semana homem xD
tanto pode ainda vir mais calor como menos
calma...

Para Sábado e Domingo já não falta uma semana... E já é mais que um modelo a entrar em sintonia com outro... Com mais ou menos extremos, calor é praticamente garantido, claro que esperemos que não com 41ºC em Lisboa... Mais calor do que aquele que está modelado neste momento é praticamente impossível... portanto esperemos que venha realmente menos... mas que ele vem vem, julgo não existirem já grandes dúvidas... Para a semana seguinte sim, ainda é cedo para grandes previsões e fiabilidades. Mas a tendência está lá.
 

Fantkboy

Nimbostratus
Registo
9 Abr 2008
Mensagens
543
Local
Arruda dos Vinhos
Mais uma run (gfs) Mais do mesmo!

Não desvalorizando outros,
espero ansiosamente uma actualização duma analise mais aprofundada dos mais exprientes na matéria!

Vince, stormy, davidsf... Onde estão? :D :lmao:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Para Sábado e Domingo já não falta uma semana... E já é mais que um modelo a entrar em sintonia com outro... Com mais ou menos extremos, calor é praticamente garantido, claro que esperemos que não com 41ºC em Lisboa... Mais calor do que aquele que está modelado neste momento é praticamente impossível... portanto esperemos que venha realmente menos... mas que ele vem vem, julgo não existirem já grandes dúvidas... Para a semana seguinte sim, ainda é cedo para grandes previsões e fiabilidades. Mas a tendência está lá.

Mas na última saída do ECMWF, temos como máxima em Lisboa 35ºC

http://meteorologia.pt.msn.com/tenday.aspx?wealocations=wc:POXX0016&q=Lisboa+forecast:tenday

E menos de 40ºC no Alentejo

http://meteorologia.pt.msn.com/tenday.aspx?wealocations=wc:POXX0045&q=Beja+forecast:tenday

A confirmar-se esta saída seria um não-evento, nada que já não tivéssemos tido diversas vezes nos últimos tempos.
Está tudo muito volátil, mas a probabilidade das temperaturas muito acima de 40 previstas no GFS é quase nula. No início de Julho tivemos iso 28, vento de leste e muita proximidade ao solstício e não se atingiram essas temperaturas.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Mais uma saída e mais uma vez valores ASSUSTADORES de temperatura! :sad:

Começo a ficar muitissimo preocupado com o que aí vem para o fim de semana :shocking::(
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,489
Local
Alcochete/Lisboa
Eu estou reticente com ambas as versões.. :rolleyes:

Claro que as saídas do GFS me parecem um exagero, esta última das 18UTC então está a parecer uma loucura total, pior que as antes, com iso's loucas aos 850hPa..

Mas também admito que estou um pouco de pé atrás com as saídas tão suaves do ECMWF.. Parecem-me talvez mesmo demasiado frias para a sinóptica em questão.

E não sei se podemos desprezar assim tanto o valor (ainda que bastante exagerado) das saídas do GFS.
Já quando estava em testes esta nova versão, no primeiro episódio importante de calor, em que Lisboa superou os 40º, o modelo andava a ameaçar valores na ordem dos 45º. Claro que foi por cima, mas vendo bem, ele não esteve assim tão longe.. Lembremo-nos dos 43º (penso eu?) de Coruche. E nas vésperas tenho quase a certeza que aqui não se deu muito valor, eram "desvairios do GFS à distância e tal" e se subestimou a entrada (e não só aqui pelo fórum, que bem me lembro do falhanço das previsões do IM!), e se ficou em tom de "surpresa" com os valores atingidos nesses dias!

Ora agora a andar nos 46/47º.. Claro que será exagero, e bastante elevado, afinal não estamos no pico do Verão já.. Mas será normal uma disparidade tão absurda para o ECMWF...? A mim parece-me que ainda assim alguma coisa quererá dizer..
Volto a referir a diferença nos meteogramas entre a versão antiga e a nova do GFS, que suaviza menos no litoral, e que aparentemente, pelo que tenho visto, exagera mais em máximas. Sim, valores de 46/47º são disparate. Tal como os 45º previstos em Junho o foram. Temos que saber claro lidar com isso. Agora apenas tentar filtrar o nível de disparate. Naquele em Julho.. O disparate.. Foram 2/3º a mais que a realidade.. Não assim tanto.. O mistério é saber qual será agora o nível de disparate nesta altura do Verão!

Vamos ver, provavelmente no meio estará mesmo a virtude! :D



PS: Isto já em futurologia, com muito risco, mas apenas baseando no que temos visto vez após vez este Verão.. Após a acalmia mais a meio/fim da semana que vem, os modelos carregam de novo na crista a injectar levante quente. O padrão mais visto este ano. E apesar da distância, com mais ou menos atraso, este padrão visto à distância pelos modelos, tem-se sempre confirmado. Claro que agora já estamos a falar de Setembro, portanto extremos menos agressivos!

PS2: Não me paro de lembrar da discussão noutro tópico mais sazonal, sobre as previsões agrestes do ECMWF para este Verão. Foram fantásticas as previsões mensais desse modelo simplesmente!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS acaba de perder a cabeça. Dois dias consecutivos (Sábado e Domingo) com 46ºC no Alentejo. Mesmo com a influência marítima no mesmo pixel chega aos 37ºC em Lisboa (nunca tinha visto mais que 30ºC nos diagramas Meteopt). Há cerca de 6 meses estavam todos os modelos a pôr a iso -10 em Faro no início de Março. Nunca ninguém a viu, tal como ninguém deverá ver esta loucura. Vai estar calor, mas esta saída é completamente de loucos (saídas das 18z costumam ser assim).