Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

Scan_Ferr

Nimbostratus
Registo
8 Ago 2010
Mensagens
1,489
Local
Maceda (Ovar)
queres antes ver tudo arder
pensas muito bem realmente :thumbsup:

Certamente que o calor influenciará nos incêndios mas não é O culpado. Não é ele que ateia os fogos e todos sabemos disso. Lá por eu querer calor não significa que queria tudo a arder, até porque em condições normais isso não aconteceria.
 


Costa

Cumulus
Registo
14 Abr 2007
Mensagens
426
Local
PT
queres antes ver tudo arder
pensas muito bem realmente :thumbsup:

Que raio de raciocínio, desculpe lá. Afirmar que uma pessoa é pirónoma por gostar de poder ir à praia e desfrutar do sol durante o verão é algo bastante parvo.

Por essa lógica de ideias, suponho que deu saltos de alegria quando quase 50 pessoas morreram arrastadas por enxurradas na Madeira devido às chuvas fortes.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,390
Local
Olhão (24 m)
A AEMET prevê uma onda de calor a começar dia 25 e a prolongar-se até dia 30, as regiões mais afectadas serão Andaluzia, Extremadura, Murcia y sur de Castilla-La Mancha. Por isso, não é de descartar dias mais quentes no Alentejo e Algarve, visto serem regiões juntas às suas congéneres espanholas

Olhando a previsão é notório um aumento das temperaturas durante esta semana.

7000555_ZCp6C.jpeg
 

1337

Cumulonimbus
Registo
26 Jun 2010
Mensagens
2,046
Local
Ponte de Lima (centro)
Que raio de raciocínio, desculpe lá. Afirmar que uma pessoa é pirónoma por gostar de poder ir à praia e desfrutar do sol durante o verão é algo bastante parvo.

Por essa lógica de ideias, suponho que deu saltos de alegria quando quase 50 pessoas morreram arrastadas por enxurradas na Madeira devido às chuvas fortes.

não não dei saltos de alegrias
não tou a dizeer para deixar de termos sol e calor no verão
mas passar o verão todo com calor e com sol as coisas começam a "morrer"
se tem campos á beira repare na natureza se não necessita de água nem que seja dois dias de chuva por mes
e pense tambem nos bombeiros que não tem descanso porque simplesmente não cai uma gota em mais de 2 meses
pense um bocadinho nas outras coisas e não so no que voçe quer e deseja ;)
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Foi aproveitar esta chuvinha, fraca para a maioria, a partir de agora voltamos ao marasmo se bem que com pontos interessantes para o fim da semana devido a uma depressão perto dos açores que caso ai se fixe irá trazer mau tempo aos açores com fortes trovoadas e ventos fortes e ao continente um grande aumento de temperaturas principalmente a partir de Sábado até segunda ou terça em principio, calor esse que poderia ser extremo em toda a região Centro e Sul onde se voltaria aos 40º ou até mais!! mesmo junto ao mar se atingiria temperaturas muito altas! mas isto tudo depende se a depressão se situa mesmo nos Açores e ali se fixa e isso não está ainda garantido dai que isto é tudo num cenário de hipótese, mas que está cada vez mais próximo...

Para já e até sexta teremos um aumento de temperatura terça e sobretudo Quarta para depois ter de novo uma descida quinta e se manter na sexta, a curto prazo isto é certo veremos se depois se confirma o que falei antes ou não.
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Foi aproveitar esta chuvinha, fraca para a maioria, a partir de agora voltamos ao marasmo se bem que com pontos interessantes para o fim da semana devido a uma depressão perto dos açores que caso ai se fixe irá trazer mau tempo aos açores com fortes trovoadas e ventos fortes e ao continente um grande aumento de temperaturas principalmente a partir de Sábado até segunda ou terça em principio, calor esse que poderia ser extremo em toda a região Centro e Sul onde se voltaria aos 40º ou até mais!! mesmo junto ao mar se atingiria temperaturas muito altas! mas isto tudo depende se a depressão se situa mesmo nos Açores e ali se fixa e isso não está ainda garantido dai que isto é tudo num cenário de hipótese, mas que está cada vez mais próximo...

Para já e até sexta teremos um aumento de temperatura terça e sobretudo Quarta para depois ter de novo uma descida quinta e se manter na sexta, a curto prazo isto é certo veremos se depois se confirma o que falei antes ou não.

Pois, mas isso é o GFS que o diz... O ECMWF coloca a depressão mais perto de nós e consequentemente sem os extremos de calor que o GFS parece indicar... A partir do fim de semana os 2 modelos principais parecem querer divergir: o GFS coloca o AA bem perto do UK, com uma corrente de E bem forte sobre nós, o ECMWF não. Mas o calor parece mais ou menos garantido, nem que seja mais para o interior sul e para sul de Espanha (os suspeitos do costume :))... Esta semana apenas 4ª feira terá calor mais a sério, pelo que parece...
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,172
Local
Setúbal
Pois, mas isso é o GFS que o diz... O ECMWF coloca a depressão mais perto de nós e consequentemente sem os extremos de calor que o GFS parece indicar... A partir do fim de semana os 2 modelos principais parecem querer divergir: o GFS coloca o AA bem perto do UK, com uma corrente de E bem forte sobre nós, o ECMWF não. Mas o calor parece mais ou menos garantido, nem que seja mais para o interior sul e para sul de Espanha (os suspeitos do costume :))... Esta semana apenas 4ª feira terá calor mais a sério, pelo que parece...

Isso é verdade mas também já vi o ECM mais longe do cenário do GFS ou seja aos poucos está a encostar ao modelo Americano!! veremos :)
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Vamos ver, intriga-me um pouco a modelação da cut-off..

E esta vai ter um papel importante na dimensão do calor que aí vem..
Porque esse sim está a ser modelado em força por todos os modelos disponíveis desde o GFS, ao ECMWF passando pelo GEM, etc..

E numa entrada com tons "épicos" segundo o GFS por exemplo..
O ECMWF por exemplo apesar de muito quente é bastante mais moderado!

Vamos ver exactamente o que ocorre. Ar muito quente e seco vindo de África vem de certeza, e partes da península vão "torrar", aliás já os espanhois estão alerta com a situação! Aqui também parece que sim, mas há o tal detalhe da cut-off que anda a "pairar" a Oeste, que pode tanto aliviar muito, se houver algum quadrante Oeste, como pelo contrário pode piorar e muito até ao litoral, no caso de fixar um Este bem marcado! Para já está difícil ter certeza..
Mas claro, tenho esperança que aqui no extremo Oeste da península a coisa acalme um pouco com mais influência marítima!


Apenas tenho 2 certezas:

1) Calor virá de certeza, possivelmente em força.
2) O GFS nas últimas saídas está a exagerar claramente, até a disparatar, a carta que vou colocar é demonstrativa.. Mas.. A última vez que assim delirou, e apontou valores da ordem dos 45º na zona centro, na verdade aos 43º chegou, e Lisboa também aos 40º chegou.. Desta vez claro estamos já mais tarde no Verão, a radiação é menor, etc, e o modelo a uma semana está a sobrevalorizar as coisas, é óbvio, mas.. Atenção que se as peças estiverem na posição pior, a coisa pode dar uns dias muito feios mesmo..

Cá vai a carta louca da última saída GFS, máximas na próxima 2ª, nada de mais.. Só 47º ali um nada a Este de Lisboa. :D:D

 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Pois, o ECMWF parece querer ir atrás do GFS e já coloca o AA bem em cima do UK, com a tal depressão mais longe de nós e perto dos Açores, com uma corrente de E/SE africana bem forte sobre nós a partir de Sábado ou Domingo... Quem diria, quase em Setembro e ele (Verão) a dizer-nos que está bem presente e que este ano será dos mais quentes que há memória... De facto ele não desarma... Estou curioso para saber como será o nosso Outono e Inverno, depois dum Verão destes... :)
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Estava o calor a fazer a mala quando entrou de rompante o Verão na sala que de imediato lhe questionou:
-Onde pensas que vais?
-Então ? Vou-me embora. Está quase na hora e este ano não te podes queixar.Cumpri bem o meu papel. Agora tenho que a outros, dar lugar.
-Pois. Mas eu ía-te pedir um favor:
-Diz lá!
-Oh calor: não te importavas de ficar?
-Ainda mais? Não sei se será boa ideia. Tenho medo de agora
começar a importunar.
-Não incomodas nada. Tens tempo para ir de abalada.Fica mais uns dias
e eu depois até te faço companhia, na retirada...
-Mas olha que eu já tinha a mala feita. Não a vou desfazer para depois mal aparecer.
-Não...não .Estás à vontade . Tens carta branca até para alguns excessos ,
se assim o entenderes.
-Bom! Então está bem. E para quantos dias queres que prolongue a minha estada?
-Tu vês ; se não fosse muita maçada, pelo menos mais uma semana.
-Mas olha: depois não me venhas com mais conversa afiada para novo
adiamento da minha retirada...
-está bem...logo se verá...
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Estava o calor a fazer a mala quando entrou de rompante o Verão na sala que de imediato lhe questionou:
-Onde pensas que vais?
-Então ? Vou-me embora. Está quase na hora e este ano não te podes queixar.Cumpri bem o meu papel. Agora tenho que a outros, dar lugar.
-Pois. Mas eu ía-te pedir um favor:
-Diz lá!
-Oh calor: não te importavas de ficar?
-Ainda mais? Não sei se será boa ideia. Tenho medo de agora
começar a importunar.
-Não incomodas nada. Tens tempo para ir de abalada.Fica mais uns dias
e eu depois até te faço companhia, na retirada...
-Mas olha que eu já tinha a mala feita. Não a vou desfazer para depois mal aparecer.
-Não...não .Estás à vontade . Tens carta branca até para alguns excessos ,
se assim o entenderes.
-Bom! Então está bem. E para quantos dias queres que prolongue a minha estada?
-Tu vês ; se não fosse muita maçada, pelo menos mais uma semana.
-Mas olha: depois não me venhas com mais conversa afiada para novo
adiamento da minha retirada...
-está bem...logo se verá...

:palmas::palmas::palmas:
 

ruijacome

Cumulus
Registo
16 Nov 2009
Mensagens
190
Local
Cascais
Olá,

Pois é.. Os modelos todos parecem confirmar a mesma tendencia para o proximo fim de semana...

Calor com fartura e até em excesso... Vai ser um fim de semana complicado para nós Bombeiros... :hehe: :surprise: