Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2010

TaviraMan

Cumulus
Registo
18 Dez 2007
Mensagens
401
Local
Stº Estevão - Tavira
Nesse Agosto de 2007 choveu 54 mm em Faro, as trovoadas começaram no Sotavento algarvio e foram subindo até ao norte.

Para mim, o Algarve vai voltar a ouvir a trovoada esta noite, chuva não será muita ou quase nada, mas trovoada estou convicto que vai fazer. No sat24.com já se nota nebulosidade a sair de Marrocos em direcção ao Algarve, não se esqueçam que a temperatura da água está nos 25º, por isso, o Algarve pode ver algo na próxima noite. :D:)

Também me lembro bem dessa vez, foi entre 24 a 26 não me lembro bem, altura essa em que comecei a acompanhar este forum(mas so me inscrevi em Dezembro):p Lembro-me de ver nuvens altas e médias à tarde que a partir das 17 horas derrepente se tornaram em grandes torres, à noite era só relampagos em toda a zona Leste até aqui. Grande espetáculo:thumbsup:

Vizinho Algarvio também estou com o mesmo pressentimento, aquela neblosidade toda ali:p

Edit: Peço desculpa, não tinha reparado no mapa do Vince, o mapa diz tudo:p
 


Vince

Furacão
Registo
23 Jan 2007
Mensagens
10,624
Local
Braga
O que se vê nas imagens é uma massa de ar quente e seca por baixo, e muito húmida em altura. A humidade boa é a que está em baixo, onde está a secura. Humidade em altura até é má para trovoadas. Até está muito linda a imagem de satélite com nuvens médio-altas a uns 4 mil metros a passar por cima da forte inversão na superfície.
Aquilo que carinhosamente alguns chamam "cadáveres marroquinos" :) Mas boa sorte de qualquer forma, este ano para minha surpresa já vimos trovoadas altas no Algarve no meio do pó, é porque não é impossível.
 

Sunnyrainy

Nimbostratus
Registo
24 Out 2009
Mensagens
591
Local
Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
De acordo com o Instituto de meteorologia, de Lisboa para baixo, o máximo que podemos esperar é céu nublado com a ocorrência de "burrifos" fracos durante a manha acompanhados de terra:lmao:, com pouca possibilidade de trovoadas.

Ja para o Norte e Centro e Norte, o cenário já será bem diferente, esperando-se aguaceiros mais intensos e acompanhados com trovoada mais frequente ( em especial no interior).

Mais uma vez as trovoadas fogem de Lisboa :angry::angry:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Penso que o Litoral Sul Algarve e Alentejo até Lisboa podem ver trovoadas ou aguaceiros, depois mais tarde ai sim o Interior poderia ser contemplado.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
Penso que o Litoral Sul Algarve e Alentejo até Lisboa podem ver trovoadas ou aguaceiros, depois mais tarde ai sim o Interior poderia ser contemplado.

será que existe alguma "ínfima" hipótese de ver alguma coisa?:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Curiosa a discrepância das entradas da precipitação no Aladin e no ECMWF!
O Aladin dá as primeiras entradas no litoral alentejano já ao inicio da madrugada de domingo...e a coisa vai subindo por ai acima...
O ECMWF prevê as primeiras entradas durante a manhã de domingo e um fenómeno muito mais disperso pelo país...com relevo para o interior...
O GFS tal como o Aladin prevê as primeiras entradas de precipitação a chegarem ao litoral algarvio ainda antes das 24h de hoje..

Talvez o acompanhamento do fenómeno a sul inicial pode predizer algo mais do que se passará depois....
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Vai ser a semana mais quente que o Algarve teve este Verão. Com temperaturas verdadeiramente tórridas, hoje 32ºC de máxima, amanhã 35ºC, 3ªfeira 37ºC de máxima segundo o IM, 4ª feira deverá estabilizar, só a partir do dia 13 (6ªfeira) é que a temperatura começa a descer, mas até lá muito quente tanto de dia como à noite. Esta informação tem por base, a informação do IM e a previsão da AEMET para Ayamonte.:hehe:

Se as noites já são insuportáveis, quanto mais ainda com mais calor.:disgust:

Depois a partir do dia 15 de Agosto vamos assistir a uma descida das temperaturas finalmente.:D
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
Pois é. Uns pingos de chuva aqui.
Outros de poeira acolá.
Trovoadas? Levou-as a brisa suave e quente .
Expectativas goradas? Já não eram muito elevadas ainda que na nossa mente , a gente arranje sempre espaço para caberem pedaços de surpresas, bocados de excepção.
Não foi o caso. Aqui, nem sequer se pode falar em desilusão.

Daqui para a frente?
Mais nuvens de evolução adiadas para as calendas,
Mais calor em todas as agendas do sul apontado.
Mais nuvens a fingir, a brincar , a fazer de conta nas do noroeste.
Mais um solavanco a meio da semana,que não atrapalhará este Verão, que apesar de já ter
historial , estará ainda longe de estar todo contado…
 

Daniel Vilão

Super Célula
Registo
22 Mar 2007
Mensagens
6,979
Local
Ribafria-Alenquer / Moscavide / Degracia
Depois a partir do dia 15 de Agosto vamos assistir a uma descida das temperaturas finalmente.:D

Vamos partilhar um pouco de humor, finalmente podes refrescar um pouco. :lol:


12784236.jpg
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
É aproveitar a descida das temperaturas esta semana porque a partir de sexta volta a subir a temperatura até pelo menos Domingo ou segunda :hehe: quinta será um bom dia para refrescar as casas dia em que vai estar muito vento no litoral oeste
 

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
De facto vamos ter mudança de padrão a partir de 4ª feira... Volta a nortada em toda a sua pujança... Pelo menos 2 dias de grande vendaval típico de Verão, com o AA a querer reaproximar-se de nós. Enfim, dará para refrescar as casas e limpar esta atmosfera destas poeiras Saarianas... A partir de Sábado parece que regressa a corrente de leste... Este Verão não dá tréguas... Acho que já se pode considerar neste momento como um Verão quente, no mínimo... Se a minha memória selectiva não me atraiçoa... :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Sem dúvida que teremos uns dias mais descansados deste calor e desta poeira, as temperaturas vão cair de certeza, tanto as mínimas como as máximas...

Contudo agora outra coisa fica na minha cabeça. Após esta breve passagem de algumas células por Portugal Continental, no entanto de fraca colaboração...estive já a tentar perceber quando poderá chegar até nós alguma chuva...

Na próxima semana aproximar-se-ão de nós, novamente vinda do norte de África, umas células que a mim me parecem bem interessantes...Será que desta vez é a valer...?:p
chuvaa.jpg
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas:)
Por agora teremos um periodo mais fresco ( especialmente no litoral W) entre 5f e dom, devido á intensificação da nortada e á entrada de uma massa de ar mais fresca ( essa com maior expressão a norte de sintra-estrela).
Depois disso a tendencia é de colocar a dorsal entre os açores e a PI, com o AA em força a NW da galiza...isto levaria á entrada de um novo fluxo de E/NE e calor, mas tudo dependerá da evolução do cavado/ULL nas ilhas britanicas e da invest94, a SW dos açores em interacção com um cavado originado por uma perturbação extratropical no mar de labrador...estes dois factores influenciarão a corsal em altura e consequentemente o AA em superficie e o tipo de massas de ar em contacto com a PI.

Por agora denoto que há muita instabilidade, logo no curto prazo, pelo que não vale a pena prespectivar a muitas horas...continuo com a ideia de que o bloqueio russo será erodido a meados do mês, o que intensificaria o fluxo zonal e poderia fortalcer a dorsal dos açores-norte de africa, o que daria numa entrada quente quiçá interrompida por um evento convectivo, já no final do mês.....mas estou a ficar um pouco confuso com todo este padrão estranho que se tem mantido em altura, no atlantico tropical e subtropical, cujo efeito tem sido a liquidação da ciclogénese tropical:unsure: