Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2014

protecao civil ja emitiu um alerta a todos vigilantes dos postos de vigia para uma onda de calor na 1a quinzena setembro! Bombeiros vao ter mt trabalho

Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...mas será melhor escrever no seguimento inc~endios...

Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...mas será melhor escrever no seguimento inc~endios...

E olhando à sinóptica parece que os ventos serão fracos, ou seja não haverá uma circulação de Leste muito marcada com ventos moderados ou fortes, de qualquer modo o fogo cria o seu próprio clima e ventos, é uma situação a acompanhar mas ainda longe de se confirmar uma vaga de calor, até penso que aqui no Litoral a ausência de corrente de leste marcada fará com que as brisas se instalem mais cedo, regulando a temperatura, já no interior a história será outra.:calor:

Vamos ver como evolui.

E olhando à sinóptica parece que os ventos serão fracos, ou seja não haverá uma circulação de Leste muito marcada com ventos moderados ou fortes, de qualquer modo o fogo cria o seu próprio clima e ventos, é uma situação a acompanhar mas ainda longe de se confirmar uma vaga de calor, até penso que aqui no Litoral a ausência de corrente de leste marcada fará com que as brisas se instalem mais cedo, regulando a temperatura, já no interior a história será outra.:calor:

Vamos ver como evolui.

sim, o fogo cria um ambiente "de fogo" com ventos proprios e a situação sinóptica da proxima semana é potenciadora desse genero de incendios...tem é de haver grande disponibilidade dos combustiveis florestais...

Parece-me quase certo que o Setembro vai começar com bastante calor. A minha esperança é que seja para poucos dias. Se a coisa se prolonga não sei não. Continuo a temer que Setembro venha a ser um mês tórrido. Pode ser que Outubro seja mais normal, mas não vejo como visto que o verão está com ideias de vir só agora. Mas vamos acompanhando com muita calma as previsões.

As minhas previsões é que apenas deste fim semana e até dias 8/9 de setembro é que será mais quente, depois vira atividade do atlântico
Posso estar errado mas eu conto com um mês de setembro dentro da média, com alguns dias de precipitação, trovoadas e temperatura dentro da média. Apenas os primeiros dias de setembro serão quentes, depois entrará a atividade do atlântico

• Gosto
Reactions: rubenpires93
Que me lembre todos os anos se declara aqui com mais ou menos certezas o fim do verão e depois há calor ate fim de setembro ou mesmo outubro dentro. Setembro é tipicamente um mês de calor e muitos anos o melhor mes de praia no litoral oeste. E pelo que parece vamos ter uma primeira semana de setembro de vento fraco com calor e sem nuvens. O verão chegou em todo o seu esplendor ao litoral :D

• Gosto
Reactions: CptRena
Que me lembre todos os anos se declara aqui com mais ou menos certezas o fim do verão e depois há calor ate fim de setembro ou mesmo outubro dentro. Setembro é tipicamente um mês de calor e muitos anos o melhor mes de praia no litoral oeste. E pelo que parece vamos ter uma primeira semana de setembro de vento fraco com calor e sem nuvens. O verão chegou em todo o seu esplendor ao litoral :D

No inverno e a mesma coisa , chega - se a fevereiro e e decretado o fim do inverno .

Naturalmente ainda temos verao pela frente , e a realidade , tem que se aceitar . Tambem nao alinho em finais antecipados quer do verao , inverno , outono ou primavera .

• Gosto
Reactions: joselamego
Bom fim de dia, molhado como deve ser pelo NO:D
Para praia, férias de sol, este verão "primaveril" não é o melhor mas pelo menos não há incêndios...

Pelo que se depreende das saídas dos modelos meteorológicos, o início de setembro deverá ser bem quente, seco e com condições para o "verdadeiro" início da época de incêndios - espero bem que não seja assim!
A sinóptica que eventualmente teremos será quase típica de inverno, com uma corrente continental em toda a Europa, com ar "bombeado" desde as zonas centrais da Europa, devido ao posicionamento do anticiclone localizado entre as ilhas britânicas e a Escandinávia conjugado com uma depressão localizado em pleno mediterrâneo ocidental.
A única diferença que eu vejo em relação à tal sinóptica típica de inverno, é a presença de uma depressão de origem térmica entre Marrocos e o sul de Portugal\Andaluzia ocidental. Esta depressão trará ar quente e seco do norte de África, com temperaturas bem próximas dos 24ºC aos 850 hPa ao Algarve.
Este ar quente virá afectar a metade ocidental da península Ibérica, abarcando a totalidade do nosso território continental.
Mesmo as zonas mais a norte, incluindo o litoral, deverão ter temperaturas altas.
Falta apenas a confirmação nas saídas dos próximos dias, sabendo que ainda podem mudar bastante.
Deixo aqui a saída do GFS para o dia 3 de setembro:

9Acziiq.jpg

dx1DZgu.gif

Tph32OS.gif

Fonte: OGIMET

• Gosto
Reactions: CptRena
Segundo as previsões do ipma de hoje somente os primeiros três/quatro dias de Setembro é que serão muito quentes depois disso as temperaturas devem começar a descer gradualmente. Espero que sim. Aqui para o Porto a máxima mais alta prevista é de 32ºC para o dia 2. Já apanhei aqui 33ºC em meados de Setembro de 2010. Por isso é perfeitamente normal ainda é verão desde que seja coisa de poucos dias. Agora no que diz respeito a matéria de incêndios vai ser complicado.

Num dia indicam tempo quente com provável duração para poder ser considerado vaga de calor, no dia seguinte aliviam e encurtam a sua durabilidade, que confusão. Acho que vou mas é continuar a fiar-me no velhinho barómetro aneróide do meu avô que tenho na sala. :lol:

• Gosto
Reactions: Zapiao
Num dia indicam tempo quente com provável duração para poder ser considerado vaga de calor, no dia seguinte aliviam e encurtam a sua durabilidade, que confusão. Acho que vou mas é continuar a fiar-me no velhinho barómetro aneróide do meu avô que tenho na sala. :lol:

Meses de transição estão sujeitos a variações tão grandes, mas pessoalmente acho que o mês de Agosto pode ter maiores variações que propriamente Setembro, tal mês é mais caracterizado pela partida da nortada e continuação do arrefecimento das mínimas e mais lentamente das máximas já vem desde Agosto. Mas de qualquer das formas parece-me que algum calor já ninguém nos tira.

Comprei um em 1997 e ainda hoje olho para ele para saber a tendencia barométrica :p. Adoro-o e o teu avô devia ser boa pessoa para ter um tambem.:thumbsup:

• Gosto
Reactions: Microburst e Névoa