Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Agosto 2014

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
protecao civil ja emitiu um alerta a todos vigilantes dos postos de vigia para uma onda de calor na 1a quinzena setembro! Bombeiros vao ter mt trabalho

Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...mas será melhor escrever no seguimento inc~endios...
 


Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Calma, vamos ter calma...parece certo que a temperatura vai subir generalizadamente, teremos %HR baixas sobretudo de dia (a noite subirão bastante) e noites tropicais, mas este padrão sinóptico não será o mais grave tendo em conta a situação de humidade dos combustiveis e % de água no solo...mas será melhor escrever no seguimento inc~endios...

E olhando à sinóptica parece que os ventos serão fracos, ou seja não haverá uma circulação de Leste muito marcada com ventos moderados ou fortes, de qualquer modo o fogo cria o seu próprio clima e ventos, é uma situação a acompanhar mas ainda longe de se confirmar uma vaga de calor, até penso que aqui no Litoral a ausência de corrente de leste marcada fará com que as brisas se instalem mais cedo, regulando a temperatura, já no interior a história será outra.:calor:

Vamos ver como evolui.
 

AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
E olhando à sinóptica parece que os ventos serão fracos, ou seja não haverá uma circulação de Leste muito marcada com ventos moderados ou fortes, de qualquer modo o fogo cria o seu próprio clima e ventos, é uma situação a acompanhar mas ainda longe de se confirmar uma vaga de calor, até penso que aqui no Litoral a ausência de corrente de leste marcada fará com que as brisas se instalem mais cedo, regulando a temperatura, já no interior a história será outra.:calor:

Vamos ver como evolui.

sim, o fogo cria um ambiente "de fogo" com ventos proprios e a situação sinóptica da proxima semana é potenciadora desse genero de incendios...tem é de haver grande disponibilidade dos combustiveis florestais...
 

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Parece-me quase certo que o Setembro vai começar com bastante calor. A minha esperança é que seja para poucos dias. Se a coisa se prolonga não sei não. Continuo a temer que Setembro venha a ser um mês tórrido. Pode ser que Outubro seja mais normal, mas não vejo como visto que o verão está com ideias de vir só agora. Mas vamos acompanhando com muita calma as previsões.
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,586
Local
Gondomar (105 metros alt)
As minhas previsões é que apenas deste fim semana e até dias 8/9 de setembro é que será mais quente, depois vira atividade do atlântico
Posso estar errado mas eu conto com um mês de setembro dentro da média, com alguns dias de precipitação, trovoadas e temperatura dentro da média. Apenas os primeiros dias de setembro serão quentes, depois entrará a atividade do atlântico
 
  • Gosto
Reactions: rubenpires93

meteo

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,071
Local
Oeiras
Que me lembre todos os anos se declara aqui com mais ou menos certezas o fim do verão e depois há calor ate fim de setembro ou mesmo outubro dentro. Setembro é tipicamente um mês de calor e muitos anos o melhor mes de praia no litoral oeste. E pelo que parece vamos ter uma primeira semana de setembro de vento fraco com calor e sem nuvens. O verão chegou em todo o seu esplendor ao litoral :D
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Que me lembre todos os anos se declara aqui com mais ou menos certezas o fim do verão e depois há calor ate fim de setembro ou mesmo outubro dentro. Setembro é tipicamente um mês de calor e muitos anos o melhor mes de praia no litoral oeste. E pelo que parece vamos ter uma primeira semana de setembro de vento fraco com calor e sem nuvens. O verão chegou em todo o seu esplendor ao litoral :D




No inverno e a mesma coisa , chega - se a fevereiro e e decretado o fim do inverno .

Naturalmente ainda temos verao pela frente , e a realidade , tem que se aceitar . Tambem nao alinho em finais antecipados quer do verao , inverno , outono ou primavera .
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,934
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Bom fim de dia, molhado como deve ser pelo NO:D
Para praia, férias de sol, este verão "primaveril" não é o melhor mas pelo menos não há incêndios...

Pelo que se depreende das saídas dos modelos meteorológicos, o início de setembro deverá ser bem quente, seco e com condições para o "verdadeiro" início da época de incêndios - espero bem que não seja assim!
A sinóptica que eventualmente teremos será quase típica de inverno, com uma corrente continental em toda a Europa, com ar "bombeado" desde as zonas centrais da Europa, devido ao posicionamento do anticiclone localizado entre as ilhas britânicas e a Escandinávia conjugado com uma depressão localizado em pleno mediterrâneo ocidental.
A única diferença que eu vejo em relação à tal sinóptica típica de inverno, é a presença de uma depressão de origem térmica entre Marrocos e o sul de Portugal\Andaluzia ocidental. Esta depressão trará ar quente e seco do norte de África, com temperaturas bem próximas dos 24ºC aos 850 hPa ao Algarve.
Este ar quente virá afectar a metade ocidental da península Ibérica, abarcando a totalidade do nosso território continental.
Mesmo as zonas mais a norte, incluindo o litoral, deverão ter temperaturas altas.
Falta apenas a confirmação nas saídas dos próximos dias, sabendo que ainda podem mudar bastante.
Deixo aqui a saída do GFS para o dia 3 de setembro:

9Acziiq.jpg

dx1DZgu.gif

Tph32OS.gif


Fonte: OGIMET
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Fernando Costa

Cumulus
Registo
2 Ago 2014
Mensagens
197
Local
Alfena - Valongo (Porto)
Segundo as previsões do ipma de hoje somente os primeiros três/quatro dias de Setembro é que serão muito quentes depois disso as temperaturas devem começar a descer gradualmente. Espero que sim. Aqui para o Porto a máxima mais alta prevista é de 32ºC para o dia 2. Já apanhei aqui 33ºC em meados de Setembro de 2010. Por isso é perfeitamente normal ainda é verão desde que seja coisa de poucos dias. Agora no que diz respeito a matéria de incêndios vai ser complicado.
 

Microburst

Nimbostratus
Registo
10 Set 2009
Mensagens
940
Local
Laranjeiro-Feijó (Almada)
Num dia indicam tempo quente com provável duração para poder ser considerado vaga de calor, no dia seguinte aliviam e encurtam a sua durabilidade, que confusão. Acho que vou mas é continuar a fiar-me no velhinho barómetro aneróide do meu avô que tenho na sala. :lol:
 
  • Gosto
Reactions: Zapiao

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
Num dia indicam tempo quente com provável duração para poder ser considerado vaga de calor, no dia seguinte aliviam e encurtam a sua durabilidade, que confusão. Acho que vou mas é continuar a fiar-me no velhinho barómetro aneróide do meu avô que tenho na sala. :lol:

Meses de transição estão sujeitos a variações tão grandes, mas pessoalmente acho que o mês de Agosto pode ter maiores variações que propriamente Setembro, tal mês é mais caracterizado pela partida da nortada e continuação do arrefecimento das mínimas e mais lentamente das máximas já vem desde Agosto. Mas de qualquer das formas parece-me que algum calor já ninguém nos tira.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Num dia indicam tempo quente com provável duração para poder ser considerado vaga de calor, no dia seguinte aliviam e encurtam a sua durabilidade, que confusão. Acho que vou mas é continuar a fiar-me no velhinho barómetro aneróide do meu avô que tenho na sala. :lol:

Comprei um em 1997 e ainda hoje olho para ele para saber a tendencia barométrica :p. Adoro-o e o teu avô devia ser boa pessoa para ter um tambem.:thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Microburst e Névoa