Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
O que será de esperar amanhã para o Litoral oeste? queria ir fazer um voo em Sta. Cruz...;)

Céu nublado...o vento não será nada de especial...tudo calmo para poderes voar com segurança...
 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Será deste que se quebra este maldito anticiclone?



MeteoAlentejo,

Não creio.
Uma das coisas que vimos até agora foi a menor fiabilidade dos modelos.
Ainda ontem um participante colocou uma carta de um modelo que daria 0mm de precipitaçãopara o Sul, hoje parece muito provavel que chova já amanhã à noite.
a mais de 4 dias então os modelos...... e esta carta ainda está muito distante no tempo.

volto a dizer:
o único modelo em que confio é no radar da meteogalicia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
O GFS aumentou novamente a precipitação na run das 18, já vai em 15 mm previstos para Olhão na madrugada de domingo.
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
O GFS aumentou novamente a precipitação na run das 18, já vai em 15 mm previstos para Olhão na madrugada de domingo.

É um facto que o gfs diz isso. O ECMWF também mostra aquela amostra de depressão e a superficie.

O que não acredito é que a previsão quantitativa de 15 mm se verifique. Era bom. O Sul bem precisava mas acho dificil.
Vamos ver.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Ah pois é, as próximas noites prometem ser bem frescas, principalmente no litoral oeste e sul, onde o pessoal este ano ainda não está habituado a temperaturas abaixo dos 4ºC. :cold:

Até cá no norte ainda é difícil baixarmos dessa temperatura. Ainda não tive uma noite de negativos, claramente diferente de outros invernos. Mas acredito que uma ou outra noite já venha a ter abaixo dos 0ºC.
A Europa ocidental já começa a sentir os efeitos da entrada de ar frio polar, é natural que aqui com o advento das noites límpidas as temperaturas comecem a cair para valores mais próximos do normal...;)
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,216
Local
loule-caldeirao
A chuva para esta madrugada/manhã de amanhã já quase desapareceu e não sei se irá chover alguma coisa. Quanto muito o baralavento Algarvio e a faixa litoral Algarvia poderão ver 5 mm .
A não ser que os modelos falhem redondamente nesta situação...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
A chuva para esta madrugada/manhã de amanhã já quase desapareceu e não sei se irá chover alguma coisa. Quanto muito o baralavento Algarvio e a faixa litoral Algarvia poderão ver 5 mm .
A não ser que os modelos falhem redondamente nesta situação...

Se veres o Aladdin esse nem coloca qualquer precipitação. Eu cá não acredito que chova e se chover é chuva fraca e nada mais que isso.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Quando temos uma massa de ar frio a norte e uma depressão a sul, os modelos sobrestimam sempre a depressão, e quando chega a hora acaba sempre por se impor a maior inércia da massa fria. De qualquer modo há registos de precipitação no litoral entre Lisboa e Sagres.

Agora vamos entrar num largo e estável período anticiclónico, não se vislumbra em nenhum modelo, nem mesmo no CFS, qualquer luz ao fundo do túnel. O anticiclone vai estar centrado em cima da PI, para depois, lá para alturas do Natal, migrar para norte, centrando-se no UK ou França, impulsionando um fluxo de leste mais intenso. O problema é que o frio vai estar muito longe, e nem mesmo esse fluxo de leste originaria uma entrada fria decente.

O que não significa que não vai estar frio, vamos ter muitas inversões térmicas. Nas próximas duas noites as temperaturas vão baixar ainda mais, com temperaturas mínimas que podem ser negativas, mesmo em locais muito próximos ao litoral. Depois, a partir de terça-feira à noite, e até perder de vista, deverão voltar os nevoeiros persistentes, a avaliar pelo GFS, os dew-points em Lisboa andarão quase sempre acima dos 10ºC.

É muito provável (quase certo) que dezembro termine como um mês muito seco e ligeiramente frio.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,216
Local
loule-caldeirao
Anti-ciclone a perder de vista! Até onde os modelos alcançam só se vê anti-ciclone.
Enfim teremos de pagar a factura mais tarde isso é certo. Isto não é normal! Certamente custar-nos-á a Primavera e quiça o Verão
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,459
Local
Olhão (24 m)
Durante a próxima semana vai haver uma subida da temperatura máxima e uma descida da temperatura mínima, dia 22 e 23 a máxima chega mesmo aos 19/20 ºC, enquanto a mínima andará por volta dos 5ºC.

Nem do ano da seca em 2004, Dezembro foi tão seco como este. Os modelos de previsão sazonal estão mais que certos, ela aí está a tão indesejada seca.

Já agora, tenho saudades das votações onde andam elas, que eu quero votar em 0 mm em Janeiro, se Dezembro foi assim, Janeiro vai ser pior, pelo menos no sul acredite numa repetição de Janeiro de 2005. Porque os modelos colocam Janeiro bem seco. Podem chamar-me pessimista, mais vale ser pessimista do que sonhar muito alto e acabar desiludido.