Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,932
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

isso mesmo nimboestrato, o Inverno ainda nem começou...:thumbsup: :rolleyes:

voltando ás previsões, para amanhã, a chuva por vezes forte estará de regresso aqui ao Norte.

Previsão do IM:

Previsão para 6ª feira, 16 de dezembro de 2011

Regiões a norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela:
Céu muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral,
passando gradualmente a regime de aguaceiros.

Queda de neve acima dos 1000 metros ao final do dia.
Vento moderado a forte (20 a 40 km/h) de sudoeste, rodando
gradualmente para noroeste durante a tarde.
Nas terras altas o vento soprará forte a muito forte (45 a 70 km/h)
de sudoeste com rajadas até 110 km/h, rodando para noroeste ao final
da tarde e diminuindo de intensidade.

Pequena subida de temperatura mínima.

Regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela:
Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva fraca, mais provável a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante oeste,
soprando forte (35 a 55 km/h) temporariamente com rajadas até
70 km/h nas terras altas.
Neblina ou nevoeiro matinal.
Pequena subida de temperatura mínima.

Actualizado a 15 de dezembro de 2011 às 6:2 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Portanto mais um dia "bem regado " em perspectiva,com neve nas terras altas, e também com muito vento, em especial no Norte :rain: :cold:

Penso que nas próximas horas o IM vai emitir avisos amarelo e laranja, por chuva e ventos fortes.
 


trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Eu traduzo esse especial em no Norte e parte do Centro do país.
No sul vai ser céu com periodos de muito nublado à passagem da frente, bastante fraca por sinal, que durará pouco mais de uma hora com alguns chuviscos ou chuva fraca. Aliás o Ecmwf nem mete precipitação no sul e o Gfs mete prai cerca de 1 mm no geral. A minha questão agora é saber se estará um dia "xoxo" com nebulosidade baixa grande parte do dia ou se serão apenas algumas horas sem o nosso amigo sol. Eu aposto mais na segunda.

Depois o GFS num devaneio qualquer mete precipitação, essa sim mais significativa, no Domingo aqui no sul, o que acho ser mesmo um devaneio.
O ECMWF mete "zero" de precipitação nesse dia.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,449
Local
Olhão (24 m)

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Aqui, diz tudo http://www.wxmaps.org/pix/prec4.html até ao final do mês, 0 mm no sul.
:suicidio::sono:

Este Sabado á noite e na madrugada de Domingo é capaz de chover qualquer coisa aqui no centro e sul, já amanhã, a frente vai chegar muito degradada.

A situação de Domingo é modelada com base numa bolsa de ar quente com alguma vorticidade associada e que vai interagir com uma perturbação aos 700hpa, deverá produzir um periodo de alguma chuva durante a noite de Sabado mas será chuva fraca/moderada e estratiforme já que não é modelada instabilidade á superficie e em altura há um bloqueio nos niveis altos devido a uma mancha de subsidencia entre os 200 e os 500hpa.

Sabado e Domingo serão dias de céu pouco nublado, ventos fracos a moderados de NW, e apenas alguma chuva durante a noite.
A partir de Domingo entramos no dominio do AA, com a pressão a subir e a entrada de ar quente causada pela forte subsidencia e por algum ar arrastado de W que lentamente se vai misturando no centro do anticiclone.

Esta situação é favoravel a noites frescas, mas como o dewpoint modelado não é muito baixo, o mais provavel é que nos vales haja muito nevoeiro em vez das tipicas noites geladas de ceu limpo.
Já nas terras altas e nas planicies do sul/algarve teremos dias quentinhos e com sol, e noites frescas mas não propriamente frias para a altura do ano.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Agora só uma curiosidade e desculpem o offtopic...

Há quem não acredite nestas coisas... mas só sei que deixou de chover que se veja, desde que usei um guarda-chuva grande que tenho, daqueles tipo golfista.
Usei-o na última chuvada de Novembro porque precisei mesmo dele e disse: "pronto..já não chove mais este ano! mas tem mesmo de ser" e bem dito bem feito...o dito guarda-chuva estava relegado ao cativeiro há já uns bons anos por essa mesma razão. Cada vez que o usava-mos nunca mais chovia que prestasse...enfim a sina está aí de novo.

O guarda-chuva é um espetaculo! é o melhor que temos aqui em casa e aquele que garante que debaixo da maior chuvada de Inverno, chegamos secos a casa mas enfim...o sacana está mesmo amaldiçoado.

Desculpem esta pequena história:) mas é mesmo caso para ir à bruxa:lmao:

Já agora obrigado pela explicação Stormy! A ver se chove mesmo quaquer coisa este fim de semana para aguentarmos até ao final do ano. Depois é o que for...mas a crise toca a todos e neste caso à precipitação também!
 
M

Membro excluído 274

Não fiques desmotivado, a paciência é sempre recompensada de alguma forma!!!! O mês de Janeiro vai trazer elemento Branco tão desejado na tua zona (Serra da Padrela). Este ano todo o pessoal da Europa central e Sul tem se queixado do tempo ameno (Pouca neve nas principais instâncias de esqui da europa).

Ainda vais ter oportunidade de ver o elemento branco nas freguesias vizinhas tal como travancas que conheço por lá ter passado.

Um abraço.

:thumbsup::thumbsup::thumbsup: Travancas, capital da batata e da neve... Sim é a freguesia vizinha da minha ainda a mais altitude, é a freguesia mais alta do concelho a mais de 900m de altitude, atingindo fora da aldeia mais de 1000m. Bem haja. :thumbsup::thumbsup::thumbsup:

Para matar saudades desta terra mágica:



Desculpem o off topic, mas não podia deixar de cumprimentar o companheiro do forum.

Quantos aos modelos... Vamos aguardar melhores dias... Mais cAAlmex recomenda-se!
 
Editado por um moderador:

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
O GFS cada vez prevê mais chuva para o sul na madrugada de domingo.
o Instituto de Meteorologia não prevê precipitação.
em que ficamos??:huh:

É muito estranho que o IM não preveja precipitação, uma vez que o ECMWF está praticamente igual ao GFS, com precipitação moderada a sul do Tejo entre as 0:00 e as 9:00 de domingo. Vão muito provavelmente alterar as suas previsões nas próximas horas.
 

Redfish

Cumulus
Registo
6 Jul 2007
Mensagens
492
Local
Salir - Loulé
Para ja o GFS (o meu modelo preferido) aponta chuva que se poderá traduzir num acumulado interessante na madrugada de Domingo...
È aguardar pelas proximas saidas e outros modelos a fim de se confirmar a previsão ...

... a 48 horas por norma não falha mt...:D
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
O GFS cada vez prevê mais chuva para o sul na madrugada de domingo.
o Instituto de Meteorologia não prevê precipitação.
em que ficamos??:huh:

Ficamos com a chuva...

Todos os modelos já veem essa perturbação, incluindo os mesoescalares ( Hirlam, Coamps e WRF).
Todos eles modelam uma bolsa de ar tropical que se vai aproximando do litoral centro a partir do fim da tarde de Sabado, e que vai acabar por cruzar todo o sul do pais durante a noite de Sabado e até á manhã de Domingo.

Esta bolsa de ar quente vai interagir com uma pequena ondulação no jet de niveis medios e altos ( 700-500hpa) e portanto deverá manter alguma actividade.
Ao se aproximar da Peninsula, o ar mais frio nos niveis baixos deverá induzir um processo de frontogenese, o que vai fortalecer um pouco esta pequena depressão, antes de se afastar para SE e morrer sobre Marrocos.

Este cenário consensual tem vindo a melhorar, o GFS/00z já dá alguma extensão vertical á depressão e modela algum CAPE ( 200-400J/kg), o que significa que apesar de pequena, esta perturbação deverá ter capacidade de gerar instabilidade suficiente para dar alguma chuva para toda a faixa costeira centro e sul, e para o interior sul.
Estamos a falar de uns 10 a 20mm bem distribuidos, embora certos locais, como as serras do litoral Alentejano e do Algarve possam acumular localmente mais.

Há ainda uma ténue hipotese de trovoadas para o litoral, especialmente o litoral desde o cabo Espichel até Portimão, zona onde passará o centro mais activo da depressão, em que os modelos veem alguma dinamica vertical e convergencia/frontogense á superficie.
De resto, mais para o interior será chuva unicamente estratiforme e continua por umas horas.

Depois o dia de Domingo será outra vez de sol e céu pouco nublado, embora com uma descida da temperatura, especialmente nos vales e terras baixas do interior, e de modo mais geral no norte e centro do pais.

A partir de 2f, dias de sol em boa parte do pais, exepto em alguns vales mais abrigados onde haverá nevoeiros, e no norte onde haverão algumas nuvens altas.
De modo geral teremos dias amenos e noites frescas.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,205
Local
loule-caldeirao
Sendo assim desta vez o ECMWF foi atrás do GFS. O GFS viu primeiro essa situação de precipitação para amanhã e pensei que fosse algum devaneio, pois o ECMWF costuma ser sempre mais consistente.
 

mr. phillip

Cumulonimbus
Registo
26 Dez 2006
Mensagens
3,890
Local
Varsóvia, Polónia (100m)
Sendo assim desta vez o ECMWF foi atrás do GFS. O GFS viu primeiro essa situação de precipitação para amanhã e pensei que fosse algum devaneio, pois o ECMWF costuma ser sempre mais consistente.

Curiosamente, mesmo seguindo o ECMWF, o IM, que actualizou as previsões pelas 10h04 de hoje, mantém na previsão significativa (que vale o que vale) a ausência de precipitação para Sábado e Domingo, e na descritiva apenas referencia aguaceiros fracos para o Baixo Alentejo e Algarve, e nada para Domingo...:confused: