Tenho muito respeito por essas teorias, mas não são ciência. Tudo tem a ver com os fundamentos da causalidade. Há uma diferença muito grande entre a causalidade científica e a causalidade mágica. Se Janeiro for como hoje, vai ser moderadamente chuvoso e respeitavelmente frio. Entretanto, parece que estão a afastar-se cada vez mais, os horizontes dantescos de um Natal quente, não é verdade?
Caro Martinus, dois reparos... Primeiro é obvio que também não acredito nessas histórias. Não têm nenhum valor científico, e como tal, não são credíveis. Apenas partilhei com os amantes da meteorologia e seguidores deste forúm, os "dizeres" dos nossos anciãos. Daí ter pedido desculpa pelo off-topic... O segundo reparo é, e atentando nesse "dizer", que o dia de hoje faria corresponder ao mês de Fevereiro. O dia de ontem é que era Janeiro. Cumprimentos e mais uma vez, as minha desculpas pelo off-topic...
Os ditados populares em meteorologia valem o que valem, mesmo assim é curioso que frequentemente até acertam na realidade que se nos apresenta... Atendendo à época do ano vou dividir a minha análise das previsões dos modelos em dois... Precipitação Até à próxima 2a feira mantém-se a previsão de precipitação no continente, até sexta mantém-se a possibilidade de chuva no NO, depois na sexta-feira até domingo teremos uma entrada fria a chegar de NE, mas muito a medo...mesmo assim o norte e o centro poderão ser contemplados com neve, no entanto a cota não deverá baixar além dos 1200/1400metros no centro e dos 1000metros no norte... Assim sendo, o final da tarde de 6a e final da noite de sábado e inicio da madrugada de domingo serão os momentos mais propícios a alguma queda de neve... Domingo conto com precipitação razoável no norte e no centro... Daí para a frente seremos fortemente influenciados pela presença anticiclónica e assim deveremos continuar até dia 21, depois parece haver uma tendência para o seu enfraquecimento... Temperatura Essa não terá grande expressão em termos de frio, até domingo o interior norte e centro terão mínimas próximas ou inferiores a 0ºC...daí para a frente com a presença do AA bem perto de nós teremos dias mais temperados....
Boa tarde a todos os meteoloucos deste fórum, Peço desculpa pelo Off-Topic: A tempestade considerada a mais forte do ano 2011 nas nossas redondezas vai atingir à França, chama-se "JOACHIM" e está prevista para amanhã à noite. A tempestade JOACHIM vai originar ventos violentos (rajadas máximas que podem chegar aos 160km/h) e uma perigosa ondulação no atlântico (entre a zona de Brest na região da Bretanha e a bacia de Arcachon perto da cidade de Bordéus). A JOACHIM deve chegar em força esta Quinta-Feira à noite nas zonas que foram mencionadas e há quem diga que tem características muito parecidas com a Xynthia (em termos de velocidade e tipo de vento). Trata-se duma situação séria que está sob grande vigilância por parte da "Météo France". Esperemos que não haja vítimas pois a Xynthia de 2010 só em França originou mais de 40 mortos na sua passagem!!!
Pro meteociel é complicado. Mas tens este, é do GFS na mesma. http://www.wetterzentrale.de/topkarten/fsnewenszr.htm
[/OFFTOPIC] Os ditados populares têm sempre uma probabilidade de sucesso conhecida, depende do número de variáveis/acontecimentos: Situação 50% sucesso: a) vai ser chuvoso / vai ser seco b) vai ser frio / vai ser quente Ou com 2 variáveis, temos 2 acontecimentos independentes de 50% x 50% = 25% hipóteses de sucesso: a) vai ser chuvoso e frio b) vai ser chuvoso e quente c) vai ser seco e frio d) vai ser seco e quente Isto tudo para dizer que se acerta sempre, com 50% ou 25% de sucesso, só depende do número de variáveis que consideramos! Não é magia, é apenas estatística!
Questão da neve no fim de semana. Dividindo em dois momentos: 1. Fim do dia de sexta, madrugada de sábado: Haverá frio a 850 hpa, mas a alta temperatura a 500 hpa inibe a convecção. o grosso da precipitação fica presa nas montanhas galegas, o fluxo será de norte. Praticamente sem hipóteses nenhumas. 2. Madrugada, manhã de domingo: Uma depressão, que o ECMWF não vê, o que condiciona e muito a análise, origina a formação de uma frente quente, fazendo lembrar os vários eventos de 2009/2010. O frio, que só existiria no extremo nordeste, manter-se-ia durante os primeiros momentos de precipitação. Soma-se a isto que tudo começa de madrugada, quando a temperatura à superfície é mais baixa. Há algumas hipóteses, caso exista mesmo esta depressão, de até em Bragança caírem alguns (ou muitos) flocos. A aguardar os próximos desenvolvimentos dos modelos.
Eu já estou de olhos postos é no dia 24... o GFS modela uma depressão em altura a vir de norte para sul e depois a atravessar o sul de Portugal(Algarve), algo que podia ser interessante! Talvez parecido com o que se passou em Novembro. Ainda é a muita distância mas prefiro sonhar com isso do que com o AA a perder de vista
Nova Run e mais do mesmo... AA sem perder de vista... até às 300 e tal horas... A ameaçar entrar em grande em 2012... 9 meses de Verão à espera do Inverno para isto... Completamente desmotivado e derrotado... A minha dose de hoje...
Não fiques desmotivado, a paciência é sempre recompensada de alguma forma!!!! O mês de Janeiro vai trazer elemento Branco tão desejado na tua zona (Serra da Padrela). Este ano todo o pessoal da Europa central e Sul tem se queixado do tempo ameno (Pouca neve nas principais instâncias de esqui da europa). Ainda vais ter oportunidade de ver o elemento branco nas freguesias vizinhas tal como travancas que conheço por lá ter passado. Um abraço.
A esta hora , à noitinha, em meados de Dezembro, do Cabo da Roca aos Urales a temperatura é positiva. Em Itália e nos Balcãs ,escandalosamente positiva. Mas que é isto? -Nada, nada. O Inverno ainda nem começou.