Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bons dias,

segundo o IM a chuva por vezes forte está de regresso aqui ao Norte no próximo sábado:

Previsão para sábado, 10 de dezembro de 2011

Céu geralmente muito nublado.
Períodos de chuva, por vezes forte no Minho e Douro Litoral,
passando gradualmente a regime de aguaceiros, que serão de
neve acima dos 1400 metros.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
temporariamente moderado (20 a 30 km/h) no litoral e soprando
moderado a forte (30 a 40 km/h) nas terras altas.
Pequena subida da temperatura mínima na região Norte.

Actualizado a 8 de dezembro de 2011 às 11:44 UTC

http://www.meteo.pt/pt/otempo/previsaodescritiva/

Boas possibilidades também de um bom nevão nas zonas mais altas, e em especial na Serra da Estrela, e nos picos do Gerês..:thumbsup::cold:

Precipitação prevista para as primeiras horas de sábado dia 10/12:

ECM:

510232011120800057.gif



GFS 6Z :

gfs248.png


:rain:
 


MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não me vou alongar muito, porque o essencial já foi dito, mas a previsão ou antecipação de que este seria um mês seco parece novamente ficar por terra...e ainda bem que assim o é...
Cautela nas previsões, quando se alongam em datas não se esqueçam que as probabilidade baixam muitissimo...
 

Paulo H

Cumulonimbus
Registo
2 Jan 2008
Mensagens
3,271
Local
Castelo Branco 386m(489/366m)
Concordo plenamente..aqui na zona Norte esta semana chuveu quase todos os dias e olho para os modelos e vejo que para a próxima semana vem mais chuva. Fazer funerais antecipados principalmente na metereologia penso que é de ter cuidado no que se diz e nas palavras que se utilizam, por mais que nos fundamentemos em modelos, que são apenas modelos. Leio postes de colegas do mês de Dezembro, que quem é de fora fica com a sensação que este mês e até o Inverno já está tudo dito....não sei se calhar é apenas uma sensação minha.

Atenção não é uma critica a ninguém, mas é o que me parece quando leio este tópico.
Uma coisa é dizer que vai ser assim outra coisa é dizer que poderá ser assim..como pode não ser.

A meteorologia é mesmo assim, as diversas variáveis e factores contribuem para a incerteza das previsões a mais de 5 dias e às vezes a tão só 2 dias.

Contudo, mês seco não significa ausência de precipitação! Tem a ver com quantidade de precipitação e temperatura, ou de forma relativa, pode ser caracterizado tendo por base as normais climatológicas.

Por ex, aqui em castelo branco se tiver chovido 20mm na primeira quinzena de dezembro, posso afirmar à vontade que se tratou de uma quinzena seca! Mas enfim, o mês de dezembro tem 31 dias, a ver vamos. :)
 

barbossa

Cirrus
Registo
4 Dez 2011
Mensagens
3
Local
Lisboa
Há muito tempo que ando á procura de algum site que tenha informações sobre a temperatura da água dos oceanos, pois na altura que estudei metereologia alguns valores surpreenderam-me e nunca mais encontrei isso. Alguém conhece algo?
 

Andre Barbosa

Cumulus
Registo
9 Dez 2011
Mensagens
253
Local
Porto
Olá a todos. Sou novo por aqui, apesar de já acompanhar este forum á algum tempo :)
Sou fanático pelo mau tempo (nao sei se é bom ou se é mau:D), trovoadas, etc etc.

Este fim de semana irei para Gouveia, Serra da Estrela.

Haverá possibilidade de apanhar neve ?

Cumps a todos, obrigado!
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Este fim de semana irei para Gouveia, Serra da Estrela.

Haverá possibilidade de apanhar neve ?

Consultado a página do IM:

sábado, 10 de dezembro de 2011

Céu geralmente muito nublado, com boas abertas na região Norte
a partir do meio da tarde.
Períodos de chuva, que poderá ser por vezes forte no Minho e
Douro Litoral até ao final da manhã, passando a regime de
aguaceiros gradualmente de norte para sul.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, baixando
a cota para 1400 metros ao longo do dia.

Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante oeste,
soprando moderado a forte (30 a 40 km/h) no litoral e forte
(40 a 50 km/h) nas terras altas.
Pequena subida da temperatura máxima em alguns vales e terras
baixas.


domingo, 11 de dezembro de 2011

Períodos de céu muito nublado.
Aguaceiros nas regiões Centro e Sul até ao final da manhã.
A partir da tarde, aguaceiros fracos no Minho e Douro Litoral.
Possibilidade de queda de neve acima dos 1400 metros.
Vento fraco (inferior a 15 km/h), soprando moderado (20 a 35 km/h)
de noroeste no litoral a sul do Cabo Espichel e nas terras altas
das regiões Norte e Centro.
Pequena descida da temperatura mínima na região Norte e pequena
subida na regiões Centro e Sul.


Acho que está respondido caro Andre Barbosa...
Um abraço e bem-vindo a este forum ;)
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Eheheheh :lol: Exacto... Eu quando explicitei apenas me referi à cota prevista :D

Altitudes MÉDIAS dos concelhos integrantes do Parque Natural da Serra da Estrela:

-Guarda 960 m;
-Manteigas 790 m;
-Gouveia 700 m;
-Covilhã 600 m;
-Seia 525 m;
-Celorico da Beira 475 m;

Abraço a todos
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Volta a arrefecer e volta a precipitação e isto anima:p

Para este fim de semana como já se disse, a precipitação esta de regresso, começando no NW nesta madrugada e espalhando-se pelo continente ao longo do dia de amanhã...sábado teremos chuva, fruto de uma pequena depressão em altitude...domingo será mais em regime de aguaceiro, que segue o mesmo sentido...vai "limpando" de norte para sul...

Depois, a chuva mais consistente só deverá aparecer na Quarta-feira, mas também não será por muito tempo, na Quinta já deverá ser um dia com bastante sol a sul, nublado ainda a norte...

Estranha parece-me ser a previsão de chuva durante toda a semana do IM para o Porto, não é nada disso que me parece nas previsões dos modelos, circulação zonal muito a norte ainda...apenas o NW será mais afectado, mesmo assim não tanto como se prevê parece-me...
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Volta a arrefecer e volta a precipitação e isto anima:p

Estranha parece-me ser a previsão de chuva durante toda a semana do IM para o Porto, não é nada disso que me parece nas previsões dos modelos, circulação zonal muito a norte ainda...apenas o NW será mais afectado, mesmo assim não tanto como se prevê parece-me...

Curioso, a mim não me parece assim tão estranho. pelo menos coincide com a previsão do ensemble do GFS.
Temos aquela frentes na 3afeira, depois temos (???) outra 16/17 e pelo meio penso que há a possibilidade de aguaceiros.

graphe_ens3_sum2.gif


O mesmo já não acontece em Lisboa.... e muito menos no sul do país...
pena, que achuva faz falta.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

A ondulação das temperaturas nesse diagrama mostra que a circulação zonal não está a latitudes assim tão altas como tem parecido. O norte do país vai levar com uma semana chuvosa e com alguns episódios de neve a cotas médias-altas (cerca de 1200 m).

Depois vê-se luz ao fundo do túnel. Tanto o ECMWF, como o japonês, provavelmente os mais afinados este ano a prazos mais distantes, metem uma entrada fria de norte, a evoluir posteriormente para nordeste, no fim de semana de 17/18. Já é a segunda vez consecutiva que o europeu vê isto, e mesmo a média dos ensembles já intuem algo de bom:

ECM1-216_dne7.GIF


ECM0-216_jet0.GIF


Média de ensembles:

EDM0-216_inr0.GIF


E começa-se a ver a possibilidade de alguma entrada de ar quente no pólo, a ver se a AO cai para valores mais interessantes. A 168 horas (atenção que isto é a média dos ensembles, a operacional ainda mostra isto com mais intensidade), no Alaska:

EDH1-168_ngw8.GIF


A 216 horas no Atlântico:

EDH1-216_bxt2.GIF


Na operacional, vê-se o VP quase a dividir-se, é "só" a depressão na Escandinávia intensificar-se um pouco, de modo a permitir a subida da dorsal na Sibéria, e não existir aquela depressão no Alaska a cortar a ligação da dorsal do Pacífico no círculo polar, ou a dorsal atlântica ser o suficiente forte para suster as depressões da Terra Nova e subir para a Gronelândia:

ECH1-192_mbm9.GIF
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Não vai para o tópico das saídas incomuns, porque neste momento já é mais ou menos consensual, variando apenas o cavamento da depressão. Seria uma ciclogénese explosiva muito perigosa, principalmente na Irlanda.

Às 102 horas, 1005 mbar, junto à Terra Nova:

gfs-0-102_kgl2.png


24 horas depois, 980 mbar (-25), a norte dos Açores:

gfs-0-126_kvt5.png


24 horas depois, 935 mbar (-45), um pouco a norte da Irlanda:

gfs-0-150_lyt1.png


O Europeu, não parece cavá-la tanto (mas atenção que só apresenta cartas de 24 em 24 horas), mas mete o centro mesmo sobre a Inglaterra:

ECM1-144_hbm4.GIF