Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Não vai para o tópico das saídas incomuns, porque neste momento já é mais ou menos consensual, variando apenas o cavamento da depressão. Seria uma ciclogénese explosiva muito perigosa, principalmente na Irlanda.

[/IMG]

Incrível a velocidade do vento que essa cliclogénese poderia (pode) trazer... se isto fosse em Portugal era uma autêntica catástrofe. Eles lá devem estar mais habituados, mas mesmo assim pode vir a ser muito perigoso, como dizes. A carta da próxima semana para lá é assustadora: Ventos médios de 110 km/h com rajadas até 140!

 


c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
Ninguém faz mais comentários?
Desculpem mas na semana que vem vamos ter a iso 0 a passar a ferro o continente, criando uma situação que a partir de 17/18 pode ser interessante.
(depois de 18 as previsõe ssão ficção cientifica).

realmente o gfs e o ecmwf têm saidas diferentes, principalmente com a posição do AA muiiito a norte no caso do gfs, mas ambos os casos podem causar uma descidazita de temperatura!
ou estou a ver mal?
 
M

Membro excluído 274

Ninguém faz mais comentários?
Desculpem mas na semana que vem vamos ter a iso 0 a passar a ferro o continente, criando uma situação que a partir de 17/18 pode ser interessante.
(depois de 18 as previsõe ssão ficção cientifica).

realmente o gfs e o ecmwf têm saidas diferentes, principalmente com a posição do AA muiiito a norte no caso do gfs, mas ambos os casos podem causar uma descidazita de temperatura!
ou estou a ver mal?

De facto a meu ver, claro, os modelos estão muito aquém do que todos nós desejamos para esta época do ano.

graphe_ens3_erd7.gif


Iso´s superiores a 5ºC em Dezembro? Se ainda fosse com muita chuva...! Caso pra dizer não gosto!
Geopotenciais que não desarmam, frio que não chega...
Expectuando estas situações de nevoeiro nem frio tivemos ainda!!! :( Espero estar errado :rolleyes: mas em termos de situações de entrada fria e húmida (é o que interessa) parece-me que este Dezembro estará arrumado.
Alguém se lembra como foi o Dezembro de 1997? Esse ano mágico!:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Estive a dar uma olhadela no GFS e realmente em relação ao frio as indicações não são as melhores...
Custa-me a acreditar que Dezembro vai perdurar sem uma entrada fria de NE e com o AA sempre em cima de nós, afastando a precipitação...mas é isso que o modelo mostra a partir de 4a feira para o continente, fora uma situação ocasional no dia 17 de Dezembro...
O ECMWF é mais benevolente para quem gosta do frio, no próximo fim de semana iso 0ºC bem presente por todo o país, mas o frio com força tarda em chegar...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Dezembro pode ser o mês mais seco de sempre no Algarve. Hoje nem 1 mm acumulou, e as expectativas quer GFS quer o ECM não é a melhor, mas este mês de Dezembro vai levar ao aumento da seca em praticamente todo o país. Mas ainda estamos no dia 10 e a partir do dia 20 pode haver mudanças senão este mês fica na história como um dos mais secos no Algarve. Mas tenho alguma esperança que isto mude, mais valia vir um temporal como a Irlanda vai ter isso sim haveria festa. :D:rolleyes:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Estive a dar uma olhadela no GFS e realmente em relação ao frio as indicações não são as melhores...
Custa-me a acreditar que Dezembro vai perdurar sem uma entrada fria de NE e com o AA sempre em cima de nós, afastando a precipitação...mas é isso que o modelo mostra a partir de 4a feira para o continente, fora uma situação ocasional no dia 17 de Dezembro...
O ECMWF é mais benevolente para quem gosta do frio, no próximo fim de semana iso 0ºC bem presente por todo o país, mas o frio com força tarda em chegar...

Nos últimos tempos só interessa o que está a bold. Ao contrário do que se passou nas últimas ocasiões em que os dois modelos divergiram, o ECMWF está bem mais interessante que o GFS. A ver se é de novo o Europeu a levar de novo a melhor, não que esteja particularmente excitante, frio seco e nada mais, mas é melhor que o GFS.

O CFS tem isto para prazos relativamente interessantes:

cfs-0-270_vft4.png


cfs-2-270_wfu8.png
 

ricardop120

Cumulonimbus
Registo
20 Jul 2009
Mensagens
3,245
Local
Viso, Viseu
boas malta!

bem e acho que para a semana vamos ter instabilidade, mas com uma pausa de um dia ou dois. ou seja:

amanha ainda teremos o efeito desta frente pelo menos ate ao meio dia, com aguaceiros fracos a moderados. depois a partir do meio dia ou meio da tarde, o ceu vai andar muito nublado, mas com algumas abertas principalmente nas regioes mais a sul. a norte se calhar nem sol vai haver...

as temperaturas nao deverao baixar muito, acho que se vao manter nos valores destes ultimos dias.
na proxima semana ate quarta feira andarao:
entre os 8ºC de minima 15ºC ou ate mesmo 18ºC de maxima no litoral
entre os 3 de minima e os 12ºC de maxima no interior

na segunda feira teremos a aproximação de outra frentezita muito parecida com esta, chuva fraca a moderada, sem vento ou com algum vento fraco, a partir da tarde no norte e espalhado-se as restantes regioes ao longo da noite.

quarta feira chuva fraca a moderada durante toda a manha e ate ao meio da tarde mas em especial no norte e centro, e tambem aguma coisa a sul.


Agora falando a longo prazo, na quinta feira e sexta feira penso que iremos ter uma tregua, com o AA a aproximar-se da PI, ai o ceu vai andar pouco nublado, mas poderao aparecer as nuvens altas e ais as temperatura minima principalmene no interior podrá chegar aos 0ºC se nao houver nevoeiros haverá de certo geadas...
e no sabado parece que vamos ter ali uma frentezita outra vez a aparecer mas que so deve afetar o norte do pais... portanto vamos aguardar as poximas runs! :thumbsup:
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares

Vejam as diferenças entre a das 12z (em cima) e a das 18z (em baixo), principalmente nos dias 18 e 19.

graphe_ens3_jdo5.gif


A run operacional sacou uma saída muito fria, com um segundo painel dominado por ventos de leste, com isos abaixo de 0ºC a 850 hpa. Amanhã de manhã veremos se a tendência se consolida para uma entrada fria e seca de leste na semana que antecede o Natal. Para já é importante que a depressão no Atlântico, a oeste dos Açores, interaja com o centro depressionário da Terra Nova, e faça ascender a dorsal:

gfs-0-168_ega5.png
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
As novidades dos modelos não são grande coisa, nem em termos de precipitação, muitos menos no que respeita a entradas frias...
A saída das 0h do ECMWF piora ainda as coisas, mas o anticiclone estendido na horizontal e não o faz subir praticamente nada, mantém-no quase estático aqui a oeste do continente, logo se a entrada sempre se confirmar...irá parar ao SE europeu...nomeadamente Itália, Grécia e Turquia...
O GFS que até tinha mostrado uma tendência ligeira de ir ao encontro da última saída do europeu, volta a retroceder...bem sei que a mais de 150h muita coisa pode mudar, mas para já o cenário não é o melhor...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,391
Local
Olhão (24 m)
Ainda falta tanto, mas pode ser isto que salve o mês de Dezembro no Algarve. Com a famosa cut-off no local exacto e que ali estaciona durante 2 dias.:rolleyes::D

9611253_QzALO.jpeg


Isto deveria estar na saída de sonho, mas é só a tendência para a última semana do mês, a tal que eu espero salve este mês de ser extremamente seco no Algarve.
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Ainda falta tanto, mas pode ser isto que salve o mês de Dezembro no Algarve. Com a famosa cut-off no local exacto e que ali estaciona durante 2 dias.:rolleyes::D
Isto deveria estar na saída de sonho, mas é só a tendência para a última semana do mês, a tal que eu espero salve este mês de ser extremamente seco no Algarve.
Eu só vejo lá isobaras entre 1015 e 1020 mbs:D
 

Jorge_scp

Nimbostratus
Registo
17 Fev 2009
Mensagens
1,255
Local
Casal do Rato (Odivelas)
Eu só vejo lá isobaras entre 1015 e 1020 mbs:D

O cavamento da depressão não é propriamente indicador da quantidade de chuva que vai cair! Há muitos casos em que chove mais com uma depressão de 1015 hPa que com uma de 980 hPa... os casos de vento severo é que estão mais relacionados com o cavamento das depressões.

No Algarve então, muitas vezes os melhores dias de chuva nem apresentam qualquer depressão à superfície, bastando uma em altitude (cut-off) para descarregar e bem. Nesses casos podemos ter até mais de 1020 hPa à superfície!
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,173
Local
Setúbal
Pois eu cá não vejo nada de promissor nos modelos nem a longo prazo infelizmente!! tinha dito que a primeira quinzena estava perdida e assim foi veríamos a segunda quinzena pois já começo a ver a segunda quinzena igual a primeira ou seja este mês muito dificilmente não entra para a historia como um dos Dezembro mais secos pelo menos no centro/sul!! mas enfim espero por alguma surpresa que vejo difícil.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boa tarde,

Sabendo-se aquilo que os modelos prevêem para os próximos 15 dias .... alguém pensa que o padrão possa mudar lá mais pro final do mês ou inicio de Janeiro ?????

Por aqui já começa a fazer "casca" á cima da terra !!