Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2011

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
:huh:
A grande questão que se deve colocar é:

com que antecedência vão os modelos prever a quebra deste ciclo que se avizinha?

Note-se que os modelos não têm.... propriamente... andado muito afinados, como já foi aqui referido e mais uma vez falharam na previsão de chuva para o sul do país (sei que posso estar a ser um pouco injusto, reconheço que modelar a pp é dificil mas pareceu-me mais um falhanço).

O facto de se ver AA até perder de vista não quer dizer que ele se verifique, se os modelos têm falhado a menos de dois dias que relevância têm nas previsões para além do Natal? Na minha opinião... nenhuma.

E a quem fez referência às previsões sazonais: elas estavam bem enganadas pois colocavam uma anomalia negativa de precipitação no centro-norte de portugal, é certo mas com uma anomalia bastante ligeira! e penso que a anomalia será bem forte.

Para além de desejar uma boa discussão:thumbsup: sobre estes tópicos desejo fortemente que este tópico não se transforme num longo muro de lamentações. :pray:

bernardino
 


cornudo

Cirrus
Registo
25 Out 2011
Mensagens
34
Local
santarem
Durante a próxima semana vai haver uma subida da temperatura máxima e uma descida da temperatura mínima, dia 22 e 23 a máxima chega mesmo aos 19/20 ºC, enquanto a mínima andará por volta dos 5ºC.

Nem do ano da seca em 2004, Dezembro foi tão seco como este. Os modelos de previsão sazonal estão mais que certos, ela aí está a tão indesejada seca.

Já agora, tenho saudades das votações onde andam elas, que eu quero votar em 0 mm em Janeiro, se Dezembro foi assim, Janeiro vai ser pior, pelo menos no sul acredite numa repetição de Janeiro de 2005. Porque os modelos colocam Janeiro bem seco. Podem chamar-me pessimista, mais vale ser pessimista do que sonhar muito alto e acabar desiludido.

Como é possivel afirmarem que o janeiro vai ficar a zero de chuva' Porfavor não tirem a qualidade que este forum tem pois assim tambem é de mais e dá uma má imagem aos visitantes ! Desculpem mas eu tinha de dizer isto!
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
:huh:
A grande questão que se deve colocar é:

com que antecedência vão os modelos prever a quebra deste ciclo que se avizinha?

Note-se que os modelos não têm.... propriamente... andado muito afinados, como já foi aqui referido e mais uma vez falharam na previsão de chuva para o sul do país (sei que posso estar a ser um pouco injusto, reconheço que modelar a pp é dificil mas pareceu-me mais um falhanço).

O facto de se ver AA até perder de vista não quer dizer que ele se verifique, se os modelos têm falhado a menos de dois dias que relevância têm nas previsões para além do Natal? Na minha opinião... nenhuma.

E a quem fez referência às previsões sazonais: elas estavam bem enganadas pois colocavam uma anomalia negativa de precipitação no centro-norte de portugal, é certo mas com uma anomalia bastante ligeira! e penso que a anomalia será bem forte.

Para além de desejar uma boa discussão:thumbsup: sobre estes tópicos desejo fortemente que este tópico não se transforme num longo muro de lamentações. :pray:

bernardino

Há demasiada coincidência entre os vários modelos, prevendo um padrão de anticiclone sobre a PI, com a circulação depressionária muito afastada. A não ser alguma cut-off a aparecer, não vejo qualquer hipótese de voltarmos a ver chover antes do fim do ano. E eu fui daqueles que me insurgi em outubro contra todos os profetas da desgraça, porque nessa altura, via-se que o padrão estava na iminência de mudar. Agora não.

Quanto a janeiro, logo se vê, nenhum padrão dura o inverno inteiro. Não nos devemos esquecer que no final de novembro grande parte do país estava num cenário de "chuva", somente o litoral norte e o barlavento algarvio estavam em seca ligeira, pelo que dá perfeitamente para suportar um mês de dezembro historicamente seco, e até um janeiro fraquinho, desde que os meses vindouros cumpram minimamente.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Este padrão é estavel...tem a ver com a La niña e com outros fenomenos que interagem com a organização da circulação Atmosférica.
Neste momento essa organização leva a que estejemos a ser influenciados maioritariamente pelo AA, e á medida que o padrão estabiliza é normal que se torne bastante dificil fugir a este cenário.

No entanto, a partir de Fevereiro espera-se o enfraquecimento da La niña, que conjugado com o inicio da estação de transição vai levar a um periodo mais instavel...é nessa fase que acho que vamos ter bastante instabilidade, e até algum episodio de frio com neve talvez em Março ou Abril.
Espero por uma Primavera instavel com temperaturas um pouco abaixo da média, e é de salientar que em anos La niña, este padrão de Invernos secos e Outonos/Primaveras humidos é recorrente.

Para já é esta a minha ideia..a Primavera vai compensar o Inverno fraco, mas é importante dizer que é muito dificil retirar ideias e padrões assim a varios meses..há sempre uma margem de erro grande..;)
 

frederico

Furacão
Registo
9 Jan 2009
Mensagens
10,319
Local
Porto
Como é possivel afirmarem que o janeiro vai ficar a zero de chuva' Porfavor não tirem a qualidade que este forum tem pois assim tambem é de mais e dá uma má imagem aos visitantes ! Desculpem mas eu tinha de dizer isto!

O comentário do algarvio não foi lançado à toa. Tem sustenção, pois os modelos de previsão a longo prazo apontam para um Janeiro seco a muito seco.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Falar em vão ou opinar sem fundamentos não me parece nada bem...para isso chegam bem os meios de comunicação social:lol:

Já se está a falar de Janeiro e ainda nem dia 20 de Dezembro é, para os mais pessimistas o ECMWF já está a modelar para dia 26/27 uma entrada tímida, mas que a meu ver poderá ser o início do Inverno ou a mudança do padrão seco que maioritariamente se tem afirmado...
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,192
Local
loule-caldeirao
Pessoal..após intensa pesquisa e análise de modelos tou em condições de afirmar...que para o ano de 2012 vai chover! não sei quando mas vai:lmao:

Agora a sério...este ano já não parece vir nada a não ser sol e dias amenos em alguns locais com noites frias.
Mesmo assim, e nunca se sabe, pode vir alguma mudança mas só lá mesmo para o fim o ano, ou seja, a mais de 192h que é quando os modelos deixam de ter fiabilidade alguma e perdem-se completamente. De resto a modelação de um "anti-ciclone" é sempre mais segura do que a de um "ciclone", por isso até as 192 h acredito que a previsão está feita.
Quanto a Janeiro ninguém sabe..mas estes padrões de bloqueio durarem 2 meses ou mais não é de todo fora do normal, mas não acredito num mês de Janeiro assim tão seco como Dezembro, seria mau demais. Ainda assim termos um Janeiro abaixo da média com o AA a pairar aqui nas redondezas é uma grande possibilidade, até porque as sazonais não estão a nosso favor. Mas também ninguém não me diz que possa surgir uma cut-off e fazer 100mm em dois dias com AA a predominar o resto do mês.
Enfim é a meteorologia!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,192
Local
loule-caldeirao
Já se está a falar de Janeiro e ainda nem dia 20 de Dezembro é, para os mais pessimistas o ECMWF já está a modelar para dia 26/27 uma entrada tímida, mas que a meu ver poderá ser o início do Inverno ou a mudança do padrão seco que maioritariamente se tem afirmado...

Sim também já vi essa entrada a mais de 192h. Resta-nos acompanhar os modelos e ver se o ECMWF regride ou se o GFS acompanha essa previsão. Para já o GFS mete AA a perder de vista. Esta previsão a 192h parece-me fiável, agora a mais de 192h, e como já referi, já não acredito tanto, daí ser possível uma mudança antes mesmo do fim do ano, nem que seja umas nuvens no céu:)
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,832
Local
VALONGO
boa noite!
n se vislumbra nada de especial nos modelos...resta aguardar,creio que nao me lembro de uma passagem de ano sem neve em qq serra portuguesa mas tb uma coisa e certa estamos a ficar mal habituados pois tanto o ano de 2009 como 2010 tivemos episodios de bastante frio como neve a cotas baixas..

resta aguardar mas começo a ficar bastante pessimista tanto para este inverno como para o proximo verão!:(
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não acho que devam desesperar, 1º porque já todos experienciamos invernos não tão rígidos (e diga-se que nem o Inverno chegou) e faz parte da dinâmica terrestre...não há anos iguais...2º porque parece que o GFS vai de encontro à saída do ECMWF e para dia 27 começa já a modelar qualquer coisa...para já parece ser uma depressão em altitude, a última que aqui passou surpreendeu toda a gente com o acumulado que trouxe...
Vamos seguindo os modelos...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Bons dias.

Nas proximas 12 a 24h, uma pluma de ar de origem tropical vai-se espalhar por Portugal continental, e até dia 26 deverá continuar a influenciar o estado do tempo, mantendo-se esta massa de ar quente integrada na circulação do AA.





Uploaded with ImageShack.us



Em altura devido á forte subsidencia espera-se que a massa de ar seja seca e tambem quente, com valores aos 850hpa proximos a 15ºC no sul.

Este perfil estratificado, aliado ás longas noites, pode originar nevoeiros mais significativos nos vales abrigados e em algumas bacias hidrograficas do Sul do pais, mas só se espera que o nevoeiro pressista ( segundo o WRF e o ALADIN), nos vales mais abrigados do interior norte e centro.

De modo geral teremos uma subida da temperatura, tanto a minima como da maxima, embora a ocorrencia relativamente imprevisivel de nevoeiros possa alterar este cenario localmente, levando a dias frescos e noites não demasiadamente frias mas humidas.

Tendo em conta que maior parte dos modelos antevê uma circulação de N sobre o pais, é possivel que os nevoeiros não atingam Lisboa nem o litoral, embora baste uma circulação mais a leste para arrastar estas nevoas para o litoral.

A partir de dia 27 teremos uma mudança do estado do tempo, com a entrada de ar mais seco.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
As perspectivas depois da análise dos dois modelos principais, o GFS e o ECMWF, não são nada animadores...recuo na cut-off e parece que a tendência é cada vez mais a manutenção deste padrão seco e temperaturas relativamente amenas para a época em que estamos...
 

Z13

Cumulonimbus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
3,042
Local
Bragança - 690m
Observo o GFS até ás 384h e só vejo temperaturas positivas a 850hPa....:sad:

:suicidio:


:angry: isto só pode ser uma manobra da Troika, para diminuirmos a importação de gás e petróleo....