Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2012

vegastar

Cumulus
Registo
28 Set 2007
Mensagens
230
Local
Porto
Estou com curiosidade acerca do enchimento da albufeira do alto lindoso. Hoje está nos 24% de capacidade, mas o caudal afluente está a aumentar rapidamente.

albuf.php
 


MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Estou com curiosidade acerca do enchimento da albufeira do alto lindoso. Hoje está nos 24% de capacidade, mas o caudal afluente está a aumentar rapidamente.

albuf.php

onde conseguiste essa informação? procurei no site da edp mas nao consegui.
 
Registo
17 Ago 2012
Mensagens
116
Local
Mafra
wundermap


Pareve vir aí MUITA chuva... :rain::rain::rain:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Bem este evento a partir desta tarde agora vai começar a diminuir de intensidade .....alguém arrisca previsão para os próximos dias?
Pelo que vejo pelo menos aqui para o Burgo a chuva vai ser quase uma constante nos próximos dias. Amanhã vamos ter um pequeno interregno ( mas com possibilidade de alguma precipitação ) mas Domingo e Segunda está de volta.
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,937
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
E como a precipitação de hoje não chega:

igXDB.jpg


Parece que os próximos 10 dias serão ligeiramente molhados:rolleyes:
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Mais chuva no NW e porções do litoral centro, nomeadamente serras litorais a norte do maciço de Montejunto, no Domingo, que poderá ser forte e perssistente pela manhã.

Provavelmente mais um dia com risco de inundações dispersas..
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,400
Local
Olhão (24 m)
Pelo Algarve, diria que se tiver mais 30 mm até ao final do ano, será uma sorte, basta ver o GFS da run das 12, levamos com o AA sempre ao pé. Logo, este mês nem 50% da média terá no Algarve, sei que ainda falta a 2ª quinzena toda, mas neste momento, não vejo nada de especial no sul. Só voltará a chover no Algarve em condições quando houver cut-off's.

Tanto o Algarve, tal como a Madeira estão fora de rota. Só hoje, existiu estações onde choveu mais ou igual ao mês todo de Novembro no Algarve. Depois, de um Novembro super animado e excitante aqui pelo Algarve, agora é a pasmaceira total. Talvez Janeiro seja diferente, porque não acredito que venha algo mais para este mês.

No Minho, este mês poderá acabar com precipitações entre os 400 a 500 mm nalgumas zonas. :).
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
O ECMWF propõe mais um par de frentes com boas descargas no centro e norte. Seria importante que chegassem vivas a Castela-Leão para que o escoamento durasse para lá das próprias chuvas. 17, 20 e 24 promete voltar a chover com intensidade.

Pelo Algarve, diria que se tiver mais 30 mm até ao final do ano, será uma sorte, basta ver o GFS da run das 12, levamos com o AA sempre ao pé.

A frente da véspera de natal parece-me chegar em boas condições a todo o país. Dá ideia de ser um natal à chuva.
 

MSantos

Moderação
Registo
3 Out 2007
Mensagens
10,644
Local
Aveiras de Cima
E como a precipitação de hoje não chega:

Parece que os próximos 10 dias serão ligeiramente molhados:rolleyes:

Pois, parece que sim, mas apenas ligeiramente :lmao: :rain:

Aqui para o Nordeste também devemos ter dias molhados mas não com a intensidade daí.
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,190
Local
loule-caldeirao
O ECMWF propõe mais um par de frentes com boas descargas no centro e norte. Seria importante que chegassem vivas a Castela-Leão para que o escoamento durasse para lá das próprias chuvas. 17, 20 e 24 promete voltar a chover com intensidade.



A frente da véspera de natal parece-me chegar em boas condições a todo o país. Dá ideia de ser um natal à chuva.

Parece-me que será a nossa próxima aposta mas não confio em frentes de Noroeste. Venha a época das cut-off´s...
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Parece-me que será a nossa próxima aposta mas não confio em frentes de Noroeste. Venha a época das cut-off´s...

Ainda é muito preliminar, mas tenho andado a ver o padrão global nos ultimos dias, e acho que para Janeiro vai haver uma grande mudança, desta zonalidade, para uma situação mais complexa, que poderá, caso as coisas corram bem, dar num padrão mais humido no sul e na Madeira.
 

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
Sete distritos em alerta laranja devido ao mau tempo
Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa mantêm-se, este sábado, em alerta laranja devido à previsão de fenómenos meteorológicos invulgares, avisa o Instituto de Meteorologia.

Que significa fenómenos invulgares?????

Queda de neve em cotas baixas??