Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Pelo Algarve, a chuva não será muita ( cerca de 10 a 20 mm talvez), mas o vento previsto para a noite da consoada segundo o GFS terá rajadas entre 80 a 85km/h por volta das 22 horas, não admiro se alguma rajada atingir os 100 km/h.

Stormy consegues me trocar a parte do vento por muidos(km/h):unsure:

Para dia 25 vejo condições para rajadas na ordem dos 100km.h, talvez um pouco mais em alguma célula mais forte.
Hoje dia 24, as condições estão favoráveis a valores de 110-130km.h de rajada maxima...valores na ordem dos 100km.h deverão ser algo frequentes.

Pelo Algarve, a chuva não será muita ( cerca de 10 a 20 mm talvez), mas o vento previsto para a noite da consoada segundo o GFS terá rajadas entre 80 a 85km/h por volta das 22 horas, não admiro se alguma rajada atingir os 100 km/h.

Para não variar, vamos apanhar com o "restos"! eheh! A precipitação deverá andar à volta desses valores que referes, nada de mais. O vento é que poderá ter algumas rajadas mais interessantes... agora o Norte e Centro é que terão que ter atenção, que a situação vai ser bem activa!

• Gosto
Reactions: Mário Barros
Para dia 25 vejo condições para rajadas na ordem dos 100km.h, talvez um pouco mais em alguma célula mais forte.
Hoje dia 24, as condições estão favoráveis a valores de 110-130km.h de rajada maxima...valores na ordem dos 100km.h deverão ser algo frequentes.

Boa noite Caro stormy,

Achas exagerado os valores que comentei durante o dia: rajadas de vento até 160-170 km/h na Irlanda e Escócia ou é possível?

Cmps.

Boa noite Caro stormy,

Achas exagerado os valores que comentei durante o dia: rajadas de vento até 160-170 km/h na Irlanda e Escócia ou é possível?

Cmps.

Acho possível sim, claro.
Os modelos dão valores perto dos 150km.h, a contar com efeito convectivo naquelas células é bem possível teres rajadas isoladas algo acima desses 150km.h:thumbsup:

• Gosto
Reactions: VitorBaia
Para não variar, vamos apanhar com o "restos"! eheh! A precipitação deverá andar à volta desses valores que referes, nada de mais. O vento é que poderá ter algumas rajadas mais interessantes... agora o Norte e Centro é que terão que ter atenção, que a situação vai ser bem activa!

Boa noite Caro ecobcg,

Na vizinha Galiza já se regista valores bem interessantes (rajada máxima de vento) Atualização: 0H20 UTC

Lardeira: 139.9 km/h (Ourense - Interior)
Muralla: 136.5 km/h (Corunha - Faixa Atlântica)
Punta Candieira: 133.5 km/h (Corunha - Faixa Atlântica)
Malpica: 124.8 hm/h (Corunha - Faixa Altântica)

Cmps.

• Gosto
Reactions: ecobcg
As previsões de neve para dia 25 estão a melhorar a olhos vistos, quer em quantidade quer em cota. Agora já admito que possa acumular nos 900 a 1000m no final da tarde e possa cair misturada aos 800m.
Esperemos que amanhã as previsões se mantenham sem grandes alterações, ou então que baixe mais a cota.
Quanta á chuva e vento para hoje é certo que vai fazer estragos. Espero bem que se fique só por umas árvores arrancadas, mas temo que possa ir além disso.

https://www.facebook.com/MeteoVBaia
http://clubevertical.org/index.php/areadevoo/meteo
http://www.bombeiros.pt/

Concordo Vitor Baia,
as minhas expetativas é de neve acumular a partir 900/1000 metros e cair misturada a 800 metros.
Ou seja cairá neve na Guarda, Montalegre e todas as serras altas do norte e centro
eu vou passar a consoada numa aldeia da beira alta que fica a 750 metros
acha que vou ver alguma coisa? o mais certo é ser misturada.
obrigado!
Bom natal!

quarta feira da parte da tarde podemos ter perfeitamente cotas a rondar os 700 M aqui pelo norte...

geres amarela peneda cabreira alvao marao larouco certamente ficaram pintadas de branco continuo na duvida se poderá nevar em bragança...esta no limite...

Atenção à forte agitação marítima! Hoje passar pela marginal vai ser divertido..:D

qXjj3MR.png

E ainda agora começou...estou para ver o vento brutal que aí vem!