Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Mário Barros

Furacão
Registo
18 Nov 2006
Mensagens
12,603
Local
Maçores (Torre de Moncorvo) / Algueirão (Sintra)
E é isto assim, lá vai passando pelo norte e vem a caminho do sul.

1qs5bwx_QC3s_PS.jpg
 
  • Gosto
Reactions: david 6


stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::Analise de mesoescala::::

Segundo a rede WU/IPMA uma área de convergência/frontogenese extende-se entre o sul da Galiza e a região de Aveiro/Coimbra, com dewpoints em queda.

Ao longo desta área mais convecção deverá surgir nas próximas horas.

A atenção vai neste momento para uma linha pré-frontal que se coloca na dianteira da área frontal, neste momento entre a Nazaré e Coimbra.

A previsão do GFS12z para as próximas 12h diagnostica um forte low level jet com 110-120km.h aos 950hpa.
Em altura circulação de W até mais de 90-100kts aos 500hpa por cima da linha com orientação NE-SW é favorável á génese de algumas estruturas em arco com possibilidade de rajadas severas e alguma arcus cloud capaz de gerar um tornado.

Topos convectivos de -40/-50ºC indicam convecção algo vigorosa, CAPE de apenas algumas centenas de J/Kg está a ser estimulado por um padrão sinóptico caracterizado por forçamento dinâmico intenso.

Tudo aponta para que esta linha mantenha intensidade...um campo de vorticidade aos 850hpa desenvolve-se em resposta á forte ascenção de ar e deverá propagar-se para SE desde a região da Estrela até Caceres.

Na extremidade W da área de vorticidade a convergência deverá acentuar-se, permitindo eventualmente a intensificação da convecção.

Por este motivo lanço um nível de situação particularmente perigosa para a região litoral Centro e partes do Alentejo até ás 20h.

Rajadas de 100-130km.h e precipitação excessiva deverão ser os principais riscos associados.


wvFEA2D.png
 
Editado por um moderador:

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
17h----21h


A linha convectiva mostra sinais de intensificação, topos convectivos <-50ºC e uma apresentação saudável no radar, assim como observações da rede WU que mostram uma advecção quente e húmida pelo vale do Tejo, com convergência incrementada, bastam para a expansão para SE do polígono de situação particularmente perigosa.

Segmentos convectivos capazes de gerar rajadas de até 130km.h e precipitação excessiva deverão ser o mais relevante, embora haja algum potencial tornadico no vale do Tejo/Alentejo devido ao forte shear rotacional no 1ºkm.

ANpbHxL.png
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Bom, mas afinal vem aí o pós-frontal ou mais uma parte da frente? Já vi aqui escrito as duas coisas. Eu acho que é o pós-frontal, já que tenho relatos que no porto estava a granizar.:huh:
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,939
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Bom, mas afinal vem aí o pós-frontal ou mais uma parte da frente? Já vi aqui escrito as duas coisas. Eu acho que é o pós-frontal, já que tenho relatos que no porto estava a granizar.:huh:

Aqui no Porto já estamos em pós frontal, descida significativa de temperatura e vento agora de WNW..:rain:

Caiu um fortíssimo aguaceiro há momentos, foi de granizo em certas zonas e acompanhado de trovoada :trovao: :cold:
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
A que horas chega aqui a vila real, alguém sabe me dizer?
A frente já passou, agora entramos em regime pós-frontal... Esperam-se aguaceiros por vezes fortes, granizo e trovoada, mas é impossivel de saber exactamente a que horas... Podes ir seguindo o fórum e o radar para acompanhar a evolução do estado do tempo :thumbsup:
 
  • Gosto
Reactions: Hermano1x

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
"Frente Fria" não será o termo mais correto !
Neste momento estamos em regime de Pós-Frontal , o ar frio começa a entrar gradualmente :)

Boas:cold:

Segundo a ultima saída do GFS, o inicio de janeiro poderá ser interessante em relação á neve...e já tem seguido essa tendência já há tempo.
Depois de uma madrugada, manha e tarde tempestuosas, espera se para já a dita neve acima dos 800/1000 metros:D
O inverno chegou !!

Bom Natal a todos os forenses