Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

LousadaMeteo

Cirrus
Registo
1 Dez 2013
Mensagens
85
Local
Lousada
Boas:cold:

Segundo a ultima saída do GFS, o inicio de janeiro poderá ser interessante em relação á neve...e já tem seguido essa tendência já há tempo.
Depois de uma madrugada, manha e tarde tempestuosas, espera se para já a dita neve acima dos 800/1000 metros:D
O inverno chegou !!

Bom Natal a todos os forenses

Exato essa tendência mantem-se e neste momento o gfs modela um cenário estupendo para o dia 5 e 6 de Janeiro mas daqui até lá :huh:
 


invent

Cumulus
Registo
2 Dez 2012
Mensagens
243
Local
Viseu - Penalva do Castelo (450m)
O radar do IPMA já está novamente operacional, fica a última atualização...
3in4.png
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
::::Analise de mesoescala:::::

A linha convectiva cruza o baixo Alentejo.

O GFS18z simula até 100km.h de low level jet aos 950hpa, e um pequeno impulso/short wave a aproximar-se de W nos níveis altos, com uma área associada de forçamento dinâmico.

Em resposta a linha parece voltar a activar-se, com topos até -40ºC,e reflecitividades mais robustas, igualmente a velocidade de progressão aparenta ter diminuído.


Nas próximas 2-3h deveremos ter uma situação caracterizada por convecção pontualmente severa em boa parte do Algarve, com capacidade de gerar rajadas >100km.h e precip localmente excessiva.


DAX18xz.png
 
Última edição:
  • Gosto
Reactions: CptRena

cardu

Nimbostratus
Registo
25 Nov 2008
Mensagens
712
Local
Tomar e Arganil
bom dia, sábado vou passear até Montalegre. Será que nesse dia vai nevar muito para aquela região?

Eu gosto de neve mas detesto conduzir nessas condições

Feliz Natal
 

joselamego

Super Célula
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
7,596
Local
Gondomar (105 metros alt)
Estive a última saída do GFS e já ontem dava o mesmo, parece que a partir do dia 5 janeiro poderá vir neve a cotas muito baixas. Vamos acompanhar os próximos dias e ver se de facto o mesmo irá acontecer.
Vai ser um ínicio de janeiro excelente!!!!
 

Brito

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
208
Local
Viseu
Estive a última saída do GFS e já ontem dava o mesmo, parece que a partir do dia 5 janeiro poderá vir neve a cotas muito baixas. Vamos acompanhar os próximos dias e ver se de facto o mesmo irá acontecer.
Vai ser um ínicio de janeiro excelente!!!!

Esta a ser adiado a cada run do GFS....mas a tendência continua la :thumbsup:
 
M

Membro excluído 274

Parabéns AEMET, viram o que mais ninguém viu! Cota 600m ou até menos! Eu próprio não acreditei. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sempre me guiei por estes senhores, desde sempre que do antigo IM só saiam disparates em relação à cota de neve se bem que hoje em dia considero que estejam menos disparatados que há alguns anos atrás.

AEMET: OK
METEOGAL: KO
IPMA: KO

Lição do dia: A temperatura a 850hpa e 500hpa são importantes mas não são tudo!
 

manganao

Cumulus
Registo
16 Dez 2010
Mensagens
209
Local
Caldas da Rainha
estive a ver o site do ipma dão chuva na noite da passagem de ano para lisboa estava a pensar em ir ao terreiro do paço , confirmam que é forte a possibilidade de chuva nesta noite?
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,007
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Parabéns AEMET, viram o que mais ninguém viu! Cota 600m ou até menos! Eu próprio não acreditei. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sempre me guiei por estes senhores, desde sempre que do antigo IM só saiam disparates em relação à cota de neve se bem que hoje em dia considero que estejam menos disparatados que há alguns anos atrás.

AEMET: OK
METEOGAL: KO
IPMA: KO

Lição do dia: A temperatura a 850hpa e 500hpa são importantes mas não são tudo!

Que achas que influenciou para ter um dia assim?
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Parabéns AEMET, viram o que mais ninguém viu! Cota 600m ou até menos! Eu próprio não acreditei. :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Sempre me guiei por estes senhores, desde sempre que do antigo IM só saiam disparates em relação à cota de neve se bem que hoje em dia considero que estejam menos disparatados que há alguns anos atrás.

AEMET: OK
METEOGAL: KO
IPMA: KO

Lição do dia: A temperatura a 850hpa e 500hpa são importantes mas não são tudo!

Bom dia Caro Flaviense21,

A temp850 e temp500 não podem ser os únicos indicadores para prever uma cota de neve e tiveste ontem a prova disso, eu já tinha comentado isso na 2a Feira com o nosso colega Aristocrata de Paços De Ferreira. Fico contente de ver que houve neve (100%) a menos de 700m nas tuas redondezas. :thumbsup:

O elemento branco chegou tarde às montanhas do Norte mas chegou na altura certa. A final de contas costuma-se dizer que natal sem neve é como Paris sem torre Eiffel. :p

Cmps.