Então, o GFS vai atrás do ECM, o ECM tem sido o melhor modelo enquanto o GFS anda em 4º lugar no ranking dos modelos. http://www.emc.ncep.noaa.gov/gmb/STATS/html/new_acz5.html Basta ver que o GFS, 1º colocava precipitação a partir do dia 8, ontem já era a 11, hoje já vai a 12 ou seja, a precipitação no GFS está sempre a ser adiada e sempre no 2º painel e enquanto assim for, por mais que venha a mudança ela está sempre longe, só quando ela tiver no 1º painel a 100 horas, aí talvez tenha motivos para ficar mais contente assim vamos continuar com tempo seco e frio. É essa a análise que eu tiro dos modelos, e confio muito mais no ECM do que no GFS. A run das 00 do GFS hoje colocava mais de 80 mm para aqui, enquanto a da saída das 12 retirou a precipitação praticamente toda e nem os ensembles vêem nada de extraordinário até dia 15.
boas pessoal este anticiclone não nos larga, ora mais a norte ora mais a sul... e as previsões nada boas mais para a frente, é sempre AA e a iso 0 bem longe assim como as baixas pressões La para meados de janeiro o padrao deve-se alterar, e com isso, traga a tao desejada chuva e quiçá alguma neve a cotas baixas estou confiante
Boas, de facto as coisas já estiveram bem melhores, o GFS está a adiar e retroceder na precipitação, penso que acabará por seguir o ECMWF, talvez a mudança anunciada pelo GFS não seja já para a semana...vamos ver como as coisas evoluem.. Uma coisa parece certa, este tempo seco deverá manter-se por mais uns 10 dias pelo menos...não só por cá, mas também numa boa parte da Europa..
Sim é verdade , o tempo seco que cá se faz sentir é comum a grande parte da europa ocidental , tirando algumas exceções , já a europa de leste é que se safa . assim que o anticiclone mudar de posição será a nossa vez.
Acho que o temporal da próxima Sexta-feira na Alemanha, Dinamarca e Polónia vai dar que falar. Já que por cá a neve teima em não aparecer, sempre podemos invejar a dos outros. https://www.facebook.com/MeteoVBaia
Mais um dia passa e as previsões na mesma, Portugal e isto temos uma posição geográfica de excelência, sempre tudo muito tranquilo e nada de extremos violentes, raras as exceções
GEM é o único modelo que vê as altas pressões a subir para a escandinávia parece pouco provável depois das saídas dos dois grandes mas não esqueçamos que este é também um modelo com muito acerto, as diferenças entre o europeu e o gem estão ás 120h num maior cavamento da depressão por parte do GEM que desce para o leste europeu e que arrasta mais ar frio abrindo espaço para o Ant. subir de latitude.
O ECM segue o seu caminho bem certinho, enquanto o GFS coloca delírios que não tem qualquer lógica e no fim segue sempre o ECM. Só quando existir algo consistente no 1º painel e a 120 horas aí talvez consigamos ver a luz ao fundo do túnel, mas neste momento, estamos no túnel e nem a luz ainda vemos. Para o fim de semana, parece-me que vamos ter nova descida de temperatura, o vento vai continuar moderado de leste e não estou a ver fim à vista para esta lestada toda, se fosse no Verão era uma verdadeira torradeira. Até dia 20, vai ser difícil ocorrer precipitação em Portugal Continental.
Nesta saída o GFS começa logo a inventar a partir do fim do 1º painel, o bloqueio começaria a ceder, a começava a chover pelo sul como é normal nesta situações avancando para norte. Talvez dadas as circunstâncias devesse postar nas saídas de sonho... pois este pesadelo parece não ter fim, mas dado que a menos horas só dá anticiclone... sempre dá algum movimento ao tópico.
Sinto muito mas nas últimas 2 saídas do GFS... nem uma mísera "mancha" de precipitação a atingir PT continental enre as 0 e as 384h... sinóptica absolutamente igual nesse período, anticiclone sem fim centrado no mesmo local... tchau pessoal, volto a passar aqui pelo tópico daqui a umas 3 semanas...
O Anticiclone que se deverá instalar no Continente Europeu será muito forte com pressões acima dos 1040, e Geopotencial bastante alto, o que garante desde logo uma presença de vários dias nessa zona, e por outro lado a extensão em crista até aqui, inibe qualquer aproximação de depressões. Para além disso o Vortice Polar está muito forte no momento, e portanto as depressões que existam tendem sempre em "rodar" em volta dele, não mergulhando para sul. Não obstante isso sempre pode surgir alguma cut-off, como aquela que tem pairado sobre a Madeira e Açores. Portanto em resumo o padrão nos próximos tempos deverá se manter o tempo seco e frio (mais duvidoso), porque ainda não se sabe se vamos ter corrente de leste ou de sul(sueste).