Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2013

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Duarte Sousa 1 Dez 2013 às 11:24.

  1. Charlie Moreira

    Charlie Moreira
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    5 Dez 2006
    Mensagens:
    2,168
    Local:
    VALONGO
    grande tédio este tempo..+360 horas e nada na manga!!
    so espero que o janeiro seja um mês em grande com muitas surpresas!
     
  2. Aurélio

    Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    23 Nov 2006
    Mensagens:
    4,335
    Local:
    Faro
    Pois é parece que Quinta e Sexta podemos morrer na praia pois não é fácil a precipitação sobreviver a cerca de 1025 Hpa de Pressão, mas como se trata de um equilibrio de forças pode ser que ainda possamos sorrir, mas aconselho a rever as espectativas em baixas, porque mesmo que chova o mais provável será sobreviver somente no litoral não conseguindo chegar ao interior !
     
    Névoa gostou disto.
  3. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,807
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Já pra não falar que a chover algo é no sul, enfim faz já 1 mês que não cai uma gota de água aqui, está tudo seco..
     
  4. Mário Barros

    Mário Barros
    Expand Collapse
    Furacão

    Registo:
    18 Nov 2006
    Mensagens:
    12,501
    Local:
    Cavaleira (Sintra)
    Toda esta situação só acaba quando uma mega depressão vier na nossa direcção e dela só restar apenas uma chuvita até lá vamos comer com este tipo de tempo. Este padrão está colado, e quanto mais o tempo passar mais colado está, vai ser difícil de romper mas não impossível. Por vezes quando essa mesma depressão está em aproximação o anticiclone ainda se adensa mais por motivos de compensação por tanto isso torna tudo ainda mais difícil, tem que nos sair um jackpot :D.
     
  5. Paulo H

    Paulo H
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

    Registo:
    2 Jan 2008
    Mensagens:
    3,082
    Local:
    Castelo Branco 386m(489/366m)
    Uma forte depressão como quem diz.. É necessário que uma ondulação do jet venha até cá abaixo e corte a alimentação do anticiclone! Dpx o bicho perde força e foge de cima de nós.

    Mas para que o jet passe mais por baixo e a jeito, é necessário que o padrão atual no canadá/eua mude, senão nada feito! Até pode mudar para pior com zonal alta, obrigando o anticiclone a ficar onde está ou mais a sul.

    Também podemos ficar à espera que o anticiclone comece a arrefecer em altura, desgastando-se.. Não vejo fim a isto! Sei que depende do padrão na américa do norte, só dpx algo mudará! E mesmo assim, quando mudar, há sempre o risco de acordar o anticiclone dos açores.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Norther, Sanxito e Mário Barros gostaram disto.
  6. CptRena

    CptRena
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    16 Fev 2011
    Mensagens:
    1,502
    Local:
    Gafanha da Encarnação, Aveiro
    Não é um jackpot mas sim o jetpot :D
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Ruipedroo e Névoa gostaram disto.
  7. algarvio1980

    algarvio1980
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    21 Mai 2007
    Mensagens:
    9,764
    Local:
    Olhão (24 m)
    Embora, não exista sinal a partir do dia 15, o mais certo é continuar o tempo seco, porque os mapas mostram a linha vermelha do número de horas de sol ao largo e isso leva-me a estar o AA por aqui e pelo menos até dia 29 vai continuar o fluxo de leste no Algarve o que é outro mau sinal.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
  8. Sunnyrainy

    Sunnyrainy
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    24 Out 2009
    Mensagens:
    591
    Local:
    Ajuda, Lisboa (112 m) /Ribeira, P. de Lima (107 m)
    A coisa não está nada boa cá pelo nosso canto! Quinta-Feira iremos provavelmente ter apenas uns "borrifos" de chuva aqui pelo litoral. Nada mais.
    Espero que o Inverno não seja seco. A verdade é que isto não vai começar nada bem :sad:
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    MeteoAlentejo e Blooder.PT gostaram disto.
  9. supercell

    supercell
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    3 Mai 2012
    Mensagens:
    1,143
    Local:
    Aveiro
    Parece que vamos ter um aumento das temperaturas, alguém me sabe explicar porquê? :thumbsup:
     
  10. 1337

    1337
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    26 Jun 2010
    Mensagens:
    1,807
    Local:
    Ponte de Lima (centro)
    Sem querer fazer festas, gostei bastante desta run do ECMWF, começa a romper o AA, veremos as próximas :)
     
    Blooder.PT e supercell gostaram disto.
  11. dASk

    dASk
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    7 Out 2010
    Mensagens:
    775
    Local:
    Moita, Setúbal
    Penso essencialmente que seja porque o vento vai rodar para Sudeste e vai haver entrada de ar marítimo que tende a amenizar as temperaturas mais notórias no litoral! ;)
     
    supercell gostou disto.
  12. Jorge_scp

    Jorge_scp
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    17 Fev 2009
    Mensagens:
    913
    Local:
    Sesimbra/Amadora
    [​IMG]

    Já parece certo que se estabelecerá um padrão no Atlântico Norte de uma forte corrente zonal a partir da próxima semana. Não é a melhor sinóptica para PT continental ver muita chuva, mas já é um upgrade relativamente ao que temos tido ultimamente.

    O estabelecimento da circulação zonal à latitude de UK "empurrará" o Anticiclone mais para Sul ou para o Mediterrâneo. Inicialmente não deveremos ter chuva enquanto o AA estiver em cima de nós, pois veremos as mega-depressões a passar por cima. Mas à medida que estas se sucedem, estou convencido que irão empurrar o mesmo cada vez mais para Sul, o suficiente para termos a entrada de alguma frente atlântica ou ar mais húmido de Oeste. Ou quem sabe o isolamento de alguma bolha de ar mais frio que saia da circulação zonal e estacione a Oeste do continente.

    Resumindo, nos próximos dias as temperaturas começarão a subir. Primeiro com a entrada de ar marítimo de Sul devido à depressão que se estabelecerá a Sudoeste (que não terá no entanto capacidade para romper o nosso Anticiclone pelo que só o litoral poderá ver alguns chuviscos na noite de Quarta para Quinta). Segundo, com o AA a ser empurrado literalmente para cima de nós pela circulação zonal na próxima semana, as temperaturas também deverão ser relativamente "amenas". Depois é esperar que a circulação zonal baixe um pouco de latitude e estabeleça uma circulação mais perturbada de Oeste, mas isso já está fora do nosso alcance.

    Para quem gosta de ondas grandes, estar atento às previsões porque com a circulação zonal muito forte no Atlântico e com o AA estabelecido em Portugal (sem vento), podem-se gerar condições épicas na Nazaré! :thumbsup:
     
    david 6, Névoa, Blooder.PT e 1 outra pessoa gostaram disto.
  13. stormy

    stormy
    Expand Collapse
    Super Célula

    Registo:
    7 Ago 2008
    Mensagens:
    5,117
    Local:
    Lisboa
    Boas..

    Desculpas ao pessoal da RAM pelo atraso...não me foi possível fazer esta analise mais cedo..

    RAM 3f16h----4f20h

    Sinóptica

    Um cavado aproxima-se nos níveis altos vindo de NW.
    Uma área de vorticidade nos niveis altos com alguma expressão á sfc desloca-se á frente do cavado desde SW.
    Entre estes e a dorsal anticiclónica a leste, um forte jet de níveis médios e altos estabelece-se, com uma área de forte forçamento dinâmico associado á entrada de um máximo de velocidade a NW da RAM.

    Á superfície uma ciclogénese processa-se a W dos Açores, estendendo-se para SW, com um depressão-satélite que passa próximo á RAM durante a próxima noite.

    Associada ao/s sistema/s depressionário/s uma frente quente entra pela RAM durante esta tarde, seguindo-se um sector quente instável e uma posterior frente fria activa que varre a RAM pela manhã de 4f.

    A situação pós frontal será caracterizada pela entrada de uma massa de ar polar em altura associada ao nucleo do cavado, com estabelecimento de um regime convectivo que se manterá até á manhã de 5f.

    Resumo

    3f16h----3f20h
    A frente quente entra pela RAM, espera-se uma situação de precipitação convectivo-estratiforme potenciada pelo efeito orográfico.
    Precipitação pontualmente moderada a forte e persistente deverá ser mais provável nos concelhos do SE da ilha da Madeira devido ao establecimento de um forte fluxo de SE nos primeiros 1.5 a 2km.

    3f20h----4f08h
    Após a frente quente, um sector quente segue-se com ar (sub)tropical a afectar as ilhas.
    A aproximação do cavado e do máximo do jet a NW da RAM gera por um lado um aumento do forçamento dinâmico e por outro incremento da instabilidade devido ao arrefecimento em altura.
    Com CAPE 500-1000J/Kg e shear marginal, aliado ao forçamento, espera-se uma situação de convecção localmente organizada em segmentos ao longo de linhas de convergência pré frente fria.
    Apesar do shear marginal, fluxo intenso em todos os níveis poderá ser transportado até á superfície por mecanismos convectivos gerando rajadas fortes/microbursts.
    Circulação de SSE da sfc aos 2km e ar húmido com dew 18-19ºC/TPW>35mm deverão levar a uma potenciação significativa do efeito orográfico nas encostas sul, nomeadamente desde o Funchal até á Ponta do Sol.

    Qualquer célula mais organizada coloca um risco claro de precipitação convectivo-orográfica excessiva (>150mm/6h) e rajadas localmente severas até 100-130km.h.

    4f08h----4f20h
    Após a frente fria, um regime convectivo estabelece-se num ambiente de ar frio em altura e ventos fracos de W á superfície, sendo mais intensos em altura com a margem do jet polar presente aos 500-300hpa.
    Espera-se portanto um ambiente de shear moderado que suportará algumas células organizadas com risco de precipitação localmente moderada/forte, granizo e talvez uma ou outra tromba marinha.

    Devido ao vento em geral fraco nos níveis baixos/médios não espero condições favoráveis nem a rajadas severas nem a efeito orográfico significativo.
    No entanto uma célula mais forte com granizo ou de tromba marinha associada poderá levar a um evento localizado de ventos fortes e danos por granizo.

    Durante a noite de 4f e dia de 5fmentem-se um regime de aguaceiros que lentamente vão sucumbindo devido á aproximação de um anticiclone vindo de oeste.
     
    Collapse Signature Expandir Assinatura
    Blooder.PT e marco_antonio gostaram disto.
  14. icewoman

    icewoman
    Expand Collapse
    Nimbostratus

    Registo:
    15 Dez 2009
    Mensagens:
    720
    Local:
    funchal


    boa tarde, apesar de ser uma analise, o "pior" ou o pico da preciptacao /vento/..será a partir das 21h ate ás 03h
     
  15. marco_antonio

    marco_antonio
    Expand Collapse
    Cumulus

    Registo:
    27 Dez 2010
    Mensagens:
    134
    Local:
    funchal
    :rain::shocking:vai ser rijo,julgo que teremos alguns estragos.Boa análise caro stormy:thumbsup:
     

Partilhar esta Página