Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Dezembro 2014



Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
Previsão para sábado, 13.dezembro.2014

INSTITUTO PORTUGUÊS DO MAR E DA ATMOSFERA

Céu muito nublado ou encoberto, com abertas a partir do meio
da tarde na região Sul.
Períodos de chuva, por vezes forte, passando gradualmente a
partir da manhã, a regime de aguaceiros que poderão ser por
vezes fortes, de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve acima de 1200/1400 metros de altitude, descendo
temporariamente a cota para os 800/1000 metros de altitude
na região do Gerês durante a noite e manhã.

Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante sul, soprando
até ao final da manha, moderado a forte (30 a 45 km/h) no litoral,
com rajadas da ordem de 70 km/h, e forte (40 a 55 km/h) com
rajadas da ordem de 90 km/h nas terras altas, rodando para o
quadrante norte a partir da tarde nas regiões a norte do sistema
montanhoso Montejunto-Estrela.
Subida da temperatura mínima, que será acentuada na região Sul.



ja mudou alguma coisa mesmo assim cota 800 acho exagerado!!
 
  • Gosto
Reactions: joselamego

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas

Para a noite de Sabado e dia de Domingo espera-se a manutenção de condições favoráveis á ocorrência de aguaceiros e trovoadas por vezes intensos ou severos em especial no sul e sudoeste.

Analise/Discussão

Em altura uma vigorosa cut-off isola-se da circulação de oeste e coloca-se a SW de Lisboa, avançando até ao Golfo de Cadiz, com ar muito frio em altura ( T500 até -28ºC com uns 540Dam).

Á superfície uma área de ciclogénese que evolui desde Sabado, cava até um mínimo de 1000-1005hpa, com o núcleo a passar nas proximidades do litoral alentejano e algarvio.

Este núcleo deverá gradualmente ocluir e centrar-se com a cut-off em altura, com a região de fluxo troposférico/shear mais intenso a afectar partes do litoral centro/SW e Algarve, no bordo E/NE do ciclone.

Dado o ar frio e relativamente seco em altura e a presença de uma mistura de ar oceânico á sfc, instabilidade deverá surgir com até 400-800J/Kg de SBCAPE e TT índex até 55ºC, o que dada a tropopausa baixa indica uma atmosfera bastante instável, pelo que se espera convecção de génese expontanea.
Ainda assim deverá haver forçamento dinâmico em especial por convergência á sfc, entre a circulação de N/NE de forte componente ageostrofica que avança desde o vale do Tejo para sul, e a circulação de S/SE que deverá estar presente na região sul.

Á medida que a região ciclónica avança para o Golfo de Cadiz a partir da madrugada deverá haver um reforço de humidade proveniente do estreito de Gibraltar e do próprio Golfo de Cadiz, que afectará o Algarve ...neste contexto espera-se um aumento da instabilidade e da convergência no Baixo Alentejo e Algarve, com numerosas bandas convectivas de movimento lento a surgirem.

O fluxo intenso de SE á sfc e de S em altura deverá criar valores de shear e helicidade ( 0-6km shear 10-20m/s e SRH 150-300m2/s2) suficientes para garantir alguma organização da convecção em estruturas lineares com multicelulas ou mesmo supercelulas, havendo um risco claro de precipitação excessiva, granizo e trombas/tornados.
Por este motivo coloco um nível laranja marginal, que poderá ser um pouco arriscado dada a incerteza que ainda há quando á trajectoria exata da perturbação ciclonica.

ahwqzh8.png

 

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Estranho é no radar do IPMA não acontecer nada a norte do Porto...

Depois desta tempestade vem a bonança e é para ficar pelo menos sol e céu limpo até dia 22 de acordo com as previsões do IPMA e de outros sites meteorológicos.
Pelo GFS vê-se que o anticiclone se mantém sobre Portugal até dia 29, tendo quase 15 dias de bom tempo, mas veremos depois o que muda!

Pressão deve voltar aos 1030 hPa ao longo da semana.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Boas,

Olhando aos modelos apenas vejo uma coisa neles ..... Anticiclone dos Açores por tempo indeterminado, é essa a previsão dos modelos de médio e dos modelos de previsão sazonal !
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Sim temos AA para todos em tempos de Natal mas depois disso da passagem de ano pode ser que o tempo mude .... embora o ensemble não seja para já muito favorável !

Assim vou terminar Dezembro provavelmente com praticamente o mesmo que tenho agora, ou seja cerca de 10 mm !
 
  • Gosto
Reactions: Miguel96

guisilva5000

Super Célula
Registo
16 Set 2014
Mensagens
7,168
Local
Belas
Núcleo depressionário já esta a sul da península ibérica e a frente estacionária oclusa que rodeia a costa portuguesa até Lisboa vai desaparecendo e vai sendo ocupada pelo AA que se aproxima lentamente e a pressão deve demorar dois dias a chegar aos 1030 hPa. Com esta aproximação pode trazer alguns chuviscos no litoral entre segunda e terça.

Vento forte no mar na ordem dos 90km/h que cria a ondulação de 6 metros no mar, não atingindo a costa devido à circulação da depressão. Mesmo assim entre as 21h e as 3h a costa lisboeta vai sofrer ventos moderados a fortes.

Pelo GFS o anticiclone continua presente até ao natal, mas depois do natal há alguma instabilidade e pela ultima saída o fim do ano pode ser chuvoso...

Em relação à noticia do CM acho estupido eles publicarem isso com tanta antecedência, eu sei que faltam 10 dias para o natal mas as previsões podem mudar a qualquer momento, eu sei que já dão 0ºC de minima para a Amadora para dia 23 baseados em modelos do ECMWF, mas outros sites meteorológicos como otempo.pt, accuweather.com, wunderground.com, tempo.pt, etc. não dão essas temperaturas tão baixas. Baseando-se no GFS também não vejo temperaturas tão baixas, alias a maior parte dão 8ºC de minima nesses dias nada de mais... Enfim.
 
  • Gosto
Reactions: StormRic e meko60