Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2011

Gerofil

Furacão
Registo
21 Mar 2007
Mensagens
10,059
Local
Estremoz
Previsão de agravamento das condições meteorológicas

Face à previsão de agravamento das condições meteorológicas e estado do mar durante as próximas 72 horas, com rajadas de vento que poderão ir até aos 80km/h, e ondulação dos quadrantes de Oeste a aumentar até aos 8 metros de altura, a Marinha alerta toda a comunidade marítima, em particular a comunidade piscatória, para prestar especial cuidado na observação de todos os procedimentos e regras de segurança no mar.
Os Centros de Busca e Salvamento Marítimo (MRCC) de Lisboa e Delgada estão permanentemente a acompanhar a actividade no mar e preparados para qualquer situação de emergência. Qualquer informação relativa a uma eventual situação de perigo deverá ser comunicada imediatamente para o MRCC Lisboa /MRCC Delgada.

Fonte: Marinha Portuguesa
 


M

Membro excluído 274

Bom dia!

Parece que os dados estão lançados para a 3ª nevada da temporada!;)

Domingo:

201102131224_p11wgal0.jpg


Predicción:

MUY NUBOSO A NUBOSO CON PRECIPITACIONES MODERADAS EN EL OESTE,
CON POSIBILIDAD DE LOCALMENTE FUERTES, Y DEBILES A MODERADAS EN
EL RESTO, SIENDO MENOS INTENSAS Y FRECUENTES A PARTIR DE LA
TARDE. POSIBILIDAD DE TORMENTAS. COTA DE NIEVE EN TORNO A 1100 M
EN DESCENSO A 600 M AL FINAL. TEMPERATURAS MINIMAS SIN CAMBIOS Y
MAXIMAS EN LIGERO DESCENSO. VIENTOS DE COMPONENTE SUR FUERTES EN
LAS COMARCAS PROXIMAS AL LITORAL Y MODERADO EN EL INTERIOR,
DISMINUYENDO DURANTE EL DIA A COMPONENTE OESTE MODERADO ENE L
LITORAL Y FLOJO EN EL INTERIOR.

2ª Feira:

201102140012_p11wgal0.jpg


Predicción:

NUBOSO A MUY NUBOSO CON PRECIPITACIONES DEBILES A MODERADAS QUE
SE IRAN EXTENDIENDO DE OESTE A ESTE DURANTE LA TARDE Y QUE
PODRIAN SER LOCALMENTE FUERTES EN EL OESTE HACIA LA NOCHE. COTA
DE NIEVE A 600 M EN ASCENSO HASTA 1100-1200 M AL FINAL.
TEMPERATURAS EN LIGERO A MODERADO DESCENSO. VIENTO DE COMPONENTE
OESTE MODERADO EN EL LITORAL Y FLOJO EN EL INTERIOR, AUMENTANDO A
LO LARGO DE LA TARDE A COMPONNETE SUR FUERTE EN EL LITORAL Y
ZONAS ALTAS DEL INTERIOR Y A MODERADO EN EL RESTO.

Momento chave: Domingo ao final do dia até 2ª feira ao meio dia!:)
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...

Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...
 

ajrebelo

Nimbostratus
Registo
5 Fev 2006
Mensagens
1,190
Local
Lisboa, Ericeira, Sesimbra, Gerês
Aqui para os Algarves como alguns de voçês dizem ainda aguardamos as primeiras chuvas deste mês o que neste momento apenas vejo como possibilidade na próxima Terça Feira ....
Neste momento de acordo com os modelos temos um intervalo de precipitação entre Domingo e Quarta sendo quase certo depois o retorno ao dominio anticiclónico.
Resumindo neste momento aqui para o algarve neste momento num periodo a 15 dias não se vislumbra mais do que uns 20 mm de precipitação ao nivel de Janeiro portanto...

Aguardemos por melhores dias, e está um tempo espectacular para a praia ...

Boas

Sempre fiquei curioso de o conhecer pessoalmente, para saber o que realmente gosta na meteorologia, quando esta mau tempo desaparece e quando por aqui anda é a pessoa que mais luta pelo Anti, bem cada um com a sua, mas realmente já custa a ler as suas mensagens, que tal a pesca.

Sem lhe desejar algum mal, dando liberdade de expressão a todos

Abraços
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Boas

Sempre fiquei curioso de o conhecer pessoalmente, para saber o que realmente gosta na meteorologia, quando esta mau tempo desaparece e quando por aqui anda é a pessoa que mais luta pelo Anti, bem cada um com a sua, mas realmente já custa a ler as suas mensagens, que tal a pesca.

Sem lhe desejar algum mal, dando liberdade de expressão a todos

Abraços

Rebelo apoiado a 1000%. :thumbsup:

Realmente é incrível Aurélio, deves ser das pessoas mais pessimistas que por aqui escreve! A meteorologia pela tua óptica de visão é algo depressivo e stressante, acho que só te anda a fazer mal a saúde... Depois ainda tens o agravante de filtrar a informação que não te convém! No post acima, foi o facto de ontem ter chovido e bem em alguma zonas do Algarve.
Até aqui te deixo o link: http://www.meteopt.com/forum/portugal/trovoada-em-silves-11-02-2011-a-5373.html.
Silves ainda é no Algarve, não é? :rolleyes: O colega ecobcg até registou por lá um incrível rain rate de 250,4mm/h :shocking:.
Eu também vivo numa cidade que é um desespero para o Inverno e às vezes lá escrevo uns desabafos nos meus posts, mas nada que se compare às tuas intervenções pessimistas. Se há por aqui alguém que personifica e bem o papel de "Velho do Restelo" és certamente tu!
É por isso que muitos de nós nos referimos à tua região como "Algarves". Já que por ai há muita diversidade climática e humana! Eu por exemplo nunca tinha encontrado um algarvio pessimista, sempre os conheci alegres para a vida e muitas das vezes a remar contra a maré com um certo positivismo ;)

Peço a todos desculpa pelo off-topic, mas tinha de ser! :D

Quanto ao tópico em si, como sempre o GFS a prometer "mundos e fundos", depois com o aproximar dos eventos, toca a retirar precipitação e frio.

Neste run das 12H que está a sair, aqui para o Alentejo indica uma boa rega! Vamos aguardar e ver...

gfs272.png
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Cada qual vive a meteorologia e a sua paixão por ela de uma forma diferente, mas há que encarar a realidade tal como ela é e deixarmo-nos de ser um povo que vive com aquilo que podia ter acontecido e com os seus "ses"...

A run das 12h do GFS prevê uma boa entrada amanhã, com precipitação bem espalhada pelo continente, claro que a lógica da coisa é o litoral norte e centro acumular mais alguns milímetros que o resto...
Na segunda feira alguma calmaria, mesmo assim no norte continuarão os aguaceiros...
Para terça bastante precipitação por todo o continente, e nesse dia até o centro-sul poderá ter acumulações bastante interessantes e não menos desnecessárias...
Na quarta-feira continuaremos com aguaceiros por todo o país..
Daí para a frente mais acumulação no norte, em especial no Norte...ou seja...a semana está longe de ser de domínio Anti-ciclónico...
Em termo de exemplo, o Meteograma do GFS prevê por exemplo 139,1mm nesta próxima semana aqui...o que com o que caí neste dois últimos dias já ultrapassa o mês de Janeiro em acumulação...e Silves com 44,8mm...se a diferença é grande?!Claro que é...mas mais que expectável atendendo às zonas em que cada cidade se encontra...
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
situação muito fraca aqui para o centro a cota não baixará dos 800 metros talvez bragança com um pouco de sorte na entrada da segunda depressão com o frio acumulado no dia de terça possa ter neve ventos de sudoeste oeste e noroeste para termos neve aqui precisaríamos de uma iso -3 -4 ainda existe a ténue possibilidade da siberiana vir ter a portugal lá para o fim do mês, vamos continuar à espera que o inverno finalmente chegue nem que seja só para o ano

(uma nota para o im) passar de uma cota de 800 metros para os pontos mais altos da serra de estrela é preciso ter pouca pontaria.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Amanhã é provável que tenhamos cota de neve a rondar os 500 m, ou menos, no litoral norte aquando do pós frontal. Há precipitação prevista e temperaturas muito baixas a 850 hpa, podendo chegar a -4ºC ao final da madrugada de domingo para segunda feira.

O nordeste transmontano deverá ver igualmente o elemento branco, apesar de a precipitação prevista ser reduzida nos momentos mais frios.

Os pontos mais altos, acima dos 1200 m, deverão acumular muita neve nos próximos 4 dias.

O litoral norte e centro poderá acumular mais de 100 mm até à próxima sexta feira.

O sul do país também deverá ter acumulados interessantes, pelo menos quando comparado com os últimos tempos, principalmente na terça feira.

O GFS continua a insistir numa entrada siberiana na Europa na última semana de Fevereiro. Resta saber até onde chega, mas em princípio ficará pelos balcãs e Itália. Mas não está descartado que cá chegue, e o número de perturbações do GFS que mantêm o A na Escandinávia até ao fim da modelação é cada vez maior.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,403
Local
Olhão (24 m)
Amanhã, segundo o Hirlam é possível que caia entre 5 a 10 mm no Algarve e depois na Terça existe possibilidade para caírem 20 mm. O GFS coloca 29 mm em Olhão. :D
 

Jota 21

Cumulus
Registo
20 Set 2007
Mensagens
355
Local
Sintra
Não gosto de fazer aqui este tipo de perguntas, típicas da adivinhação, mas dada a minha actividade matinal de todos (ou quase todos) os domingos aqui vai: pelas últimas runs que tenho visto a chegada da chuva aqui para a zona de Sintra será provavelmente entre as 7:00 e as 9:00. Esta previsão é consensual ou alguém admite a sua chegada para mais tarde? A mim dava-me jeito que só aparecesse lá para as 13:00... mas como a dinâmica atmosférica não existe para nos fazer o jeito, não devo ter sorte nenhuma, pois não? :)
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Não gosto de fazer aqui este tipo de perguntas, típicas da adivinhação, mas dada a minha actividade matinal de todos (ou quase todos) os domingos aqui vai: pelas últimas runs que tenho visto a chegada da chuva aqui para a zona de Sintra será provavelmente entre as 7:00 e as 9:00. Esta previsão é consensual ou alguém admite a sua chegada para mais tarde? A mim dava-me jeito que só aparecesse lá para as 13:00... mas como a dinâmica atmosférica não existe para nos fazer o jeito, não devo ter sorte nenhuma, pois não? :)

É difícil dizer-te com precisão aquilo com que podes contar, mas as primeiras gotas deverão começar a cair antes das 9h da manhã...por isso o cenário não é muito favorável...
 

joao henriques

Cumulus
Registo
8 Jan 2010
Mensagens
153
Local
santarem-s.martinho do porto-nazare
Boas

Sempre fiquei curioso de o conhecer pessoalmente, para saber o que realmente gosta na meteorologia, quando esta mau tempo desaparece e quando por aqui anda é a pessoa que mais luta pelo Anti, bem cada um com a sua, mas realmente já custa a ler as suas mensagens, que tal a pesca.

Sem lhe desejar algum mal, dando liberdade de expressão a todos

Abraços

tambem concordo plenamente!sempre muito pessimismo nos comentarios que quase me deixa á beira de uma depressão psicometeorologica!enfim não vamos bater mais no ceguinho e que isto sirva de criticas construtivas para o Aurélio pensar de uma forma mais positiva pois a meteorologia é algo que nos apaixona e nos fascina !com o devido respeito Aurelio e pela experiencia que tens abraço:thumbsup:
 

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,176
Local
Setúbal
Não gosto de fazer aqui este tipo de perguntas, típicas da adivinhação, mas dada a minha actividade matinal de todos (ou quase todos) os domingos aqui vai: pelas últimas runs que tenho visto a chegada da chuva aqui para a zona de Sintra será provavelmente entre as 7:00 e as 9:00. Esta previsão é consensual ou alguém admite a sua chegada para mais tarde? A mim dava-me jeito que só aparecesse lá para as 13:00... mas como a dinâmica atmosférica não existe para nos fazer o jeito, não devo ter sorte nenhuma, pois não? :)

É muito difícil dizer horas, mas pelo que me parece a mim o grosso chegaria entre o fim da manha e o inicio da tarde! logo poderá ser que tenhas sorte :)