Nao é isto, só tem a pressao ao nivel do mar. Estava a referir-me como tem o meteociel http://www.meteociel.fr/modeles/gfse_cartes.php?ech=6&code=0&mode=2
QUOTE=Zapiao;317967]Nao é isto, só tem a pressao ao nivel do mar. Estava a referir-me como tem o meteociel Se verificar; no link em baixo, terá acesso a duas "runs" do ECMWF, a run das 00H e a "run" das 12H, deverá selecionar a pretendia em "forecast base time", depois sob "step (base time) tem os parametros pressão e precipitação (que creio que será o que pretende) para cada período que seleccione. Existem outos links, no entanto estou certo que desta forma fácilmente terá acesso ao que pretende saber (precipitação) http://www.ecmwf.int/samples/d/inspect/catalog/samplers/banner/mean_sea_level_pressure_and_24h_cumulated_precipitations
Bom dia a todos No que diz respeito ao frio, parece que os próximos dias vão ser animados tanto na previsão do GFS, como no ECMWF, nomeadamente a partir de Quarta-Feira, com a ISO 0/-2 a chegar ao Litoral e a -4 ou até a -8 a tocar o interior do território continental. Quanto a precipitação, principalmente no ECMWF notam-se manchas de precipitação em todos os lados do território, menos no território . Talvez tenhamos mais sorte agora. Quanto ao GFS a situação é mais pessimista. Veremos. Mas não haverá nada digno de recordação, tal como tem sido de resto este Inverno...
Não liguem ao GFS, está à nora, não modela nada no Mediterrâneo, é certo que é uma poça de água, quando comparado com o Atlântico, mas ter tanto frio sobre água quente e não haver nenhuma ciclogénese é muito pouco credível: O ECMWF está muito estável, tem o ensemble a suportá-lo, e aponta para uma onda de frio, que durará cerca de uma semana, inicialmente seca, depois logo se vê.
Bom dia, De facto o ECM parece-me muito mais consistente. Esta consistência, tem a ver com a pouca acilação que este modela de run para run, ao contrário do GFS. Que muda bruscamente de run para run, mesmo a 100h. PS: Neste momento há 6668 pessoas no meteociel, impressionante.
O ECM, mais consistente neste momento, aposta no regresso do frio em força já para a semana, a partir de quarta feira dia 8... continua a não se vislumbrar precipitação regular...num horizonte credível de modelos... e isto é preocupante!...
Boas .... como era de esperar o GFS uniu-se ao ECM, e quando se anda aqui há algum tempo nisto (não implica conhecer muito disto) chegamos a um ponto em que percebemos o que é mais provável e o menos provável, e embora não se possa descurar qualquer cenário .... tal implicam mantermos os pés assentes na Terra. Infelizmente cenário de precipitação continua sem estar á vista ......
Na TSF, uma meteorologista acabou de referir que a partir do dia 8 vai voltar o frio e que iria ser com temperaturas semelhantes às deste fim-de-semana. Ela Afirmou ainda que chuva nem vê-la! Espero que Março seja já bem diferente!
Confesso, que talvez num momento mais frágil de minha parte, ainda acreditei naquela run do GFS que a 192h dava o regresso de belas depressões e a ficarem estacionadas aqui a oeste. Isso creio que foi à 2 dias atrás. Enfim há que manter a lucidez e ter bem consciente que é este o padrão deste Inverno. O pesadelo agora são as geadas que teimam em não deixar nada de pé. Espero que esta semana que vem o frio tenha piedade de nós.
boas, parece que o frio vai mesmo voltar a partir de quarta ou quinta mas vai ser outra vez mais do mesmo, precipitação zero!! Porreiro pah....
Desta vez parece que o GFS esqueceu tudo e volta nesta run a seguir o ECMWF...quarta-feira teremos mais frio a chegar e deverá manter-se durante uns bons dias... O que me parece sugestivo é o ECMWF mostrar o AA a migrar para SO e um bloqueio a este da Gronelândia que pode fazer chegar as primeiras entradas deste ano de 2012...ainda a muitas horas de distância...mas sempre é um bom indicador...