Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012



ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Concordo contigo neste aspecto mas sejamos sinceros, a forma mais simples de varrer o frio europeu será o assomo de uma depressão de SW para NE...tendo sido usual nos últimos anos estas situações, quando a bolsa está a chegar é empurrada por uma depressão para N.

Sim tens razão nesse ponto de visto e esse tipo de varrimento normalmente é favorável à queda de neve intensa, mas com subida rápida de cota, no entanto com um Inverno destes e com o GFS a mostrar-se tão pouco fiável, tenho dado mais atenção ao ECMWF.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Sim tens razão nesse ponto de visto e esse tipo de varrimento normalmente é favorável à queda de neve intensa, mas com subida rápida de cota, no entanto com um Inverno destes e com o GFS a mostrar-se tão pouco fiável, tenho dado mais atenção ao ECMWF.

É verdade, tem sido realmente um desastre o GFS...nem parece o mesmo de outrora.
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
Os dois gigantes outra vez diferentes e quem ganhará esta batalha?

1º o GFS na run das 12 mostra algo que nunca mostrou antes e que não mostra há 3 meses que é chuva em quantidades bem razoáveis em todo o país, o que viria a aliviar um pouco o cenário de seca que afecta o país. O GFS retira a iso 0ºC de Portugal e só a coloca no norte do país.

2º o ECM mostra aquilo que todos sonhamos, o ECM é o modelo mais credível neste inverno ainda não vi o ECM falhar nestas previsões a médio prazo. O ECM tem sido sempre o 1º modelo a ver as coisas no médio prazo. O ECM mostra a iso 0ºC novamente a partir de 4ªfeira em Portugal inteiro até ao fim.

Mesmo assim, é uma run do ECM que nos faz sonhar.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
o europeu ao sábado à tarde vem sempre em força parece que vamos ter mais uma semana animada aqui no forum começa-me a parecer que este fevereiro pode ser memorável ou uma grande desilusão.

Os modelos começam a dar indícios de um forte bloqueio no atlantico para a segunda metade do mês.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Voltamos a falar de frio neste fórum...este ano na ausência de precipitação o mercado da meteorologia tem apostado no frio...:lol:
Agora mais a sério, os dois principais modelos voltam a divergir...e volta-se a falar de quem será mais credível...Parece-me a alguns membros que se esqueceram que quem viu primeiro esta entrada fria que estamos a sentir foi o GFS...mesmo que depois não tenha sido tão acérrimo em duração como previsto...
O GFS aposta numa "escapadela" do frio concentrado no Mediterrâneo a norte da Península devido à ajuda de uma cut-off formada no Atlântico...a meu ver mais plausível que o ECMWF...
Ambos já observam a cut-off, mas o ECMWF faz subir o AA e desloca uma pequena cut-off com pouca expressão para oeste dos Açores e outra para NO da Ilhas Britânicas...parece indeciso se há-de apostar numa quebra do AA associado ao escandinavo mais ao centro...ou fazer a cut-off fugir em redor destes...
Parece-me o cenário do GFS mais "fácil" de se suceder...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Os dois gigantes outra vez diferentes e quem ganhará esta batalha?

1º o GFS na run das 12 mostra algo que nunca mostrou antes e que não mostra há 3 meses que é chuva em quantidades bem razoáveis em todo o país, o que viria a aliviar um pouco o cenário de seca que afecta o país. O GFS retira a iso 0ºC de Portugal e só a coloca no norte do país.

2º o ECM mostra aquilo que todos sonhamos, o ECM é o modelo mais credível neste inverno ainda não vi o ECM falhar nestas previsões a médio prazo. O ECM tem sido sempre o 1º modelo a ver as coisas no médio prazo. O ECM mostra a iso 0ºC novamente a partir de 4ªfeira em Portugal inteiro até ao fim.

Mesmo assim, é uma run do ECM que nos faz sonhar.


Não é verdade isso...
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
As saídas desta tarde parecem simpáticas. Na GFS até é das menos frias.

Vamos ter mais qualquer coisa antes da circulação de oestes voltar a entrar. As altas pressões parecem durar apenas 5 ou 6 dias...
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,450
Local
Olhão (24 m)
O GFS anda muito inconstante e se formos recuar uma semana, vamos ver qual o modelo que esteve mais perto da realidade.

Sábado dia 28 de Janeiro para hoje (168 horas):

GFS

10153431_rnw19.jpeg


ECM

10153432_IF9QJ.jpeg


Afinal na vossa opinião qual foi o modelo que acertou a uma semana, na minha opinião foi o ECM.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Na sexta feira o GFS viu a entrada fria em duas saídas (12 e 18). Depois a partir de sábado de manhã o ECMWF viu uma entrada fria moderada, o GFS não viu nada durante o fim de semana, na segunda viu uma siberiana histórica e depois foi recuando. O ECMWF, apesar de nunca ter modelado bem o Atlântico até às 120 horas, esteve muito estável na Europa desde que começou a ver a entrada fria, mas acabou por entrar um pouco mais frio do que estava a ser modelado.

Esperemos mais uma meia hora para para ver a saída dos ensembles.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Enorme concordância do ensemble do ECMWF a favor da entrada fria, média negativa em todo o país em quase todo o painel, desvio padrão baixíssimo, para mim está assegurada mais uma entrada fria, entre quarta, 8, e segunda, 13, com eventual depressão a formar-se a sudoeste após a chegada do ar siberiano ao Atlântico. Ainda muita incerteza no eventual bloqueio na Gronelândia.
 
M

Membro excluído 274

Sem dúvida, o ECMWF aposta num período frio para nós, esperemos que a teoria de que o que menos tiver, neste caso o GFS, pelo menos desta vez não se concretize!:lol:

EDM0-96_beu2.GIF


EDM0-120_vlx1.GIF


EDM0-144_zxi9.GIF


EDM0-168_vnf8.GIF


Positivo é o facto do modelo prever isto antes das 144h que é para mim e para muitos o limiar da credibilidade dos modelos e como o ECMWF se tem portado muito bem nos enche de fé! :thumbsup::thumbsup::thumbsup: