Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
nem mais...
Alguem que me recorde um fevereiro com cotas de neve relativamente baixas...
talvez em 93 !?!

ja agora acho completamente descabida a previsao do IM relativamente a precisao da possivel queda de neve para amanha...

estarao com 1 ou 2 passos atras!!??

nem mais?
nem mais o quê?

relativamente ao IM, basta ver o out put do hirlam


Uploaded with ImageShack.us

com precipitação num sitio daqueles... não me espanta a previsão.

ah, e já agora : o inverno já chegou!
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
- Na previsão a 32 dias do ECMWF, que este ano tem estado muito acertada, não tem grandes falhas desde novembro;

- No segundo painel do GFS, que há dias consecutivos que tem mostrado esse padrão;

- Mesmo a previsão ensemblistica do ECMWF tem mostrado grande divergência na zona da Gronelândia, Islândia, o que não dá grande apoio à sua saída operacional.

Mas já não é a primeira vez este inverno que se mostra essa tendência, e até agora nunca tal se confirmou.

Ora bem nem mais ..... ainda me lembro algures a meio de Janeiro que era desfile e desfile de depressões projectadas não só pelo GFS, mas pelo CFS ... entre outros modelos e foi o que se viu, e creio que já houve ao longo do Outono e Inverno mais um outro caso idêntico ....
A previsão sazonal do ECM, tem sido a mais certeira, a de 32 dias também tem sido tal como o David disse desde Novembro ... que tem estado bem !!
o GFS é que vem batendo sempre na mesma tecla, logo algum dia acerta ....

Eu pessoalmente guio-me pelo cenário que acho mais provável, e neste creio que é o ECM !!
Do mesmo modo que já tem sido o contrário, tenho mais tendência em acreditar em depressões que vêm do seu caminho tradicional (de oeste para leste e não vice-versa).

Creio que a chave disto será a introdução de alguma bolsa de ar frio vinda de leste .... para criar alguma cut-off, embora seja necessária uma junção do AA com a "Scandy" ou a Siberiana como preferirem ....
Não se esqueçam que o AA está muito forte e não será fácil chegar aqui alguma coisa ....
 

Charlie Moreira

Cumulonimbus
Registo
5 Dez 2006
Mensagens
2,833
Local
VALONGO
lol deixei-se de picardias que ja passei essa fase a muito muito tempo...

refiro-me as cotas de neve nao ha numeros...apenas neves nas terras altas pra muita gente terras altao situam-se acima dos 500 metros...

cappicce??? ;)

ha ja agora o inverno a serio era na aldeia dos meis pais ha 20 anos atras com acumulaçoes de neve em março de 1 e 2 metros ;)
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
depois de uma siberiana a mais forte no mínimo desde 85 ter acertado de raspão em Portugal e não se ter passado nada de relevante eu daria o inverno por terminado mas os modelos continuam realmente interessantes de momento parece-me uma hipótese bastante provável aquela depressão em altura vir cair em cima de portugal ou novamente no mediterrâneo vamos ver se desta temos um pouco mais de sorte

ultimas actualizações para Fevereiro
euT2mMon.gif
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
:shocking: isso foi lapso ou está mesmo tanto frio dentro de casa?

Não, tenho mesmo essa temperatura dentro de casa ..... pois a minha casa é uma vivenda e não tem telhado e estou numa zona desprotegida do Norte e que está sempre vento forte mesmo quando o IM não dá vento .... é um fenómeno local ...
Eu diria que lá fora estão uns 8ºC e aqui dentro de casa estão neste momento 3º graus segundo o termómetro que tenho dentro de casa ...
 

João Sousa

Cumulus
Registo
1 Dez 2010
Mensagens
199
Local
Covilhã
Tenho que comprar um aquecedor ..... está tanto frio!

2º graus dentro de casa e parece que é para continuar, segundo os modelos temos frio garantido nos próximos tempos ......

Oh Aurélio isso é mesmo mau feitio. Ainda que o passado recente nos tenha dado alguns amargos de boca, temos de olhar para múltipla convergência que existe entre modelos. :thumbsup:
Com isto, não desprezo a tua opinião, bem pelo contrário!

Um abraço para ti e para o pessoal do fórum...:thumbsup:
 

c.bernardino

Nimbostratus
Registo
31 Dez 2010
Mensagens
654
Local
Loures
- Na previsão a 32 dias do ECMWF, que este ano tem estado muito acertada, não tem grandes falhas desde novembro;

- No segundo painel do GFS, que há dias consecutivos que tem mostrado esse padrão;

- Mesmo a previsão ensemblistica do ECMWF tem mostrado grande divergência na zona da Gronelândia, Islândia, o que não dá grande apoio à sua saída operacional.

Mas já não é a primeira vez este inverno que se mostra essa tendência, e até agora nunca tal se confirmou.

respondendo ponto-a-ponto
- como podemos ter acesso à monthly forecast do ECM?

- sim, já no final do 1º painel

- também a esta distância... não podemos pedir mais
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
respondendo ponto-a-ponto
- como podemos ter acesso à monthly forecast do ECM?

Vai aparecendo por aí na net, já no outro dia deixei aí um twitter onde costuma aparecer a descrição dessa mesma previsão. Eu deixei os mapas, para a América que foi o que encontrei, no tópico da previsão sazonal, encontrei-as num blog. É só fazer google a "ECM 32 days" e vão-se encontrando algumas referências.
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Existem dois cenários em cima da mesa:

1) A bolsa de ar frio é empurrada para Norte por uma depressão a surgir de Sul para Norte, podendo precipitar sob a forma de neve nos locais habituais mais a Norte, que é o que o GFS agora anda a apostar;

2) A bolsa de ar frio chega a Portugal e aí poderá ter precipitação (aguaceiros localizados e pouco frequentes) com neve a cotas mesmo muito baixas, que é o que o ECM começou a apostar agora.

ECM1-168_sxe7.GIF


ECM0-168_hsn4.GIF


Fonte: Meteociel

Sinceramente, pelo que temos vindo a observar nos últimos anos parece-me mais credível o cenário do GFS mas confesso que me agradaria o do ECM, mas com precipitação, era lindo :lol:

Dream ON...
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,965
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Existem dois cenários em cima da mesa:

1) A bolsa de ar frio é empurrada para Norte por uma depressão a surgir de Sul para Norte, podendo precipitar sob a forma de neve nos locais habituais mais a Norte, que é o que o GFS agora anda a apostar;

2) A bolsa de ar frio chega a Portugal e aí poderá ter precipitação (aguaceiros localizados e pouco frequentes) com neve a cotas mesmo muito baixas, que é o que o ECM começou a apostar agora.

ECM1-168_sxe7.GIF


ECM0-168_hsn4.GIF


Fonte: Meteociel

Sinceramente, pelo que temos vindo a observar nos últimos anos parece-me mais credível o cenário do GFS mas confesso que me agradaria o do ECM, mas com precipitação, era lindo :lol:

Dream ON...

Discordo...pois do GFS não têm vindo nada que seja credível este ano...
 

RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Discordo...pois do GFS não têm vindo nada que seja credível este ano...

Concordo contigo neste aspecto mas sejamos sinceros, a forma mais simples de varrer o frio europeu será o assomo de uma depressão de SW para NE...tendo sido usual nos últimos anos estas situações, quando a bolsa está a chegar é empurrada por uma depressão para N.