Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2012

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Sim, a coisa (se for como modelado agora, ainda é provável que mude) está a pôr-se para uma sequência relativamente longa de dias de inversões e bastante frio, e se as peças levarem mesmo a uma diminuição do gradiente de pressão e a um quase "pântano", então poderão regressar os nevoeiros, e possivelmente o sincelo ao NE também. Mas até lá... Frio seco e algo ventoso, só isso está para já garantido.

E já em especulação (com 10% de credibilidade :D), este padrão que o ECMWF começa a querer mostrar com fluxo frio mais mais de Norte (o GFS para variar seguiu nesta última saída), com o anticiclone mais no UK, embora não seja tão gélido claro, continua bem fresco, e começa a insinuar cut-offs a SW de nós, que embora nunca nada de mais, sempre dariam alguma (preciosa chuva), e teriam sempre o "jogo do empurra" entre frio continental e morno Atlântico ao barulho. Isto ao contrário do bloqueio total em que estas não passam das Baleares para Oeste que se vive actualmente..

Mas claro, isto é especulação de hipotéticos cenários a mais de 200h, que estamos fartos de ver recuar este Inverno. Apenas uma nota de esperança.

Rozzo, serão uns dias de Inversão mas quanto a nevoeiros já vai depender dos dewpoints...se o fluxo for fraco de leste, nesta altura do ano só traz ar seco com dews -5 a -10..nevoeiro...não, mas algumas brumas e talvez nevoas em zonas de albufeiras onde a evapotranspiração é acrescida.

Entraremos num periodo de transição...os modelos vão começar a ver coisas a vir de NW, ou N mas tambem de W e SW...a meu ver...teremos para meio do mês ou na sua ultima decada um periodo mais activode SW, com a dorsal Atlantica a quebrar e a movimentar-se um pouco para SW, e o bloqueio Euro-Russo a evoluir.
Poderemos ter um cavado a entrar no Atlantico central e a afectar-nos primeiramente com uma entrada de SW, e depois com um fluxo a rodar mais para W, situação que nos vai acompanhar por Março, com entradas de W e NW.
 


algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,393
Local
Olhão (24 m)
Previsão até 23 de Fevereiro:

Temperatura

10166317_QRby1.jpeg


Precipitação

10166318_4MZ40.jpeg


Tendo por base, o GFS é assim os próximos 15 dias, temperaturas abaixo da média e precipitação só a sul do Algarve e sabendo como tem sido até aqui, vai continuar na mesma. Ainda a run das 00 dava precipitação, esta retirou praticamente toda se a run das 12 é a melhor igual à run das 00. Posso, concluir Fevereiro se tiver 5 mm vai ser um milagre e situações de SW este ano só em sonhos.
 

xes

Cumulus
Registo
27 Ago 2011
Mensagens
269
Local
Louredo - SMF
Boas, alguem me pode ajudar onde posso ver previsoes para o inicio de março na europa? Vou até a suiça 2 semanas e gostava de ver com o que posso contar nessa altura.
 

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
Baixas temperaturas continuam até dia 15

Publicado às 21.18


Todos os distritos do Continente vão estar entre quarta e sexta-feira em aviso amarelo, o terceiro mais grave numa escala de quatro, devido a temperaturas mínimas muito baixas, nalguns casos negativas.

Com exceção da Guarda, cujo aviso entra já em vigor às 23 horas desta terça-feira, todos os distritos do Continente estarão a amarelo a partir das 23 horas de quarta-feira.


O aviso amarelo, que significa "risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica", mantém-se até às 11.59 horas de sexta-feira.

Em declarações à agência Lusa, o meteorologista Ricardo Tavares precisou que os dias mais frios serão quinta e sexta-feira.

Na quinta-feira, as temperaturas mínimas vão oscilar entre os -5ºC em Bragança e Penhas Douradas e os 3ºC em Lisboa e Faro. Na sexta-feira, Faro mantém-se com 3ºC de mínima e Bragança desce um grau, para os -6ºC.

O Instituto de Meteorologia prevê no sábado uma ligeira subida da temperatura, de um a três graus. No domingo, porém, volta a baixar.

O tempo frio e seco vai continuar no Continente pelo menos até 15 de fevereiro, devido a uma massa de ar frio transportada na circulação de um anticiclone localizado na região da Escandinávia, adiantou Ricardo Tavares.

:cold:

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Sociedade/Interior.aspx?content_id=2290606&page=1
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Até sexta, tanto as máximas como as mínimas deverão situar-se abaixo do normal para a época, devido à entrada de frio em altitude. Depois, entramos num período algo estranho, que os modelos ainda não me parece que tenham conseguido captar de forma correcta, mas deverá ser caracterizado por vento fraco de leste, e temperaturas a 850 hpa próximas de zero. Tal facto permitirá ter dias com temperaturas normais ou ligeiramente abaixo, e mínimas bastante frias. Não esquecer que a noite mais fria da entrada siberiana dos últimos dias, nas EMAs que não se situavam em altitude, foi a de sábado para domingo, já com isos positivas a 850 hpa.

Sim David, foi uma situação perfeitamente normal, já tínhamos o frio instalado à superfície nessa noite e o vento fraco no inicio da noite de E/NE e quase nulo de madrugada ajudou a que mais algum frio chegasse até cá...e que as massas de ar não se misturassem de forma a prejudicar a queda das mínimas...já que em altitude já tivéssemos isos positivas...
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
Sim David, foi uma situação perfeitamente normal, já tínhamos o frio instalado à superfície nessa noite e o vento fraco no inicio da noite de E/NE e quase nulo de madrugada ajudou a que mais algum frio chegasse até cá...e que as massas de ar não se misturassem de forma a prejudicar a queda das mínimas...já que em altitude já tivéssemos isos positivas...



É verdade eu assisti a isso, dormi de sábado para domingo na estância de ski da Torre e levei um termómetro digital, a meia noite tinha -4.2ºC e as sete horas da manha de domingo tinha -1ºC apenas, soube logo que deveria de estar já isos positivas e ao meio da manha um nevoeiro serrado e com temperatura positiva. Um amigo meu saiu de casa a uma altitude de 450m com -4ºC e chegou a torre com -1ºC e ficou abismado :D
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
as condições estão propicias a inversões térmicas poucas nuvens e quase sem vento

Não já nesta madrugada...a partir da madrugada de quinta as noite serão de inversão térmica no interior do país...inicialmente o frio chega em altitude...o vento irá diminuir a intensidade e soprará fraco de este...céu limpo...Condições ideais para inversão térmica nos vales dos sistemas montanhosos em que o relevo acentuado favorece a inversão térmica...
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Desta manhã nada de novo a destacar da saída das 0h do ECMWF, e mesmo a run das 6h do GFS não diferencia em muito do europeu...
Reparem que o "monstro" continua cheio de força, mexe um pouco para um lado e para o outro mas continua intransponível...o último verão de 2011 foi fraco...a primavera de 2011 foi quente, tal como o início do Outono com máximas acima dos 30ºC...
Estaremos a "sofrer" um pouco por tudo isso?Acaso ou algo mais?
Mais estranho ou não é que relativamente à Europa Central, leste e mesmo os países do sul, Portugal e Espanha não parecem pertencer ao mesmo continente...claro que o posicionamento do AA explica quase por completo tudo, mas estas últimas estações do ano apenas momentaneamente têm sido aquilo que se espera delas...
A verdade é que desde Dezembro que os modelos vão adiando o costume dos nosso Invernos, frentes a chegarem de NW carregadas de precipitação...e o que já teve início há "algum tempo"...continua sem fim à vista....
Falou-se inicialmente que seria uma questão de algum evento deslocalizar o AA e depois tudo voltaria ao habitual, agora fala-se que com o "inicio" da mudança de estação e aquecimento poderá novamente ser o clique para a alteração...mas tarda em chegar....Em caso de exemplo...aqui no Porto só em Dezembro e Janeiro já levamos um -300mm em relação às médias de precipitação...