Paulo H
Cumulonimbus
A Pequena Idade do Gelo foi um período de arrefecimento que ocorreu na Era Moderna. Os climatologistas não estão de acordo sobre as datas de início e fim deste período. Alguns defendem que se teria iniciado no século XVI e terminado na primeira metade do século XIX, enquanto que outros sugerem um período do século XIII ao século XVII. Teria sido nos anos 1650, 1770 e 1850 que ocorreram os mínimos de temperatura, cada um separado por intervalos ligeiramente mais quentes [1]. O período mais frio da Pequena Era Glacial parece estar relacionado com uma profunda queda nas tempestades solares conhecida como "Mínimo de Maunder".
Correcto, embora seja apenas mais uma teoria.. Existem outras para explicar essa pequena idade do gelo, por exemplo:
Conseguência da época anterior, bastante quente, que provocou o degelo da calote polar, permitindo a migração para a gronelandia (terra outrora verde) pelos vickings, e cujo degelo terá alterado a normal circulação termosalina da corrente do golfo. Há científicos que afirmam que os sucessivos mínimos solares que caracterizam a época de pequena idade do gelo, não são suficientes para explicar tal arrefecimento, até porque faltam registos de séculos anteriores.
Também há quem diga que deveríamos estar vivendo neste momento uma época ainda mais quente, devido não só à actividade solar, que cujos efeitos têm sido limitados devido à poluição no que toca às partículas resultantes da actividade industrial actual!
Mas este não é o tópico para discutir estas teorias, desde já desculpem..
