Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014



ACalado

Cumulonimbus
Registo
16 Fev 2006
Mensagens
3,015
Local
Covilhã 750m
Sim,seria neve interior a 300 metros...era uma loucura

Na próxima run já se foi para já vamos ter uma situação que se pode tornar complicada.

Devido a uma depressão muito cavada situada a Noroeste de Portugal o estado do tempo vai agravar-se. Assim nas próximas horas e antecedendo a passagem de uma superfície frontal vamos continuar em regime de aguaceiros. Amanhã na parte da tarde o tempo vai piorar, iremos ter precipitação intensa e persistente inicialmente nas zonas do litoral Norte estendendo-se as restante regiões.

O vento soprará muito forte podendo atingir rajadas superiores a 120km/h nas terras altas. A zonas costeiras vão ser fustigadas pelo vento.

Especial atenção para o aumento dos caudais que podem fazer transbordar os cursos de água não só devido a precipitação intensa mas também devido ao degelo da neve que têm caído.

Quanto a neve, a cota vai subir com o passar da noite, pela manhã ainda teremos neve acima dos 1000m-1200m, para a tarde a cota de neve "dispara" e pode chover mesmo na Torre, depois para a noite voltará a nevar. Toda a neve que caiu hoje a cotas intermédias vai derreter.

1560727_677598908948108_1946175223_n.jpg
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra
Estão brutais!!

484853_620685054669448_2021466291_n.jpg
 
  • Gosto
Reactions: CptRena

romeupaz

Cumulus
Registo
5 Set 2008
Mensagens
432
Local
Leiria (76 m)
porreiro era se se unissem numa mega tempestade....:surprise::surprise::surprise:

loooooool já viram a nossa conversa quem ler isto, de fora, pensa que somos doidos e não se engana muito :lol:

Desculpem o off topic mas fartei-me de rir porque me enquadro no grupo dos doidos que não se importava nada que as depressões se unissem :lol::lol::lol:
 

ELJICUATRO

Nimbostratus
Registo
24 Jan 2009
Mensagens
640
Local
BRAGA SUL (Baixo Minho)
Galiza em alerta pela ciclogenese explosiva:

http://www.crtvg.es/informativos/mana-estaremos-afectados-por-unha-cicloxenese-explosiva-745465

As boias galegas registaram ondas com mais de 20m!



CRTVG

Boa noite Caro Flaviense21,

De facto amanhã (3ªFeira) será um dia Hardcore na Galiza c/ rajadas de vento muito fortes principalmente na zona de Lugo (Força 8 - até 140 km/h), acumulados na ordem de 40mm e 15 cm de neve nas montanhas mais altas. Por cá (Minho) vamos levar forte e feio com os efeitos dessa ciclogénese explosiva, o sistema frontal bastante ativo vai trazer bastante vento e bastante chuva, será certamente uma tarde normal de inverno para estas bandas.

Cmps.
 
M

Membro excluído 274

Especial atenção ao degelo que unido à muita chuva que vai cair nas próximas horas/dias podem complicar e muito a situação em muitas zonas ribeirinhas em especial nas regiões norte e centro.
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Para mim as runs de hoje foram uma desilusão para o final da semana, pois estava a gostar das runs do GFS, em que apenas ele via aquela depressão a cavar tanto para sul, e só ele via, nesta run voltamos ao prato do dia, praticamente só a norte e centro se verá alguma coisa ....
Noto também que existe mais oscilações nos modelos hoje do que em dias anteriores.

Para o dia de hoje tirando algum aguaceiro de manhã teremos na parte da tarde temporal, com chuva forte a norte e centro.
Amanhã será um dia normal de Inverno com alguma chuva apenas, que no máximo será moderada, em especial no sul de manhã e á tarde no Norte.
Na Quinta o maior destaque será para o vento que será bastante forte no Minho e Douro, e nesse dia no que toca a precipitação será caracterizada muito mais pela sua persistência do que pela força.
Na Sexta esperava-se que não chovesse em lado nenhum mas parece que o Minho e Douro verá alguma chuva moderada.
Para o fim de semana, no Sábado deverá ser o 2º dia com mais chuva da semana, claro está a Norte e Centro com chuva persistente e forte ...
No pós fim de semana ainda muita incerteza, o GFS estava muito bom mas resolveu retirar a depressão que somente ele via ...

PS: Este GFS anda muito mal ultimamente ....
 

Thomar

Cumulonimbus
Registo
19 Dez 2007
Mensagens
2,913
Local
Cabanas - Palmela (75m)
Atão estamos a levar até terça dia sim dia não com mau tempo porque?:rain: o que se tá a passar para isto acontecer?:confused:

É apenas o Inverno, é perfeitamente normal que haja vento, chuva, neve, etc...
Existem anos em que é mais inconsistente as condições de mau tempo. Portanto nada de anormal até agora, apenas umas semanas mais activas.
 
  • Gosto
Reactions: CptRena e jonas_87

Cheiroso

Cirrus
Registo
30 Nov 2009
Mensagens
45
Local
Chaves (380m)
Especial atenção ao degelo que unido à muita chuva que vai cair nas próximas horas/dias podem complicar e muito a situação em muitas zonas ribeirinhas em especial nas regiões norte e centro.

Tens razão. Já pensei nessa situação para o Tâmega em Chaves. Ele tem hoje um bom caudal e com as condições das próximas horas é possível que "venha cá pra fora".