Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Registo
4 Jan 2014
Mensagens
53
Local
Vila Boa de Cima (800m), Serra de Montemuro
Previsão da precipitação acumulada para a próxima semana:

3PvMnyq.gif


Mais de 200 mm para o Norte do País :rain:

Somos provavelmente a zona com mais precipitação do hemisfério norte :thumbsup:
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
eu ando a ver mal, ou o gfs preve um diluvio para o proximo fim de semana? chega a por 38mm em 3horas :/

Ainda falta muito, não me parece que chova tanto, ainda deve retirar qualquer coisa, mas será de facto uma chuvosa extremamente semana, em especial no litoral Norte, a média de Fevereiro deverá ser batida até dia 10. E começa já esta madrugada :rain:
 

Minho

Cumulonimbus
Registo
6 Set 2005
Mensagens
4,091
Local
Melgaço
Amanha na zona do geres / montalegre vai nevar de dia ou so durante a noite?

Olá sauran, bem-vindo!

As condições mais propícias para a queda de neve serão principalmente durante a tarde e início da noite de segunda-feira.
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Amanha na zona do geres / montalegre vai nevar de dia ou so durante a noite?

Tens grande probabilidade de nevar quase todo o dia nesses locais a cotas acima dos 800 metros de altitude. Nevará mais durante a madrugada (previsto maior acumulados), mas durante o dia também deverás ter sorte:thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Será que a precipitação ao chegar será logo em forma d neve? O que poderei esperar para Bragança?

Sinceramente tenho algumas dúvidas que acumule nas zonas mais baixas de Bragança, a cota não deverá baixar os 700/800 metros, logo está no limite para que se faça a festa...Mas em termos de precipitação a coisa até está razoável para o costume...
Frio em altitude e à superfície com valores próximos dos 0ºc...
Os modelos quando colocam precipitação em Bragança têm uma cota que possibilita que entre logo com neve, mas é muito arriscado esse tipo de previsões:p
 
M

Membro excluído 274

Será que a precipitação ao chegar será logo em forma d neve? O que poderei esperar para Bragança?

À chegada da frente a cota estará muito alta, só nevará acima dos 1200m aprox., após o passo da mesma a cota irá descer bruscamente ao fim da manhã, podendo chegar aos 600/700m durante a segunda metade do dia. Creio que Bragança tem chances... Montalegre terá um bom nevão.

Pelo menos é assim que vejo esta situação.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Em Bragança será no limite. A cota deverá rondar os 700\800 metros, vamos ver. Em Montalegre acredito que quando começar a precipitar seja já sob a forma de neve, pelo que acredito numa boa acumulação.
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
Sinceramente tenho algumas dúvidas que acumule nas zonas mais baixas de Bragança, a cota não deverá baixar os 700/800 metros, logo está no limite para que se faça a festa...Mas em termos de precipitação a coisa até está razoável para o costume...
Frio em altitude e à superfície com valores próximos dos 0ºc...
Os modelos quando colocam precipitação em Bragança têm uma cota que possibilita que entre logo com neve, mas é muito arriscado esse tipo de previsões:p

Pois é isso que os modelos mostram e acaba por ser a única zona que terá sempre pelo menos iso 0° a 850hpa.
 

sauran

Cirrus
Registo
25 Jan 2014
Mensagens
11
Local
Braga
Tens grande probabilidade de nevar quase todo o dia nesses locais a cotas acima dos 800 metros de altitude. Nevará mais durante a madrugada (previsto maior acumulados), mas durante o dia também deverás ter sorte:thumbsup:

Obrigado pelas respostas. Parece que amanha irei dar umas voltinhas.. Braga, montalegre, pitoes de junias e tentar voltar voltar a braga por dentro do geres.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Mais uma run do GFS que mantem tudo igual. Muita água nos próximos 10 dias em especial no litoral Norte. Para o Algarve as coisas continuam muito más, e é incrível a diferença entre a precipitação no Minho e no Douro e no Algarve. Enquanto aqui podemos contar com mais de 200 mm nos próximos dias, no Algarve uns 20\30 mm já seria bom...
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
No meteograma da run das 12z a cota está nos 550m logo na entrada da precipitação, acho que vai ser uma noite para deitar cedo e pôr o despertador para as 4 da manhã!

a haver imersão termica nas proximas horas parece-me muito provavel que aí por bragança caia um bom nevão, para aqui as coisas estáo um pouco piores ainda assim parece-me possivel a cota ser muito mais baixa do que o previsto esta run das 12 do gfs veio baixar muito as temperaturas antes da entrada da frente, para a guarda também parece tudo garantido. Era importante que o vitorbaia desse tb a sua opinião de como estão a decorrer as suas previsões.

na torre já estão -4 e nas penhas -1 sinal de que ha ainda muito frio em altura muito importante agora será a inversão acontecer, excelente este mapa de temperaturas em superficie

12-778SP.GIF