Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

anamar

Cirrus
Registo
26 Nov 2007
Mensagens
14
Local
Moscavide
Com um pedido de compreensão todos os posts que se seguirem ao actual que não respeitem o tópico serão apagados, sendo que para outros assuntos deverão usar os tópicos já mencionados e/ou outros da área de climatologia se o seu conteúdo o justificar.

É que já chega, por favor.

Obrigado

Absolutamente de acordo com o moderador. Este forum é para falar da meteorologia e não para protestar por estar calor ou frio. Estamos no inverno e o inverno tem chuva e vento e neve. E é bom que seja assim, é o tempo certo.:)
 
  • Gosto
Reactions: PDias


zaq1

Cirrus
Registo
11 Jun 2009
Mensagens
4
Local
Porto
Para amanhã a partir das 00h00:

w00.gif


w12.gif


Vento e ondulação:

O12.gif


O00.gif


:shocking:
 
  • Gosto
Reactions: PDias e Aristocrata

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
ECM:


Como sempre o ECM a mudar imenso de run para run, na run anterior determinava que a depressão a 100h iria passar mais a norte com a zonal a descer menos em latitude agora vê aquilo que ninguém viu e coloca a depressão a mergulhar mais a Oeste ali entre os Açores e o nosso território e depois a varrer o nosso território o que beneficia mais todo o nosso território, pode ser que acerte.

GFS


O GFS mantem-se fiel aquilo que tem vindo apresentar com uma outra mudança menos significativa falamos de um modelo mais coerente a médio prazo sem qualquer tipo de duvida.

Na pratica significa que iremos ter sem duvida a continuação deste padrão durante os próximos tempos, relativo ao evento de 9-12 de Fevereiro resta definir os detalhes, detalhes esses que podem-se traduzir por nevar a cotas mais baixas ou não, chover mais a sul ou não, aposto que teremos algo idêntico aos anteriores eventos sendo que existe a possibilidade ainda na mesma do pós-frontal trazer neve a cotas mais baixas.

A longo prazo este padrão ira-se manter os modelos bem podem tentar ver a dorsal a subir sobre a W da PI, mas enquanto os outros indicadores não se alterarem a dorsal anticiclónica será em género de cut-off vesita-nos e depois é empurrada para leste para o mediterrâneo de Espanha, França e Itália:)
 
  • Gosto
Reactions: rbsmr e Aristocrata

Snifa

Furacão
Registo
16 Abr 2008
Mensagens
11,916
Local
Porto-Marquês:145 m Mogadouro:749 m
IPMA:

Informação especial

Comunicado válido entre 2014-02-03 19:34:00 e 2014-02-08 19:34:00

Assunto: Tempo severo em Portugal continental

Entre os dias 3 e 9 de fevereiro, uma forte corrente de oeste no Atlântico Norte e a passagem frequente de ondulações frontais de forte atividade pelo território do continente irão originar episódios de precipitação, vento e agitação marítima fortes e queda de neve nas regiões Norte e do Centro.

A precipitação será generalizada a todo o território do Continente, persistente, com períodos de maior intensidade e com queda de neve nas regiões do Norte e Centro que, na quinta feira, chegará a cotas de 600 a 800 metros.

O vento predominará de sudoeste ou oeste moderado ou forte, com rajadas que, nos períodos de maior intensidade, serão até 95 km/h no litoral e até 120 km/h nas terras altas.

A altura significativa das ondas na costa ocidental, irá variar entre 5 a 7 metros podendo atingir alturas máximas entre 8 e 10 metros.

O IPMA irá manter a vigilância meteorológica, actualizando as previsões sempre que se justifique, recomendando-se que dê a devida atenção aos avisos meteorológicos e que se sigam as orientação dos Serviços de Proteção Civil.

Para mais detalhes sobre a previsão meteorológica para os próximos dias consultar:
http://www.ipma.pt/pt/
http://www.ipma.pt/pt/maritima/boletins/

Data de edição: 2014-02-05 18:28:10

http://www.ipma.pt/pt/otempo/comunicados/index.jsp
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
boas podem traduzir o que esta aqui para quem nao percebe mt disto?:huh:

Os 2 primeiros mapas são mapas de vento e pressão atmosférica: centro depressionário em aproximação ao noroeste da península em cavamento rápido até 976mb com vento de sudoeste até 150km/h.

Os 2 seguintes mapas são de vento e ondulação: núcleos de ondulação até 12 metros junto do centro depressionário mas que na costa centro e norte se ficarão pelos 8-9 metros.

Edit: Faltou dizer que os mapas/cartas 2 e 4 mostram a posição esperada dos diversos centros para o dia 6 às 12:00 UTC (hora de Lisboa). Sempre que o vento supera os 110Km/h eles colocam o símbolo Hurricane Force Winds - Ventos do nível de ciclone tropical.
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Não é nenhuma surpresa essas cartas, o IPMA está em cima do acontecimento. A protecção civil também e penso que as protecções civis de cada uma das câmaras municipais, serviços de electricidade e telecomunicações também.

Amanhã: Céu muito nublado, com abertas a partir da tarde.
Períodos de chuva, que será persistente e por vezes forte,
passando a aguaceiros a partir da tarde, que serão por vezes fortes,
de granizo e acompanhados de trovoada.
Queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo a
cota para 600/800 metros a partir da tarde.
Vento moderado (25 a 35 km/h) de sul, soprando forte (35 a 50 km/h)
com rajadas até 95 km/h no litoral oeste, e forte a muito forte
(40 a 60 km/h) com rajadas até 120 km/h nas terras altas, rodando
para oeste a partir da tarde.

Há diversos avisos em vigor.
 
  • Gosto
Reactions: jotackosta