Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Tanto se tem falado da situação de Domingo, mas a de hoje á noite\madrugada também pode ser complicada. Vamos ter algumas horas de precipitação forte e persisntente no litoral Norte, e juntando ao facto dos solos já estarem saturados, podemos ter algumas inundações
 
  • Gosto
Reactions: MIGUEL_DKs


james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Tanto se tem falado da situação de Domingo, mas a de hoje á noite\madrugada também pode ser complicada. Vamos ter algumas horas de precipitação forte e persisntente no litoral Norte, e juntando ao facto dos solos já estarem saturados, podemos ter algumas inundações


Realmente tem razao , acho que se esta a ignorar um evento que podera ter alguma relevancia quer na precipitacao quer no vento .
 

MeteoCaxinas

Cumulus
Registo
18 Jan 2009
Mensagens
258
Local
Caxinas - Vila do Conde - 41°21'42''/ -8°45'29''
Bom dia.

Cuidado com os desejos...;)

Se o núcleo da depressão de domingo se confirmar a passar pela Galiza, como modelado agora pelo GFS, o norte de PT levará essencialmente com vento muito forte e o centro com o grosso da precipitação (mesmo o sul terá precipitação satisfatória).
A confirmar-se este cenário, teremos ondulação perigosa na nossa costa nomeadamente em zonas já em elevado risco aqui no norte e parte do centro.

E não é isso que se quer?! Adoro!

E parece-me que o meu desejo para Domingo se vai concretizar. :D
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
Boas tardes..

Alguma atenção ao NW durante o dia de amanhã...

Sinóptica

Uma frente fria desce desde a Galiza e cruza PT continental de NW para SE amanhã.
Á frente dela, ar marítimo avança nos níveis baixos.

Em altura um cavado aproxima-se embebido num forte fluxo zonal, proporcionando algum suporte dinâmico e termodinâmico para a ocorrência de alguma convecção pontual ao longo da frente, em especial no norte ( mais a sul impera uma massa de ar mais quente em altura).

Forçamento dinâmico, um fluxo muito intenso em todos os níveis ( com shear moderado a forte ) e valores de CAPE/LI que sugerem alguma instabilidade nos primeiros 3-5km deverão ser favoráveis a alguma célula capaz de gerar rajadas pontualmente severas e precipitação excessiva.

Após a passagem da frente, o gradiente de pressão entre um anticiclone que se move pelo Golfo de Cadiz e um vasto campo de baixas pressões no Atlantico norte deverá criar algumas linhas de convergência que afectam a área desde Biscaia até ao N de Espanha/PT.

Ar frio em altura, do lado polar do jet, deverá sobrepor-se a uma camada mais húmida de ar polar marítimo, gerando alguma instabilidade.

Shear forte, ventos fortes ao longo do perfil vertical, e ar mais frio e seco em altura são favoráveis a alguma rajada severa e granizo pontual.
Linhas convectivas estacionárias colocam um risco de training com precipitação excessiva e potenciando o risco de rajadas/granizo á escala local.

Um nível amarelo é lançado para o NW por estes motivos...CAPE em geral fraco retira a confiança num nível mais alto.


z2vEeY3.png



Cinzento
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada

Amarelo
- Aguaceiros e possibilidade de trovoada
- Rajadas
- precipitação pontualmente excessiva
- Granizo
 

JoaoCodeco

Nimbostratus
Registo
10 Abr 2012
Mensagens
1,432
Local
Vile, Caminha, Viana do Castelo
Stormy, previsões para esta madrugada!
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
E não é isso que se quer?! Adoro!

E parece-me que o meu desejo para Domingo se vai concretizar. :D


Eu tambem gosto mas com limites .

Esta a fazer agora 73 anos do ciclone de 1941 em que morreu muita gente e estragos gigantescos .

Fevereiro e um mes de eventos extremos , as vezes estas depressoes cavam muito e resvalam para niveis perigosos !
 
  • Gosto
Reactions: Aristocrata

tucha

Nimbostratus
Registo
29 Abr 2011
Mensagens
706
Local
Alfragide e Olivais Norte
MAU TEMPO - Mais uma frente fria de intensidade moderada vai atravessar o Continente na próxima madrugada/manhã, trazendo precipitação moderada a forte e vento com rajadas fortes de Norte a Sul do País.

Quanto ao dia de Domingo: Uma depressão cavada vai-se aproximar de Portugal Continental, sendo que o seu centro deverá passar pelo Norte de Espanha. Os principais focos de alerta são para a agitação marítima e o vento. (De Norte a Sul de Portugal Continental)

As ondas podem ultrapassar os 10 metros de altura no Domingo e madrugada de Segunda-Feira. As rajadas de vento serão mais fortes e perigosas no Litoral e terras altas, onde a sua intensidade pode ultrapassar os 120km/h.

IMAGEM 1 - Precipitação - METEOCIEL.FR. - Modelo GFS.
IMAGEM 2 - Agitação Marítima - IPMA. - Modelo SWAN.
IMAGEM 3 - Rajadas de vento - METEOCIEL.FR. - Modelo GFS.
IMAGEM 4 - Avisos IPMA.

1622272_583033811789211_1171608583_n.jpg

Vai portanto ser uma madrugada agitada...:rolleyes:

Alguma possibilidade de trovoada (pergunto eu que adoro tempestades mas nada perceço de coisas técnicas), no Domingo ou madrugada de Domingo para segunda?

E sim, a acontecer um temporal tão grande como voçês tem falado por aqui ainda bem que é em dia de fds, porque em dia se semana seria caotico...

Será que este temporal se vai aproximar em força de vento e precipitação ao acorrido em Janeiro (penso que do ano passado, tb ao fds) quando Lisboa teve aviso vermelho para tudo e que arrancou inumeras árvores em Sintra...?
Fica a pergunta aos entendidos...:)
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Vai portanto ser uma madrugada agitada...:rolleyes:

Alguma possibilidade de trovoada (pergunto eu que adoro tempestades mas nada perceço de coisas técnicas), no Domingo ou madrugada de Domingo para segunda?

E sim, a acontecer um temporal tão grande como voçês tem falado por aqui ainda bem que é em dia de fds, porque em dia se semana seria caotico...

Será que este temporal se vai aproximar em força de vento e precipitação ao acorrido em Janeiro (penso que do ano passado, tb ao fds) quando Lisboa teve aviso vermelho para tudo e que arrancou inumeras árvores em Sintra...?
Fica a pergunta aos entendidos...:)

Não sou propriamente um entendido, mas sim parece-me haver possibilidade de trovoada. Quanto à intensidade, tal como está modelado neste momento este evento poderá ter ainda mais intensidade que o de Janeiro do ano passado, mas até domingo ainda pode mudar...
 

AndréFrade

Cumulonimbus
Registo
6 Jun 2009
Mensagens
4,799
Local
Montijo / Lisboa
Vai portanto ser uma madrugada agitada...:rolleyes:

Alguma possibilidade de trovoada (pergunto eu que adoro tempestades mas nada perceço de coisas técnicas), no Domingo ou madrugada de Domingo para segunda?

E sim, a acontecer um temporal tão grande como voçês tem falado por aqui ainda bem que é em dia de fds, porque em dia se semana seria caotico...

Será que este temporal se vai aproximar em força de vento e precipitação ao acorrido em Janeiro (penso que do ano passado, tb ao fds) quando Lisboa teve aviso vermelho para tudo e que arrancou inumeras árvores em Sintra...?
Fica a pergunta aos entendidos...:)

As possibilidades de trovoada não serão muito elevadas, mas existem algumas probabilidades para a ocorrência.

Quanto às parecenças em relação à tempestade "GONG": O centro da depressão vai-se localizar no Norte de Espanha, tal como nessa depressão de Janeiro de 2013. O vento poderá ser idêntico, com destaque de perigo para o Litoral Centro. Quanto à chuva, também me parece idêntico. Vamos aguardar as próximas saídas dos modelos.
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,971
Local
Tondela-290m
O IPMA já emitiu um aviso laranja de vento para segunda-feira com rajadas até 120km/h.:shocking: