Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
:cool: parece que este mes irá terminar molhado
pelo que vi nos modelos embora nao perceba muito deu me a compreender que vai continuar a chuva menos itensa mais esporádica até março
bom tempo para quando? com tantas entradas atlanticas seguidas parece que o nosso clima ficou viciado:shocking:

Para já pelo menos o GFS vai dando essas indicações de um Fevereiro molhado alternado com uns dias soalheiros...mas volta e meia lá vem ela...:D
 


Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Os modelos ainda andam indecisos a partir de Terça\quarta feira. Neste momento parece-me que a circulação zonal se vai restabelecer no final da próxima semana, este anticiclone será temporário, vamos ver. Neste momento na previsao 10 dias do IPMA temos chuva no Minho quase todos os dias com probabilidades relativamente altas, contrário ao que tínhamos ontem o que indica grande volatilidade nos modelos.
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Os modelos ainda andam indecisos a partir de Terça\quarta feira. Neste momento parece-me que a circulação zonal se vai restabelecer no final da próxima semana, este anticiclone será temporário, vamos ver. Neste momento na previsao 10 dias do IPMA temos chuva no Minho quase todos os dias com probabilidades relativamente altas, contrário ao que tínhamos ontem o que indica grande volatilidade nos modelos.

Sempre me pareceu que seria temporário, apesar da volatalidade dos modelos, os modelos davam alguns sinais de incerteza sobre um posicionamento efectivo do AA no nosso territorio ou no Atlântico e enuncie essa hipotese aqui.
Teremos então um anticiclone a passar de raspão no nosso territorio.
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Os modelos carregam na precipitacao a Norte para a proxima semana , estou a ver que o unico dia sem chuva vai ser amanha .

E no final da semana com possibilidade de se estender ao restante territorio .

Mas uma coisa ja me parece evidente :
ainda nao e desta que aparece em forca o anticiclone .
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Bom dia ,

Os modelos carregam na precipitacao a Norte para a proxima semana , estou a ver que o unico dia sem chuva vai ser amanha .

E no final da semana com possibilidade de se estender ao restante territorio .

Mas uma coisa ja me parece evidente :
ainda nao e desta que aparece em forca o anticiclone .
Sim AA em força para já nao esta facil. Mas mesmo a 96h continua indefinido o que virá partir de Quarta. Os modelos mudam radicalmente de run para run ,temos de acompanhar, mas na minha opinião vamos ter um semana com alguma chuva sendo mais provável a norte e depois lá para dia 22\23 regressa a circulação zonal em latitudes mais baixas. Claro que isto poderá não acontecer, é apenas a minha interpretação dos modelos.
 
  • Gosto
Reactions: boneli

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Sim AA em força para já nao esta facil. Mas mesmo a 96h continua indefinido o que virá partir de Quarta. Os modelos mudam radicalmente de run para run ,temos de acompanhar, mas na minha opinião vamos ter um semana com alguma chuva sendo mais provável a norte e depois lá para dia 22\23 regressa a circulação zonal em latitudes mais baixas. Claro que isto poderá não acontecer, é apenas a minha interpretação dos modelos.

Mas olha que a interpretacao que eu faco ( claro que e subjetivo e so me vincula a mim ) E que , depois de os modelos a uns dias atras indiciarem um anticiclone a pairar , voltaram a carregar na precipitacao , inicialmentr mais para dia 20 mas agora logo para dia 17 .

Pessoalmente , sei que o pessoal nao gosta de palpites mas olha la vai , acho que na proxima semana vai chover bem no Norte e mais do que se estava a espera a uns dias atras .
 
  • Gosto
Reactions: boneli

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Independentemente de pequenos ajustes que ainda possam ocorrer é certo que a circulação zonal não será interrompida, mas subirá ligeiramente em latitude o que trará dias mais secos e soalheiros em todo o país, principalmente a sul do sistema montanhoso. Mesmo que ocorram alguns períodos de chuva durante a semana (existirão de certeza, principalmente a Norte), estes serão pontuais e os períodos de céu limpo ou pouco nublado serão abundantes, contrariamente ao sucedido nas duas últimas semanas.
 

criz0r

Cumulonimbus
Registo
11 Abr 2008
Mensagens
4,541
Local
.
Ainda está muito distante, ainda muita coisa vai mudar mas não deixa de ser uma situação "interessante" aqui para o início de Março.

6skz.jpg
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Independentemente de pequenos ajustes que ainda possam ocorrer é certo que a circulação zonal não será interrompida, mas subirá ligeiramente em latitude o que trará dias mais secos e soalheiros em todo o país, principalmente a sul do sistema montanhoso. Mesmo que ocorram alguns períodos de chuva durante a semana (existirão de certeza, principalmente a Norte), estes serão pontuais e os períodos de céu limpo ou pouco nublado serão abundantes, contrariamente ao sucedido nas duas últimas semanas.

Nas duas ultimas semanas , no Norte a quantidade de precipitacao duplicou a media , e quase impossivel manter este ritmo .

O que eu acho e que no Norte para a semana vai chover em abundancia , mas provavelmente em bons regimes de aguaceiros , onde o sol vai espreitar muitas vezes , isso tambem acredito .
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Claro que existe aqui sempre a questão do copo: meio vazio ou meio cheio.
Claramente que que irá haver um desagravamento das condições verificadas até aqui, a situação que tivemos foi extrema choveu na 1ª quinzena de Fevereiro 300 mm no Noroeste ou mais (faço ideia no Gerês estranho as estações dessa região estarem quase todas inoperativas) , já com um Janeiro com essa tendência no Noroeste teve-se praticamente durante 2 meses sobre chuva e mesmo no Centro e Centro Sul foi quase dia sim dia não, portanto este padrão extremo teria de ser desagravado, agora a instabilidade principalmente a Norte do sistema montejunto estrela irá continuar, claro que o sol irá aparecer e a sul será mais abundante mas com a circulação zonal a trazer alguma instabilidade, iremos entrar num padrão mais normalizado, o engraçado disto tudo é que a medio prazo a tendencia é para esta circulação zonal descer em latitude novamente o que significa que poderemos ter um inicio de Março instável e chuvoso.
E ainda bem o pior que poderia acontecer era passarmos do 80 para o 8.
 

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Não entremos em futurismos. Repito o que disse anteriormente, alguma chuva principalmente a Norte esta semana e a partir daí é esperar para ver :D Talvez regresse a zonal às latitudes mais baixas, talvez não...
 

AndrePereira

Cirrus
Registo
7 Fev 2014
Mensagens
47
Local
Agueda/Coimbra
Ainda está muito distante, ainda muita coisa vai mudar mas não deixa de ser uma situação "interessante" aqui para o início de Março.

6skz.jpg

Sim, bastante interessante, ate pela sua trajectoria.. A depressao aparece de noroeste a atingir forte e feio portugal continental.. Mas la esta, é o que todos falam, até lá, ainda pode (e mudará) muita coisa. Quem sabe nessa altura o anticiclone venha em força com dias solarengos e quentes.. Mas, é uma situação a acompanhar.. se isso se verificasse a menos de 48 horas era bastante interessante de se discutir.

Cumprimentos. ;)
 

Mr. Neves

Cumulonimbus
Registo
22 Jan 2013
Mensagens
3,972
Local
Tondela-290m
Pois, mas o frio teima em não baixar não é verdade? Talvez a segunda feira passada tenha sido mesmo o único dia deste inverno de cotas semi-baixas. :(