Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Fevereiro 2014

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Bom dia ,

Reviravolta surpreendente na ultima saida do gfs ( Penso que e o modelo que se baseia o ipma embora nao tenha a certeza ) que coloca a possibilidade do tempo cinzento e com precipitacao continuar na proxima semana a Norte .

Ainda estamos um pouco longe mas nao deixa de ser um indicador . E tambem prova que nao vale a pena grandes discussoes antes do tempo .
 


AJB

Nimbostratus
Registo
5 Mar 2009
Mensagens
1,179
Local
Baião
Bom dia ,

Reviravolta surpreendente na ultima saida do gfs ( Penso que e o modelo que se baseia o ipma embora nao tenha a certeza ) que coloca a possibilidade do tempo cinzento e com precipitacao continuar na proxima semana a Norte .

Ainda estamos um pouco longe mas nao deixa de ser um indicador . E tambem prova que nao vale a pena grandes discussoes antes do tempo .

As previsões do IPMA baseiam-se no ECM!
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Bom dia ,

Reviravolta surpreendente na ultima saida do gfs ( Penso que e o modelo que se baseia o ipma embora nao tenha a certeza ) que coloca a possibilidade do tempo cinzento e com precipitacao continuar na proxima semana a Norte .

Ainda estamos um pouco longe mas nao deixa de ser um indicador . E tambem prova que nao vale a pena grandes discussoes antes do tempo .

Não...o IPMA baseia-se no modelo europeu ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts)! Mesmo assim, parece-me que segundo o GFS depois de domingo teremos pelos menos uns bons 3 dias sem precipitação com o AA desde os Açores até à costa oeste da França...além disso as probabilidades com que jogam os modelos são bem menores...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Não...o IPMA baseia-se no modelo europeu ECMWF (European Centre for Medium-Range Weather Forecasts)! Mesmo assim, parece-me que segundo o GFS depois de domingo teremos pelos menos uns bons 3 dias sem precipitação com o AA desde os Açores até à costa oeste da França...além disso as probabilidades com que jogam os modelos são bem menores...

Eu acho que a Norte os modelos estao indecisos em relacao a proxima semana , nao se deve excluir nenhum cenario .

Mas acho que tambem ainda e cedo para me alongar muito sobre isso .
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Eu acho que a Norte os modelos estao indecisos em relacao a proxima semana , nao se deve excluir nenhum cenario .

Mas acho que tambem ainda e cedo para me alongar muito sobre isso .

Acho haver uma tendência para um fortalecimento do AA e a sua deslocação mais para E/NE bloqueando a chegada das depressões até Portugal Continental, algo que praticamente não tivemos este Inverno. Assim sendo, apenas o NO da Península Ibérica estará sujeito a alguma instabilidade, nomeadamente a precipitação dentro dos valores habituais para esta época...
 

james

Cumulonimbus
Registo
16 Set 2011
Mensagens
4,541
Local
Viana Castelo(35 m)/Guimarães (150 m)
Acho haver uma tendência para um fortalecimento do AA e a sua deslocação mais para E/NE bloqueando a chegada das depressões até Portugal Continental, algo que praticamente não tivemos este Inverno. Assim sendo, apenas o NO da Península Ibérica estará sujeito a alguma instabilidade, nomeadamente a precipitação dentro dos valores habituais para esta época...

Subscrevo inteiramente .

Onde os modelos tem mostrado alguma indecisao e no Noroeste .

No resto do pais tem havido um reforco da possibilidade de fortalecimento do anticiclone .
 
  • Gosto
Reactions: MarioCabral

beachboy30

Cumulus
Registo
29 Mai 2008
Mensagens
405
Local
Aroeira
Bons dias :).

Bom, olhando aos principais modelos ECMWF e GFS e respetivos ensembles, parece que a Primavera pretende dizer "Inverno, já chega não? Deixa-me agora dar um ar de minha graça" :). A concordância entre modelos começa a ser por demais evidente, indicando um aproximar e fortalecimento do AA mais para N/NE, portanto mais perto da P.I., algo que praticamente desde meados de Dezembro não acontecia. Tal poderá indicar efetivamente tempo seco, soalheiro, grandes amplitudes térmicas durante o dia, mas com máximas já a rondar os 20ºC em muitas zonas do país.

Mas isto aparentemente apenas a partir de 2ª/3ª feira. Até lá a zonal vai andando por cá, mas muito mais fraca que nas últimas semanas (e com mais expressão a norte que a sul, que novidade :) O sul este ano viu tudo passar quase ao lado...) e para o fim de semana parece que vamos ter uma entrada de W/NW com vento moderado a forte e que poderá trazer alguma animação a quem vai para a serra da Estrela no fim de semana de Carnaval (meu caso :)). Julgo que será de esperar neve a cotas quiçá acima dos 1400m (caso haja precipitação Sábado e/ou Domingo).

Após esse período, parece que começa então o AA a impôr-se, com o vento de NW a enfraquecer e a rodar para o quadrante N e NE (mas não muito forte) e os dias a ficarem bem limpos. 2ª feira poderá ser ainda um dia de transição.

Seja como for, ainda falta algum tempo, é ir acompanhando, mas a tendência tem-se mantido consistente e em mais que um modelo.
 
  • Gosto
Reactions: Thomar e jonas_87

Luso Meteo

Cumulonimbus
Registo
22 Set 2012
Mensagens
2,194
Local
Felgueiras, Porto (500 mts)
Realmente alguma incerteza quanto à próxima semana principalmente a Norte. Os modelos tinham vindo a modelar um período anticiclónico com muito sol durante alguns dias, mas agora já não é tao certo assim, ainda podemos ter a continuação das nuvens e alguma chuva mais a Norte, temos de acompanhar. Certo é que ainda teremos mais uns belos mm's até dia 2, talvez uns 50\60 mm no Minho e Douro, e estas regiões registarão precipitação todos os dias de Fevereiro, notável :thumbsup: Isto para não falar que desde o meio de Dezembro só não houve precipitação em 3 ou 4 dias, por isso praticamente 2 meses e meio seguidos com precipitação.
 
  • Gosto
Reactions: james

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,405
Local
Olhão (24 m)
Meteograma para Olhão

graphe3_1000___-7.83_37.01_.gif


A 1ª quinzena de Março no Algarve é completamente seca, só alguns aguaceiros fracos e pouco mais.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
:::::UPDATE:::::

A analise actual da rede de superfície indica uma nova margem frontal a desenvolver-se próximo á Galiza, com advecção pré frontal no litoral W...ar relativamente húmido ( dew até 10ºC) mais aquecimento diurno, em conjunto com a entrada de uma massa de ar polar seco em altura estão a gerar instabilidade convectiva de momento, que pelo sat/rad aparente alguma organização.

A analise do GFS06z indica um padrão sinóptico mais favorável do que ontem.

Uma short wave/vort max que estava a ser modelada mais a sul ontem pelas 12z deverá entrar mais a norte do que o indicado...promovendo mais forçamento dinâmico e shear forte( 30-35m/s de 0-6km shear).

Por este motivo, coloco um nível de situação eminente/em curso de convecção pontualmente severa no litoral norte e centro.

Existe um risco de training com precip pontualmente excessiva/granizo e rajadas marginalmente severas não tornadicas devido aos perfis de shear unidirecionais.

Para o sul, menos suporte dinâmico do que o modelado ontem deverá limitar a instabilidade, no entanto desenvolve-se CAPE numa pluma de humidade á superfície e o ambiente parece condutivo a alguns focos dispersos não severos.

qzv3NX7.png
 

PortugalWeather

Cumulus
Registo
4 Fev 2014
Mensagens
496
Local
PT
Bons dias :).

Bom, olhando aos principais modelos ECMWF e GFS e respetivos ensembles, parece que a Primavera pretende dizer "Inverno, já chega não? Deixa-me agora dar um ar de minha graça" :). A concordância entre modelos começa a ser por demais evidente, indicando um aproximar e fortalecimento do AA mais para N/NE, portanto mais perto da P.I., algo que praticamente desde meados de Dezembro não acontecia. Tal poderá indicar efetivamente tempo seco, soalheiro, grandes amplitudes térmicas durante o dia, mas com máximas já a rondar os 20ºC em muitas zonas do país.

Mas isto aparentemente apenas a partir de 2ª/3ª feira. Até lá a zonal vai andando por cá, mas muito mais fraca que nas últimas semanas (e com mais expressão a norte que a sul, que novidade :) O sul este ano viu tudo passar quase ao lado...) e para o fim de semana parece que vamos ter uma entrada de W/NW com vento moderado a forte e que poderá trazer alguma animação a quem vai para a serra da Estrela no fim de semana de Carnaval (meu caso :)). Julgo que será de esperar neve a cotas quiçá acima dos 1400m (caso haja precipitação Sábado e/ou Domingo).

Após esse período, parece que começa então o AA a impôr-se, com o vento de NW a enfraquecer e a rodar para o quadrante N e NE (mas não muito forte) e os dias a ficarem bem limpos. 2ª feira poderá ser ainda um dia de transição.

Seja como for, ainda falta algum tempo, é ir acompanhando, mas a tendência tem-se mantido consistente e em mais que um modelo.

Vamos aguardar pelo que ai virá, se me permites só um reparo quando dizes que passou tudo ao lado no "Sul" eu diria extremo sul, pois vivo no distrito de Setúbal e vivo no Sul a uma latitude inferior a Évora por exemplo e tive praticamente desde de Dezembro dia sim dia não de chuva e seguramente o colega também, até Évora/Montemor/Portalegre não podemos dizer que não tenhamos tido chuva ou que não tenhamos tido um Inverno rigoroso pois tivemos como os dados o demonstram, de resto concordo num curto/medio prazo, vamos ver que tendência, padrão irá se estabelecer em Março,Abril e Maio.Ainda está tudo muito incerto, com poucas certezas em relação a um anticiclone potente e bloqueador que nos dão aqueles longos períodos de sol, até porque o atlântico esta muito instável e é no atlântico onde tudo é formado anticiclone ou depressões.