Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Tópico em 'Seguimento Meteorológico' iniciado por Mário Barros 1 Jan 2011 às 00:15.

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.
  1. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    Só agora é que reparei, isso é para esta noite!!!???!!! Isso sim seria uma surpresa daquelas que eu não estava à espera.

2. Aurélio

Aurélio
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    23 Nov 2006
    Local:
    Faro
    Neste momento o sul do país está a ser afectado por uma camada de nuvens altas, que olhando ao satélite dá a ideia serem células interessantes mas que não passam de nuvens altas. Está também bastante frio.
    O modelo Hirlam indica precipitação no Algarve para esta tarde/noite, mas que será fraca ....
    O padrão existente é o nuvens altas, o que olhando ao radar do IM dá a ideia de estar chovendo mas a maior parte não passa de reflectividade...
    Nada mais tenho a dizer .... falamos amanhã, há quem trabalhe ao fim de semana :D

3. algarvio1980

algarvio1980
    Expand Collapse
    Furacão

Registo:
    21 Mai 2007
    Local:
    Olhão (24 m)
    Frio até ao final do mês, ninguém nos tira. Existe a possibilidade de nevar no Baixo Alentejo existe sim senhor, o ECM assim o diz, no Algarve a Serra do Caldeirão também pode cair alguma água-neve. A vida é cheia de surpresas, tal como a meteorologia, não vale a pena andarem uns com os outros à bulha. Também o freemeteo coloca chuva ou saraiva fraca durante a próxima madrugada para Olhão, até eu posso sonhar que pode cair algo. :)

Collapse Signature Expandir Assinatura
  4. Aristocrata

Aristocrata
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    28 Dez 2008
    Local:
    Paços de Ferreira, 292 mts
    Boa tarde

Vai quente este tópico - temos de abrir as janelas para arrefecer o ambiente:D

Neste momento temos o ar frio a vir directamente do centro da Europa para o norte\centro do país. Com um trajecto tão prolongado e sem componente marítima os valores de humidade são extremamente baixos.
    Temos também uma depressão no mediterrâneo que puxa alguma desta massa de ar frio também para o mediterrâneo adjacente ao NE de Espanha. Juntamente com a acção do AA localizado nas ilhas britânicas, temos vento forte sustentado por muitas horas, mantendo esta situação de frio e baixos níveis de humidade relativa.
    Parece-me que a depressão está um poco mais a leste do que seria necessário para trazer uma eventual surpresa ao norte de Portugal. :(

Para mim a zona mais propícia a eventual surpresas (elemento branco) será onde se fará uma "espécie" de choque de massas ar quente-húmido\ar frio-seco; pela imagem de satélite a zona seria sempre numa linha imaginária tendo como ponto de partida o rio Tejo. No sul o ar mais quente inviabiliza que possa haver neve, acima do Tejo o ar muito seco seria também um obstáculo importante.

P.S.: é apenas uma análise minha e apenas isso...;)

5. Agreste

Agreste
    Expand Collapse
    Super Célula

Registo:
    29 Out 2007
    Local:
    Aljezur (48m) - Faro (11m)
    Esperemos que a altitude possa fazer alguma diferença. Serra de Ossa, Adiça e as Serras do Algarve. Veremos amanhã à tarde.

6. Sulman

Sulman
    Expand Collapse
    Cumulus

Registo:
    11 Fev 2010
    Local:
    Arraiolos - 412m
  7. David sf

David sf
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    8 Jan 2009
    Local:
    Oeiras / Portel
    HIRLAM com 5 a 10 mm no Alentejo para o fim do dia de amanhã. E com iso 0 nalguns pontos:

8. squidward

squidward
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    4 Abr 2007
    Local:
    Unhos - Loures \ Lisboa
    Segundo a nova RUN12z do GFS, a "verdadeira" animação estará guardada para dia 28/29, é um sonho mesmo:eek:

9. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    nós aqui pela serra de estrela estamos a mais ou menos a 50 km em linha recta da precipitação há ainda alguma possibilidade de termos neve ainda há alguns emsembles a colocar a precipitaçao um pouco mais a norte aqui fica o exemplo
    http://img195.imageshack.us/i/gens19242.png/

parece ser uma situação muito boa para o alto alentejo

10. cactus

cactus
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    7 Jan 2009
    Local:
    setubal (40 m)
    Se chover , mas se chover mesmo, eu acho que a zona sul nalguns locais tem hipotese de ver o tal elemento solido, digo isto porque a humidade é bastante baixa , por exemplo aqui em setubal tem estado valores da humidade na casa dos 27, 28% , o que torna o ar muito seco , já vimos com relatos aqui no forum de pessoal de elvas em que novou e estavam 6 ou 7 ºc, salvo erro .Portanto haver hipotese há, resta saber é se as nuvem que tragam chuva, pois, aqui hoje esteve sempre ceu nublado , o sol nem apareceu , mas sem um unico pingo de chuva !

11. Paula

Paula
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Jul 2010
    Local:
    Braga-S.Vicente (175m)
    Boas tardes. Vamos a ter calma pessoal:thumbsup: Ainda nada está garantido, apenas o frio, claro. O GFS prevê alguma precipitação lá para sexta, e o fim de semana.. Veremos o que a sorte nos reserva, ;)

12. Chasing Thunder

Chasing Thunder
    Expand Collapse
    Cumulonimbus

Registo:
    13 Mai 2008
    Local:
    Couço
    Eu estou um pouco desiludido com esta saida agora, porque a chuva para segunda já é menos, o frio também, enfim está-me a parecer que já não vêm é nada:sad:.

13. cova beira

cova beira
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    29 Dez 2008
    Local:
    Tortozendo
    europeu cola-se ao gfs 120 horas choque de massa muito fria e seca com entrada de sw que deixaria muita neve entre quinta e sexta feira era o cenário ideal com as opções que restam

14. Zapiao

Zapiao
    Expand Collapse
    Nimbostratus

Registo:
    20 Set 2006
    Local:
    Coimbra - 135m alt.
    Desculpem o off-topic mas aonde posso encontrar as previsoes de 10 a 14 Fev no sul de França? Tou a pensar em ir ao Monaco e arredores:D

15. Dan

Dan
    Expand Collapse
    Staff

Registo:
    26 Ago 2005
    Local:
    Bragança (675m)
    Ainda é muito cedo, mas quando estiver mais próximo pode consultar o Meteo France

Estado do Tópico:
Fechado para novas mensagens.

Partilhar esta Página