Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
meteogram.png




beja22jan11meteogroupco.jpg

Só agora é que reparei, isso é para esta noite!!!???!!! Isso sim seria uma surpresa daquelas que eu não estava à espera.
 


Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Neste momento o sul do país está a ser afectado por uma camada de nuvens altas, que olhando ao satélite dá a ideia serem células interessantes mas que não passam de nuvens altas. Está também bastante frio.
O modelo Hirlam indica precipitação no Algarve para esta tarde/noite, mas que será fraca ....
O padrão existente é o nuvens altas, o que olhando ao radar do IM dá a ideia de estar chovendo mas a maior parte não passa de reflectividade...
Nada mais tenho a dizer .... falamos amanhã, há quem trabalhe ao fim de semana :D
 

algarvio1980

Furacão
Registo
21 Mai 2007
Mensagens
12,463
Local
Olhão (24 m)
Frio até ao final do mês, ninguém nos tira. Existe a possibilidade de nevar no Baixo Alentejo existe sim senhor, o ECM assim o diz, no Algarve a Serra do Caldeirão também pode cair alguma água-neve. A vida é cheia de surpresas, tal como a meteorologia, não vale a pena andarem uns com os outros à bulha. Também o freemeteo coloca chuva ou saraiva fraca durante a próxima madrugada para Olhão, até eu posso sonhar que pode cair algo. :)
 

Aristocrata

Super Célula
Registo
28 Dez 2008
Mensagens
6,968
Local
Paços de Ferreira, 292 mts
Boa tarde

Vai quente este tópico - temos de abrir as janelas para arrefecer o ambiente:D

201101221300s91g.jpg


Neste momento temos o ar frio a vir directamente do centro da Europa para o norte\centro do país. Com um trajecto tão prolongado e sem componente marítima os valores de humidade são extremamente baixos.
Temos também uma depressão no mediterrâneo que puxa alguma desta massa de ar frio também para o mediterrâneo adjacente ao NE de Espanha. Juntamente com a acção do AA localizado nas ilhas britânicas, temos vento forte sustentado por muitas horas, mantendo esta situação de frio e baixos níveis de humidade relativa.
Parece-me que a depressão está um poco mais a leste do que seria necessário para trazer uma eventual surpresa ao norte de Portugal. :(

Para mim a zona mais propícia a eventual surpresas (elemento branco) será onde se fará uma "espécie" de choque de massas ar quente-húmido\ar frio-seco; pela imagem de satélite a zona seria sempre numa linha imaginária tendo como ponto de partida o rio Tejo. No sul o ar mais quente inviabiliza que possa haver neve, acima do Tejo o ar muito seco seria também um obstáculo importante.

P.S.: é apenas uma análise minha e apenas isso...;)
 

Agreste

Furacão
Registo
29 Out 2007
Mensagens
10,032
Local
Terra
Esperemos que a altitude possa fazer alguma diferença. Serra de Ossa, Adiça e as Serras do Algarve. Veremos amanhã à tarde.
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,412
Local
Azambuja
Segundo a nova RUN12z do GFS, a "verdadeira" animação estará guardada para dia 28/29, é um sonho mesmo:eek:
 

cactus

Nimbostratus
Registo
7 Jan 2009
Mensagens
610
Local
setubal (40 m)
Se chover , mas se chover mesmo, eu acho que a zona sul nalguns locais tem hipotese de ver o tal elemento solido, digo isto porque a humidade é bastante baixa , por exemplo aqui em setubal tem estado valores da humidade na casa dos 27, 28% , o que torna o ar muito seco , já vimos com relatos aqui no forum de pessoal de elvas em que novou e estavam 6 ou 7 ºc, salvo erro .Portanto haver hipotese há, resta saber é se as nuvem que tragam chuva, pois, aqui hoje esteve sempre ceu nublado , o sol nem apareceu , mas sem um unico pingo de chuva !
 

Paula

Nimbostratus
Registo
29 Jul 2010
Mensagens
863
Local
S.Vicente, Braga (184m)
Boas tardes. Vamos a ter calma pessoal:thumbsup: Ainda nada está garantido, apenas o frio, claro. O GFS prevê alguma precipitação lá para sexta, e o fim de semana.. Veremos o que a sorte nos reserva, ;)
 

Chasing Thunder

Cumulonimbus
Registo
13 Mai 2008
Mensagens
4,285
Local
Couço
Eu estou um pouco desiludido com esta saida agora, porque a chuva para segunda já é menos, o frio também, enfim está-me a parecer que já não vêm é nada:sad:.
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
europeu cola-se ao gfs 120 horas choque de massa muito fria e seca com entrada de sw que deixaria muita neve entre quinta e sexta feira era o cenário ideal com as opções que restam
 

Zapiao

Nimbostratus
Registo
20 Set 2006
Mensagens
882
Local
Coimbra - 135m alt.
Desculpem o off-topic mas aonde posso encontrar as previsoes de 10 a 14 Fev no sul de França? Tou a pensar em ir ao Monaco e arredores:D
 
Estado
Fechado para novas mensagens.