Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ai dão !!
Segunda-Feira:
Continuação de tempo frio com céu pouco nublado ou limpo.

Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) de leste, soprando

moderado a forte (25 a 40 km/h) no litoral.

Nas terras altas o vento soprará moderado a forte

(25 a 45 km/h)com rajadas da ordem dos 70 km/h.

Formação de geada.

Previsão para Domingo, 23 de Janeiro de 2011

Tempo frio com céu pouco nublado ou limpo,
apresentando-se geralmente muito nublado na região Sul,
com possibilidade de aguaceiros fracos no Algarve.

Vento moderado (15 a 35 km/h) de leste, soprando
temporariamente forte (35 a 45 km/h) no Algarve.
Nas terras altas, o vento soprará forte a muito forte
(50 a 60 km/h) de leste, com rajadas da ordem dos 90 km/h.
Formação de geada.

Vai ver as cartas meteorológicas do site do IM. E já agora vê a previsão descritiva para hoje e amanhã. Não é uma grande fartura, mas é chuva. O GFS e o UKMO têm muito mais.
 


RMira

Nimbostratus
Registo
24 Nov 2006
Mensagens
926
Local
Setúbal
Até o ECM dá precipitação para a noite e madrugada de 2ª feira...basta ver nas cartas meteorológicas do respectivo modelo acessível no site do IM...

Sinceramente gostava de um dia perceber os descritivos do IM...são de facto "espectaculares" :cool:
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Vai ver as cartas meteorológicas do site do IM. E já agora vê a previsão descritiva para hoje e amanhã. Não é uma grande fartura, mas é chuva. O GFS e o UKMO têm muito mais.

Olhe meu caro .... que eu saiba Domingo é amanhã, e o Bold era para que se visse bem mas pelo jeito não :lmao:
Relativamente ás cartas meteorológicas o que as cartas mostram é que existem possibilidades de chuviscos no Algarve !!
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
É bem provável ter-mos uns chuviscos já amanha e ao longo da semana mas nada de especial.
Esta massa de ar seco vai literalmente empurrar as depressões que se formarão a sudoeste ou mante-las mais a sul, que como já foi referido vai tudo para Marrocos.
Só uma coisa nunca acreditem no GFS quando este manda 100mm e mais nenhum diz o mesmo, e especialmente nestes confrontos de massas húmida e seca.
E sim o Algarve tem sido bastante penalizado! Desculpem mas não é normal em duas situações de depressões de sudoeste a virem da Madeira haver sempre um anti-ciclone com fortes correntes de nordeste-leste a bloquearem tudo mesmo aqui à nossa porta mas enfim é a Metereologia!
 

lismen

Cirrus
Registo
19 Abr 2008
Mensagens
88
Local
Lisboa
Tenho vindo a acompanhar o wunderground e ja e a segunda vez que diz possibilidade de neve para a madrugada de domingo para segunda:lmao:

Domingo à noite
Possibilidade de neve. Nuvens dispersas. Baixa: 1 °C . Vento LNE 25 km/h . 30% possibilidade de chuva (water equivalent of 0.41 mm). Sensação Térmica: -4 °C

Será que pode acontecer alguma surpresa:p
 

trovoadas

Cumulonimbus
Registo
3 Out 2009
Mensagens
3,188
Local
loule-caldeirao
O ECM o máximo que dá é para o dia de hoje que são cerca de 2 a 5mm em 6horas do meio dia às 18h da tarde e mais 2 a 5mm em 6horas daí até à meia noite. De resto são mais alguns chuviscos até quarta (refiro 0,5 a 2 mm em 6 horas). Isto para o Algarve... no resto do país nada por isso esqueçam a neve.
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Olhe meu caro .... que eu saiba Domingo é amanhã, e o Bold era para que se visse bem mas pelo jeito não :lmao:
Relativamente ás cartas meteorológicas o que as cartas mostram é que existem possibilidades de chuviscos no Algarve !!

O Algarve expandiu-se! E 5 mm em Sagres não são só chuviscos:



Uploaded with ImageShack.us

Outros modelos:

gfs-2-42_bis1.png


UW48-594_dml2.GIF


bom-2-48_tkr4.png


Mesmo o NOGAPS já actualizou às 06z e meteu bastante chuva:

nogaps-2-48_dzu2.png


A tendência é neste momento, claramente, de aumentar a precipitação no sul do país para o fim do dia de domingo, início de Segunda.

Uma coisa é não acreditar nos 100 mm do GFS, eu também não acredito, outra é não ter em conta que de ontem até hoje todos os modelos aumentaram a precipitação, e já está a menos de 48 horas de distância.

EDIT: Neste momento TODAS as perturbações do GFS + run de controle + run operacional põem precipitação pelo menos no Algarve e Baixo Alentejo. Mais de metade têm os traços brancos de possibilidade de neve na faixa que engloba os distritos de Évora, Lisboa, Portalegre e Setúbal.

Diagrama de ensembles para Portel, run 06z:

graphe_ens3_ixn6.gif
 

bonelli

Cirrus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1
Local
Braga
E voçês insistem caramba .....
NÃO HÁ QUALQUER CHANCE DE NEVAR PORQUE SIMPLESMENTE VAI ESTAR FRIO E TEMPO SECO E ACABOU !!

Amigo Aurélio, na metereologia nada é certo e a possibilidade de aguaceiros existe ai na zona Sul.:thumbsup:
Eu escrevo poucas vezes porque pouco entendo, mas mal vim ao forum hoje o que ressaltou foi este post em letras maiusculas, qúe não ficam nada bem da forma como foi escrita ( não sou moderador mas para quem lê acho que não foi escrito da melhor forma).
Até pode ter razão ou não...quando chegar a hora logo veremos, no entanto o frio está instalado e alguns modelos indicam a possibiliodade dessa chuva ( pouca mas existe).
Não querendo criticar o I.M, todos sabemos que não é uma coisa do outro mundo, muitas vezes o que está escrito na previsão deles depois na realidade não é bem assim..a linha de acertar numa previsão é muito ténue, por isso se existe a possibilidade de poder nevar a cotas médias/ a Sul do Tejo ( por pouco que seja), não entendo que seja um "disparate" assim tão grande a ponto de dizeres ACABOU.:thumbsup:
 

HotSpot

Cumulonimbus
Registo
20 Nov 2006
Mensagens
3,614
Local
Moita, Setubal
E voçês insistem caramba .....
NÃO HÁ QUALQUER CHANCE DE NEVAR PORQUE SIMPLESMENTE VAI ESTAR FRIO E TEMPO SECO E ACABOU !!

Infelizmente este tipo de atitudes da parte do Aurélio vão-se tornando recorrentes. Como muitas outras vezes, podíamos ter eliminado os post's, enviar uma PM a avisar, mas desta vez não, o aviso é público.

Este é um tópico de previsões(1) e como podem verificar em qualquer dicionário não é definitivo, ou seja, termos como ACABOU estão completamente fora do contexto neste tópico.
Aqui ninguém é dono da razão, estamos a falar de previsões, ou seja, eu, tu, ele, nós, IM, podemos falhar e ninguém pode ser chamado à atenção para isso. Este tópico não é uma feira da vaidade para "bruxos" ou "supostos entendidos".

Mais grave se torna, quando tal afirmação se envolve neste momento, e segundo os dados disponíveis, em grande dúvida. Quem sabe o Aurélio até tem razão, quem sabe não tem.

Recordem-se de uma coisa, nós temos nestes casos uma memória muito selectiva, se por exemplo o IM falha uma vez é porque são maus, mas esquecemos-nos sempre das vezes que acertam...

Portanto meus amigos, calma e ponderação até porque o cenário nos próximos dias está envolto numa grande dúvida e qualquer surpresa pode acontecer...ou não.

(1) previsão (previsões) acto ou efeito de prever - dicionário
 

Aurélio

Cumulonimbus
Registo
23 Nov 2006
Mensagens
4,335
Local
Faro
Infelizmente este tipo de atitudes da parte do Aurélio vão-se tornando recorrentes. Como muitas outras vezes, podíamos ter eliminado os post's, enviar uma PM a avisar, mas desta vez não, o aviso é público.

Este é um tópico de previsões(1) e como podem verificar em qualquer dicionário não é definitivo, ou seja, termos como ACABOU estão completamente fora do contexto neste tópico.
Aqui ninguém é dono da razão, estamos a falar de previsões, ou seja, eu, tu, ele, nós, IM, podemos falhar e ninguém pode ser chamado à atenção para isso. Este tópico não é uma feira da vaidade para "bruxos" ou "supostos entendidos".

Mais grave se torna, quando tal afirmação se envolve neste momento, e segundo os dados disponíveis, em grande dúvida. Quem sabe o Aurélio até tem razão, quem sabe não tem.

Recordem-se de uma coisa, nós temos nestes casos uma memória muito selectiva, se por exemplo o IM falha uma vez é porque são maus, mas esquecemos-nos sempre das vezes que acertam...

Portanto meus amigos, calma e ponderação até porque o cenário nos próximos dias está envolto numa grande dúvida e qualquer surpresa pode acontecer...ou não.

(1) previsão (previsões) acto ou efeito de prever - dicionário

Gostaria apenas de fazer uma pequena ressalva ... naquilo que tu disseste!!
Não sei quais os locais que voçês acham que pode nevar .... mas quando falo em possibilidade de nevar obviamente que falo em locais onde minimamente poderia nevar ...
Não me parece de todo que neste momento no local onde ainda existe alguma possibilidade de chover até Segunda que é no Baixo Alentejo e no Algarve que existam condições para que tal aconteça, porque apesar de estar frio, não está assim tanto frio .....
Mas não queria de forma alguma ferir susceptibilidades como pelo jeito feri ....
Aos sonhadores e realistas queria pedir desculpa, e continuem a acreditar que enquanto existe vida existe esperança ...
Não vamos é criar uma tempestade num copo de água !!

Outro pormenor:
NÃO HÁ QUALQUER CHANCE DE NEVAR PORQUE SIMPLESMENTE VAI ESTAR FRIO E TEMPO SECO E ACABOU !!

Quando esta frase foi dita foi tomando em atenção onde as pessoas esperam que caia a neve, ou seja, do Interior do Alto Alentejo para cima e não para baixo, certo. Pode estar muito frio a norte e centro particularmente mas apenas há neve "se chover".
Entristecem é que critiquem certas atitudes mas depois tenham atitudes bastante piores e sem censura ...
 

rozzo

Moderação
Registo
11 Dez 2006
Mensagens
2,486
Local
Alcochete/Lisboa
Há alguns modelos extremamente optimistas, parece-me pouco realista.
Dêm uma olhada no COAMPS 2ª de madrugada para a zona de Lisboa.
:lmao:

Mas sendo realista, pode haver alguma coisa algures especialmente no Alentejo, ou interior Centro, mas em princípio efémero. Pois parece bastante consensual que 2ª pela tarde vai ser injectado muito ar mais quente assassino de qualquer neve a cotas médias/baixas.
Mas antes.. Quem sabe..

PS: Olhem que se virem a saída do ECMWF no site do IM, tem chuva "residual" a Sul do Tejo, incluindo Lisboa, na noite de Domingo para 2ª-feira..
 

squidward

Cumulonimbus
Registo
4 Abr 2007
Mensagens
2,410
Local
Azambuja
O Freemeteo gosta mesmo de ser "Louco" :lmao::lmao::

 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Realmente lamentável, havemos sempre de ter bem enraizada esta característica de "Velhos do Restelo"! :disgust:
De que serve opinar e estar limitado ao ingrediente possibilidade? Então não valeria a pena a troca de ideias! ;)


Bem vamos ao que interessa:

Isto é do foreca para a cidade de Beja. Que como sabem é um output do ECM:

meteogram.png


E este é outro output do mesmo modelo europeu, desta feita do Meteogroup, que apenas exageram nas mínimas.

beja22jan11meteogroupco.jpg



Sempre sem prever precipitação e agora começaram a mudar! Recordo estas palavras sábias que o Paulo H ontem aqui escreveu:

(...)
...o GFS começa sempre do 80 e o ECM começa do 8! De alguma forma, os 2 vão mostrar algo semelhante mas apenas no Domingo! Se é 8 ou 80, ou 44 isso já não sei.. Acredito no potencial de instabilidade, mas também observo que a massa de ar instalada é muito seca, e o frio não é para tanto.. Azar, talvez nos saia um 44, nem frio demais nem precipitação. Como dizia o outro: "é a vida.." :)


Parece estar a concretizar-se este padrão de comportamento nos dois "grandes" da modelagem. :thumbsup:

Ainda ficam muitas dúvidas no ar,mas cada vez parece mais credível haver uma janela de possibilidades para o Baixo Alentejo em especial!
David é de madrugada, mas cá esperamos os teus relatos! :D
 

David sf

Moderação
Registo
8 Jan 2009
Mensagens
5,241
Local
Oeiras / VN Poiares
Ainda ficam muitas dúvidas no ar,mas cada vez parece mais credível haver uma janela de possibilidades para o Baixo Alentejo em especial!
David é de madrugada, mas cá esperamos os teus relatos! :D

Segundo o UKMO, GFS, HIRLAM, BOM-ACCESS, NOGAPS e COAMPS começará um pouco mais cedo, lá pelas 21 horas de domingo por aqui. O ECM está sozinho, mas ontem era o único que não punha precipitação e agora já põe, portanto vou-me fiar nos outros que estão a modelar melhor este evento. Pelo menos fica logo decidido se é preciso ou não fazer noitada, o mais frustrante é passar a noite em claro à espera de neve e só ter chuva. Todos esses modelos, com excepção do GFS, têm isos negativas a 850 hpa no início da precipitação, e se acontecer como tem sido hábito neste tipo de entradas, o frio aguentará mais tempo que o previsto nos modelos.

Se virmos a imagem de radar, e apesar da dificuldade de distinguir o que é eco do que é mesmo precipitação na região a sul do Algarve, parece-me que todos os modelos subestimaram a precipitação, principalmente aquela célula que está a sul do barlavento. Exceptuando o BOM-ACCESS nenhum modelo viu precipitação a este do meridiano que passa no Cabo de São Vicente, e ela parece estar a ocorrer e não é fraca.

O snow forecast estar a prever neve para aqui é um excelente sinal, este site é muito mais conservador e realista que outros, como o freemeteo e o weatheronline. Hoje de manhã foi a primeira vez que previu neve, pelo que se conclui que está a evoluir positivamente.

Tu se tiveres algumas coisa só no final da madrugada.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.