Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
Por acontecimentos passados, acho que a neve, a cair, no Alentejo será em locais como Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Zona de Arcos pela Nacional 4 , Serra de Ossa e do Monfurado, Serra de Portel e se a precipitação o permitir, zona de Portalegre/Marvão, Alto de Vila Boim, Elvas/Campo Maior. Isto é, se chegar a cair alguma coisa...

Por acontecimentos passados, acho que a neve, a cair, no Alentejo será em locais como Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Zona de Arcos pela Nacional 4 , Serra de Ossa e do Monfurado, Serra de Portel e se a precipitação o permitir, zona de Portalegre/Marvão, Alto de Vila Boim, Elvas/Campo Maior. Isto é, se chegar a cair alguma coisa...

Pois eu só estou à espera por trás de S. Mamede, mesmo assim pensemos, já nevou em Março com mais calor na cidade. :D Também pode nevar agora.

Busca por Previsão
10 milhões de locais

Portugal Clima

Selecção Rápida
Lisbon
Porto
Braga
Setúbal
Coimbra
Funchal
Aveiro
Leiria
Faro
Portimão
mais cidades

Selecção por Região:
Região (ou País):

Principais cidades da Região:
ou introduza outra cidade:

por :
seleccionar característica geográfica:
introduzir nome da característica:

Busca por coordenadas:
busca por previsões meteorológicas de áreas vizinhas a qualquer ponto no planeta latitude:
longitude:
busca dentro de um raio
*
Clima Actual
Previsão de 7 dias
Historial Meteorológico
Médias
(1961-1990)
7 dias
dia-a-dia
Previsão Meteorológica por Hora para Porto, PortugalLat:41.15 Long: -8.61 Altit. Média.: 74m.* (mapa)* *quinta-feira 27 Jan*
Clima para o seu site
Hora Local Temp
°C Direcção do Vento Velocidade do vento
Km/h Hum % Clima
01:00 0.8 °C ENE 8 Km/h
(2Bf) 89 Tempo limpo
04:00 1.3 °C ENE 7 Km/h
(2Bf) 87 Algumas nuvens
07:00 3.9 °C NE 10 Km/h
(2Bf) 85 Algumas nuvens
10:00 4.4 °C NE 11 Km/h
(2Bf) 84 Tempo limpo
13:00 9.4 °C N 11 Km/h
(2Bf) 60 Tempo limpo
16:00 10.4 °C NNW 12 Km/h
(3Bf) 55 Tempo limpo
19:00 4.7 °C NW 7 Km/h
(2Bf) 84 Tempo limpo
22:00 -1.2 °C SSW 3 Km/h
(1Bf) 91 Neve fraca
regressar ao resumo diárioMais Pormenores

Gráfico de previsão para Elvas:

previsometeoistutlelvas.jpg

Fonte:meteo.ist.utl.pt

Acho a temperatura alta demais... :(

Uma depressão vai se formar a Este da Madeira no dia 26 alguns modelos a cavam rapidamente numa espécie de pequena ciclogenese explosiva!! é o exemplo do hirlam!

Atenção a precipitação apesar de estar prevista cair no mar! valores impressionantes neste modelo :surprise:

Aqui o possivel a intensificação rápida da depressão!

Para o Continente destaque para os dias entre 27 e 30! principalmente dia 28 em que poderia nevar a cotas médias ou até baixas! O problema é o de sempre a pouca precipitação!! ainda assim ela é muito provável de ocorrer no Norte e centro dias 27 e 28 mas muito pouca!

Temperatura a 500hpa dia 28:

850hpa:

Para o Continente destaque para os dias entre 27 e 30! principalmente dia 28 em que poderia nevar a cotas médias ou até baixas! O problema é o de sempre a pouca precipitação!! ainda assim ela é muito provável de ocorrer no Norte e centro dias 27 e 28 mas muito pouca!

Exacto Miguel... Analisemos a previsão do Foreca (baseado no ECMWF) para a Póvoa de Lanhoso :

Uploaded with ImageShack.us

Não estou à espera de a ver cair na Póvoa de Lanhoso, mas é certo que nas serranias do norte, ela irá certamente marcar presença (embora que em pouca quantidade). Vamos aguardar e ver, com muita calma :hehe: muita muita calma ;)

Exacto Miguel... Analisemos a previsão do Foreca (baseado no ECMWF) para a Póvoa de Lanhoso :

Uploaded with ImageShack.us

Não estou à espera de a ver cair na Póvoa de Lanhoso, mas é certo que nas serranias do norte, ela irá certamente marcar presença (embora que em pouca quantidade). Vamos aguardar e ver, com muita calma :hehe: muita muita calma ;)

Pelo menos a tendência está lá.
Talvez amanhã já se saberá algo mais em concreto:thumbsup:

Basicamente há uma divergência:

O GFS coloca para 5ª e 6ª feira bastante mais frio que o ECM... O problema é que coloca menos precipitação.

O ECM não tem assim tão pouca como isso... Se virem os outputs do IM constatam que norte e centro teriam uma rega já razoável. Mas o problema é que parece que a cota neste caso estaria mais elevada.

De qualquer forma é giro verificar uma entrada de componente Nordeste, com precipitação prevista (independentemente do modelo). É uma situação para seguir com muita atenção.

Estado
Fechado para novas mensagens.