Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

Sulman

Cumulus
Registo
11 Fev 2010
Mensagens
196
Local
Arraiolos - 412m
Por acontecimentos passados, acho que a neve, a cair, no Alentejo será em locais como Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Zona de Arcos pela Nacional 4 , Serra de Ossa e do Monfurado, Serra de Portel e se a precipitação o permitir, zona de Portalegre/Marvão, Alto de Vila Boim, Elvas/Campo Maior. Isto é, se chegar a cair alguma coisa...
 


SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
Por acontecimentos passados, acho que a neve, a cair, no Alentejo será em locais como Montemor-o-Novo, Arraiolos, Estremoz, Zona de Arcos pela Nacional 4 , Serra de Ossa e do Monfurado, Serra de Portel e se a precipitação o permitir, zona de Portalegre/Marvão, Alto de Vila Boim, Elvas/Campo Maior. Isto é, se chegar a cair alguma coisa...

Pois eu só estou à espera por trás de S. Mamede, mesmo assim pensemos, já nevou em Março com mais calor na cidade. :D Também pode nevar agora.
 

PAIM2010

Cumulus
Registo
21 Fev 2009
Mensagens
106
Local
Leça Da Palmeira
Busca por Previsão
10 milhões de locais


Portugal Clima

Selecção Rápida
Lisbon
Porto
Braga
Setúbal
Coimbra
Funchal
Aveiro
Leiria
Faro
Portimão
mais cidades

Selecção por Região:
Região (ou País):

Principais cidades da Região:
ou introduza outra cidade:

por :
seleccionar característica geográfica:
introduzir nome da característica:

Busca por coordenadas:
busca por previsões meteorológicas de áreas vizinhas a qualquer ponto no planeta latitude:
longitude:
busca dentro de um raio
*
Clima Actual
Previsão de 7 dias
Historial Meteorológico
Médias
(1961-1990)
7 dias
dia-a-dia
Previsão Meteorológica por Hora para Porto, PortugalLat:41.15 Long: -8.61 Altit. Média.: 74m.* (mapa)* *quinta-feira 27 Jan*
Clima para o seu site
Hora Local Temp
°C Direcção do Vento Velocidade do vento
Km/h Hum % Clima
01:00 0.8 °C ENE 8 Km/h
(2Bf) 89 Tempo limpo
04:00 1.3 °C ENE 7 Km/h
(2Bf) 87 Algumas nuvens
07:00 3.9 °C NE 10 Km/h
(2Bf) 85 Algumas nuvens
10:00 4.4 °C NE 11 Km/h
(2Bf) 84 Tempo limpo
13:00 9.4 °C N 11 Km/h
(2Bf) 60 Tempo limpo
16:00 10.4 °C NNW 12 Km/h
(3Bf) 55 Tempo limpo
19:00 4.7 °C NW 7 Km/h
(2Bf) 84 Tempo limpo
22:00 -1.2 °C SSW 3 Km/h
(1Bf) 91 Neve fraca
regressar ao resumo diárioMais Pormenores
 

actioman

Cumulonimbus
Registo
15 Fev 2008
Mensagens
2,052
Local
Elvas (~300m)
Gráfico de previsão para Elvas:

previsometeoistutlelvas.jpg


Fonte:meteo.ist.utl.pt

Acho a temperatura alta demais... :(
 

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

Geiras

Cumulonimbus
Registo
16 Jun 2010
Mensagens
4,247
Local
Qta. do Conde / Sintra

miguel

Furacão
Registo
4 Fev 2006
Mensagens
14,180
Local
Setúbal
Uma depressão vai se formar a Este da Madeira no dia 26 alguns modelos a cavam rapidamente numa espécie de pequena ciclogenese explosiva!! é o exemplo do hirlam!

Atenção a precipitação apesar de estar prevista cair no mar! valores impressionantes neste modelo :surprise:



Aqui o possivel a intensificação rápida da depressão!



Para o Continente destaque para os dias entre 27 e 30! principalmente dia 28 em que poderia nevar a cotas médias ou até baixas! O problema é o de sempre a pouca precipitação!! ainda assim ela é muito provável de ocorrer no Norte e centro dias 27 e 28 mas muito pouca!

Temperatura a 500hpa dia 28:


850hpa:
 

PauloSR

Nimbostratus
Registo
14 Dez 2009
Mensagens
921
Local
Póvoa de Lanhoso
Para o Continente destaque para os dias entre 27 e 30! principalmente dia 28 em que poderia nevar a cotas médias ou até baixas! O problema é o de sempre a pouca precipitação!! ainda assim ela é muito provável de ocorrer no Norte e centro dias 27 e 28 mas muito pouca!

Exacto Miguel... Analisemos a previsão do Foreca (baseado no ECMWF) para a Póvoa de Lanhoso :


Uploaded with ImageShack.us

Não estou à espera de a ver cair na Póvoa de Lanhoso, mas é certo que nas serranias do norte, ela irá certamente marcar presença (embora que em pouca quantidade). Vamos aguardar e ver, com muita calma :hehe: muita muita calma ;)
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Exacto Miguel... Analisemos a previsão do Foreca (baseado no ECMWF) para a Póvoa de Lanhoso :


Uploaded with ImageShack.us

Não estou à espera de a ver cair na Póvoa de Lanhoso, mas é certo que nas serranias do norte, ela irá certamente marcar presença (embora que em pouca quantidade). Vamos aguardar e ver, com muita calma :hehe: muita muita calma ;)

Pelo menos a tendência está lá.
Talvez amanhã já se saberá algo mais em concreto:thumbsup:
 

vitamos

Super Célula
Registo
11 Dez 2007
Mensagens
5,480
Local
Estarreja
Basicamente há uma divergência:

O GFS coloca para 5ª e 6ª feira bastante mais frio que o ECM... O problema é que coloca menos precipitação.

O ECM não tem assim tão pouca como isso... Se virem os outputs do IM constatam que norte e centro teriam uma rega já razoável. Mas o problema é que parece que a cota neste caso estaria mais elevada.

De qualquer forma é giro verificar uma entrada de componente Nordeste, com precipitação prevista (independentemente do modelo). É uma situação para seguir com muita atenção.
 
Estado
Fechado para novas mensagens.