Hum ... esta saida do ECM não me cheira, apenas mais uma que saiu no seu totoloto, mas com esta configuração apresenta é que não será de certeza ...
Incrivel como este modelo a mais de 192 horas não apresenta duas runs que se pareça uma com a outra !!
Nos últimos dias, a mais de 120 horas não apresenta duas runs consecutivas que se pareçam uma com a outra. Nenhuma das últimas 3 me pareceu muito credível, apesar de esta ser a mais parecida com o GFS, acho que está demasiado boa.
Todos os modelos a 144 horas, o frio domina:
GFS - frio seco, a cut-off fica-se pela Catalunha, o anticiclone está demasiado a sul
ECMWF - Neve a cotas baixíssimas, eventualmente na praia:
UKMO - Frio seco, não há previsão após as 144 horas, não se sabe se acaba por entrar ou não:
GEM - Frio seco, não há cut-off, tudo demasiado a sul
BOM- Parecido ao GEM
JMA - Muito frio, possibilidade de precipitação, apesar de reduzida
NOGAPS - Parecido com o GFS, a cut-off fica-se na Catalunha:
TODOS os modelos apontam para uma entrada fria, mais ou menos intensa ou duradoura, para o próximo fim de semana. A cut-off a atravessar o país, como tem o ECMWF mais ninguém tem, mas como escrevi ontem, tudo será decidido pelo movimento da depressão que ficará estrangulado no Atlêntico entre as duas dorsais. Se esta não se dirigir imediatamente para sul dos Açores, e se se mantiver mais a norte, desgastando o anticiclone a oeste dos Açores, podemos ter essa cut-off.