Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
O Aurélio pode verificar que eu nunca postei saidas/previsões a 240h ou 300h, o pessoal que o faz está entediado com as actuais condições meteorológicas e vai sonhando. Eu não encaro aquilo como previsão... é uma saida que PODE revelar uma tendência, é assim que a devemos encarar.
Estarei errado?

cps

certissimo :thumbsup:

Hum ... esta saida do ECM não me cheira, apenas mais uma que saiu no seu totoloto, mas com esta configuração apresenta é que não será de certeza ...
Incrivel como este modelo a mais de 192 horas não apresenta duas runs que se pareça uma com a outra !!

Hum ... esta saida do ECM não me cheira, apenas mais uma que saiu no seu totoloto, mas com esta configuração apresenta é que não será de certeza ...
Incrivel como este modelo a mais de 192 horas não apresenta duas runs que se pareça uma com a outra !!

Nos últimos dias, a mais de 120 horas não apresenta duas runs consecutivas que se pareçam uma com a outra. Nenhuma das últimas 3 me pareceu muito credível, apesar de esta ser a mais parecida com o GFS, acho que está demasiado boa.

Todos os modelos a 144 horas, o frio domina:

GFS - frio seco, a cut-off fica-se pela Catalunha, o anticiclone está demasiado a sul

gfs-0-144_pjo2.png

ECMWF - Neve a cotas baixíssimas, eventualmente na praia:

ECM1-144_maq7.GIF

UKMO - Frio seco, não há previsão após as 144 horas, não se sabe se acaba por entrar ou não:

UW144-21_gyy6.GIF

GEM - Frio seco, não há cut-off, tudo demasiado a sul

gem-0-144_wgy6.png

BOM- Parecido ao GEM

bom-0-144_wyc3.png

JMA - Muito frio, possibilidade de precipitação, apesar de reduzida

J144-21_fmx9.GIF

NOGAPS - Parecido com o GFS, a cut-off fica-se na Catalunha:

nogaps-0-144_ncx5.png

TODOS os modelos apontam para uma entrada fria, mais ou menos intensa ou duradoura, para o próximo fim de semana. A cut-off a atravessar o país, como tem o ECMWF mais ninguém tem, mas como escrevi ontem, tudo será decidido pelo movimento da depressão que ficará estrangulado no Atlêntico entre as duas dorsais. Se esta não se dirigir imediatamente para sul dos Açores, e se se mantiver mais a norte, desgastando o anticiclone a oeste dos Açores, podemos ter essa cut-off.

europeu a modelar uma situação muito parecida á de janeiro de 2006 e 9 de janeiro 2009 neste momento tudo em aberto para neve a cotas baixas esta entrada poderia ser muito mais potente se a norte da escandinavia houvesse mais frio para injectar infelizmente o frio quase todo do polo norte encontra-se nos estados unidos e canada daqui a uns dias

muito bom este bloqueio cenário que a mim me parece perfeitamente possível
ECM1-216.GIF

acumulação de frio muito boa sobre a Escandinávia para injenctar na europa ocidental dois ou tres dias mais tarde
ECM0-216.GIF

pelo menos parece que voltou a ser inverno aqui no forum

já agora se o pessoal não sabe analizar modelos deixem-se de agoirar com tretas de 1000 horas e coisas do genero que só desprestigiam o forum

O ECM prevê um Janeiro seco no sul do país e temperaturas abaixo da média em Portugal.

O Foreca que segue o ECM para sexta-feira dia 21 coloca uma mínima de 0ºC em Olhão. Lisboa 1ºC de mínima, Porto 1ºC, Bragança -1ºC de mínima, 1ºC de máxima e na Serra da Estrela mínima de -5ºC.

O ECM prevê um Janeiro seco no sul do país e temperaturas abaixo da média em Portugal.

O Foreca que segue o ECM para sexta-feira dia 21 coloca uma mínima de 0ºC em Olhão. Lisboa 1ºC de mínima, Porto 1ºC, Bragança -1ºC de mínima, 1ºC de máxima e na Serra da Estrela mínima de -5ºC.

Uma mínima em Olhão apenas 1ºC acima da de Bragança:confused::lmao:? Isso não me parece muito provável...

Ao que parece teremos a chegada de um cavado de NE...com o anticiclone bem potente a NW....uma situação em que a massa polar continental ( muito fria e seca) deverá atingir boa parte da peninsula.

Esta massa de ar frio será transportada por um potente anticiclone segundo um gradiente barometrico bastante grande, pelo que teremos uma situação de ventos fortes....no fundo, as massa de ar seco ( com dewpoints negativos no litoral e de até -17º no interior N Espanhol), não mostrará toda a sua pujança, já que as condições para a inversão térmica, que poderia lançar as minimas para valores perto dos records em algumas localidades, são fracas devido ao vento nas camadas baixas.

Em altura, uma ULL com T500 proximas a -30º não deverá ser suficiente para causar instabilidade, já que o ar frio e seco abaixo não gera gradiente vertical significativo e tem um nivel de condensação muito elevado.
Talvez nas regiões costeiras, ou ao largo, haja alguma precipitação devido ás aguas quentes ( 14-17º) que teem banhado a nossa costa....nesse caso há alguma disponibilidade de calor e humidade á superficie....

Na minha opinião teremos uma entrada seca...que acarreta alguns riscos ligados ao frio e baixa hr, prejudicial a pessoas mais sensiveis, e a nivel agronómico, podendo prejudicar algumas culturas de Inverno/Primavera...

No que toca ao resto do mês....é muito cedo para prever com exatidão, mas há uma tendencia de aquecimento na ultima semana, talvez devido á evolução do anticiclone para E/SE, e da ULL para NW, sendo posteriormente absorvida pelo fluxo zonal.
Tal hipotese poderia establecer uma situação de SW no inicio de Fevereiro...ou apenas um cavado mais efemero de NW..ambos trariam alguma precipitação e tempo mais ameno...

Fevereiro será um mês de luta com a AO a tornar-se positiva e a NAO a seguir-lhe as pegadas...teremos uma sutuação instavel em que estes 2 padrões vão se alterando e sobrepondo á medida que se tenta atingir um equilibrio....esta luta será adensada pela chegada do periodo de transição...em que o maior input solar no hemisferio gerará uma convulsão á medida que o padrão de circulação de Inverno se começa a alterar com a aproximação da Primavera.
Penso que este proximo mês será fresco e seco...com os cavados de N a gerarem alguma precipitação ( a menos que se forme algum mais interessante, com perturbações associadas)....Março e Abril tambem serão mais ou menos similares pois a NAO/AO não estarão mais estaveis, nem a propria instabilidade tipica da época de transição estará mais calma, até meados da Primavera..

Desculpem que vos diga, mas alguns de vocês estão a fazer um julgamento errado...o ECMWF é que tem seguido o GFS. Ainda ontem colocava depressões a sudoeste do Continente constantemente quase até dia 25 de Janeiro! Agora onde estão elas? Não existem basicamente....
O GFS está algo tímido e está a jogar pelo seguro, coloca uma frente fria a desprender-se de NE e a surgir até à Catalunha a 120h...não acredito muito nisso sinceramente, o medo de errar parece fazer o GFS acreditar naquilo...com isos -4ºC e -8ºC pelo país inteiro...
O pessoal do Sul é muito egocêntrico e pensa que o sul é o norte e que vão ter aquilo que não é para eles...e voltam a desiludir-se com estas saídas do ECMWF...e depois vêm com lamechas...
Veremos quem leva a vantagem desta vez...e já está a sair a nova run...já digo mais alguma coisa...

Bem a partir de dia 11 é aproveitar os dias bons alguns de sol outros mais nublado mas sem instabilidade digna de registo!! mas para mim é quase certo que por volta do dia 20 em diante o tempo vai voltar a mudar e porventura para um padrão que não vimos ainda este mês mais frio e com instabilidade associada ;)

Fiz esta previsão muito arriscada admito a 6 dias! e já via essa tendência a pelo menos outros 6 dias para trás! apenas poderá falhar na "instabilidade associada"
Depois disto já muito de escreveu já quase alguns tinham deitado a toalha ao chão por duas ou três saídas menos boas, enfim é preciso ter calma e saber olhar para os modelos e ver as tendências que muitas vezes no segundo painel já mostra o que vai acontecer com depois mais ou menos intensidade.

Fiz esta previsão muito arriscada admito a 6 dias! e já via essa tendência a pelo menos outros 6 dias para trás! apenas poderá falhar na "instabilidade associada"
Depois disto já muito de escreveu já quase alguns tinham deitado a toalha ao chão por duas ou três saídas menos boas, enfim é preciso ter calma e saber olhar para os modelos e ver as tendências que muitas vezes no segundo painel já mostra o que vai acontecer com depois mais ou menos intensidade.

As cartas a 300 horas servem para alguma coisa, principalmente os diagramas de ensembles. É estranho que muitas pessoas quando vêem anticiclone até às 384 horas, dizem que vem aí a seca, acabou o inverno, calor, primavera antecipada. Quando a 150 horas está uma entrada fria, é um erro dos modelos, e não vem para cá nada. É o habitual nacional pessimismo.

As saídas de hoje de manhã estão piores. O frio mantém-se, a instabilidade está a fugir para o Mediterrâneo. Próximas saídas serão decisivas.

Ora boas tardes.
Parece-me a mim (digam-me se estiver enganada), que de dia 21 em diante teremos frio, mas (infelizmente) frio seco. Muito sol, mas muito frio. Para os amantes da neve (como eu), é uma pena. Mas venha lá esse frio, que já não é sentido há algum tempo. ;)

O ECM insiste em frio a partir do dia 21, com máximas a não ultrapassarem os 10ºC e mínimas perto dos 0ºC. Vamos ter uma entrada fria que poderá ser a 1ª vaga de frio deste ano. Olhando à previsão da AEMET para Ayamonte é parecida ao ECM, coloca neve a 900/800 metros, as temperaturas são idênticas ao ECM. Previsões a uma semana sigo a previsão da AEMET e não são assim tantas as vezes que erram. Por isso, vamos ter frio.:cold:

Estado
Fechado para novas mensagens.