beachboy30
Cumulus
Mas que grande "super bloqueio" que aí vem... Dias bem soalheiros e céu azulão... Que saudades...
Frio, é certo, principalmente devido ao "wind chill"... E parece ser para durar, correntes de W/SW nem vê-las no horizonte...

Que bom ver o meu País pintado de azul!!!![]()
Excelentes notícias! Aparecer precipitação numa saída a esta distância é bom sinal. Mas atenção apenas a um pormenor. Não deixa de ser uma saída isolada para já... Agora se duas ou três saídas reforçarem a tendência temos motivos para alguma excitação!![]()
Excelentes notícias! Aparecer precipitação numa saída a esta distância é bom sinal. Mas atenção apenas a um pormenor. Não deixa de ser uma saída isolada para já... Agora se duas ou três saídas reforçarem a tendência temos motivos para alguma excitação!![]()
Grande saída, embora como já foi dito ainda é isolada.
Mesmo que esta previsão se venha a concretizar o nowcasting é que diria onde realmente o "elemento branco" iria cair e a que cotas.
Mirones, em relação a Janeiro de 2006, até são bem diferentes os cenários. Em Janeiro/2006 as temp850/500Hpa eram um pouco mais baixas e isso pode fazer toda a diferença. Mas por outro lado este cenário teria outra vantagem, é injectado ar mais frio bem mais cedo. Nowcasting, para que te quero...
Já agora informo que o Stock de CalmexAA foi reforçado...
Mirones, em relação a Janeiro de 2006, até são bem diferentes os cenários. Em Janeiro/2006 as temp850/500Hpa eram um pouco mais baixas e isso pode fazer toda a diferença. Mas por outro lado este cenário teria outra vantagem, é injectado ar mais frio bem mais cedo. Nowcasting, para que te quero...
Percebo o que querem dizer e concordo com a questão do fluxo mas a meu ver há realmente uma enorme diferença para 2007, perante esta hipotética saída já desmentida/adiada pelo ensemble, o frio instalado é muito maior do que nessa altura, por exemplo a 850hPa.
Essa de 2007 é quase um mistério/milagre!
Cada vez que olho para as cartas e para as sondagens do dia, parece impossível que estivesse a nevar a cotas baixas, mas esteve!
A melhor conclusão que tiro é que foi algo tão localizado e a pequena escala, que re-análises e modelos para esse dia estarão sempre em falha.