Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.
Mas que grande "super bloqueio" que aí vem... Dias bem soalheiros e céu azulão... Que saudades... :D Frio, é certo, principalmente devido ao "wind chill"... E parece ser para durar, correntes de W/SW nem vê-las no horizonte...

Isto cada Run cada sentença.
Ontem gélidas, hoje às 00h muito menos gélidas, e ainda secas.
Agora às 6h bastante fria, com uma depressão no ponto exacto para dar neve a cotas baixas em Lisboa ou arredores, com precipitação e fluxo de NE. Mas no Sul fluxo de SW. :rolleyes:
Resumindo, salganhada, vai dar muitos saltos e claro esta saída milagrosa não é para levar à letra.
Apenas para lembrar mais uma vez, tal como já tinha dito, que nestas situações, é ao detalhe na ordem das dezenas de km's, é para esquecer cenários de neve a cotas baixas generalizadas, e que só agora quase em cima vão começar a aparecer cenários de alguma pequena ciclogénese. Pequena mesma, e isto se realmente vier a acontecer... E se acontecer, exactamente onde, nem em sonhos saber até praticamente à vespera. Portanto se ela se confirmar, vai ficar tudo a roer unhas para saber onde está a zona de advecção quente, e onde está o flanco da depressão onde se mantém a injecção de NE constante com frio.
:D

Bons dias,

Bem, parece que se começa a modelar alguma precipitação...já não é a primeira vez que aparece um cenário destas nos últimos dias... :thumbsup:

gfs-2-126_ybw9.png

gfs-2-132_zzf9.png

gfs-2-138_vxg6.png

Fonte: Meteociel

Bons tempos se aguardam certamente...vamos então curtir o frio primeiro porque depois parece que poderá :rain::cold::thumbsup:

Excelentes notícias! Aparecer precipitação numa saída a esta distância é bom sinal. Mas atenção apenas a um pormenor. Não deixa de ser uma saída isolada para já... Agora se duas ou três saídas reforçarem a tendência temos motivos para alguma excitação! :D

Excelentes notícias! Aparecer precipitação numa saída a esta distância é bom sinal. Mas atenção apenas a um pormenor. Não deixa de ser uma saída isolada para já... Agora se duas ou três saídas reforçarem a tendência temos motivos para alguma excitação! :D

Não sei de que local falas .. mas aqui no sul já alguma saidas que se vem verificando isso em especial nas ultimas 3/4 runs !!
Se bem acho que está tudo muito confuso, com uma depressão com uma localização muito anormal do meu ponto de vista claro !!

É verdade vitamos,

É como o Rozzo diz e bem, tudo dependerá 1º da passagem ou não do centro do núcleo pelo nosso país (alguns modelos dizem que sim - GFS, UKMO são exemplos) e outros nem por isso (GEM, BOM,...)), depois dependerá claro está da temperatura a 500hPa... quanto mais baixa melhor.

Mas claro está, para já é bom sinal aparecer algo assim, mas vai haver muito nowcasting neste evento e poderá até passar apenas pelo frio...mas quem sabe...para já parece-me uma saída a lembrar 29 de Janeiro de 2006, em tudo :)

Grande saída, embora como já foi dito ainda é isolada.

Mesmo que esta previsão se venha a concretizar o nowcasting é que diria onde realmente o "elemento branco" iria cair e a que cotas.

Mirones, em relação a Janeiro de 2006, até são bem diferentes os cenários. Em Janeiro/2006 as temp850/500Hpa eram um pouco mais baixas e isso pode fazer toda a diferença. Mas por outro lado este cenário teria outra vantagem, é injectado ar mais frio bem mais cedo. Nowcasting, para que te quero...

Já agora informo que o Stock de CalmexAA foi reforçado...

Grande saída, embora como já foi dito ainda é isolada.

Mesmo que esta previsão se venha a concretizar o nowcasting é que diria onde realmente o "elemento branco" iria cair e a que cotas.

Mirones, em relação a Janeiro de 2006, até são bem diferentes os cenários. Em Janeiro/2006 as temp850/500Hpa eram um pouco mais baixas e isso pode fazer toda a diferença. Mas por outro lado este cenário teria outra vantagem, é injectado ar mais frio bem mais cedo. Nowcasting, para que te quero...

Já agora informo que o Stock de CalmexAA foi reforçado...

HotSpot, pelos dados que encontrei no Arquivo NCEP a temperatura a 850hPa não era mais baixa em 2006, a de 500hPa não consegui identificar:

archives-2006-1-29-12-1.png

Fonte: Meteociel

Poderá ter baixado aquando da passagem do núcleo, o que terá levado ao rápido arrefecimento...situação que poderá, a meu ver, repetir-se, casp o núcleo atravesse Portugal...

Nem mais e já agora outra pequena diferença... Em 2006 houve uma cut off extremamente bem delineada com um núcleo frio confinado que, no caso de Lisboa e arredores, fez um varrimento Norte - Sul. Neste caso e neste hipotético cenário seria um varrimento Sul - Norte. À partida e sendo em período diurno poderia não ser positivo tal facto. Mas nestas situações com ar frio instalado, o pico do dia poderá não significar muito em termos de condições para a ocorrência de neve, com as temperaturas a não subirem o suficiente para estragar "a festa". Vamos aguardar... Mas no meio deste marasmo sabe bem ver estes cenários :)

Como disse o Vitamos, nesse caso de 2006 a depressão estavas bem marcada a vir de Norte->Sul.
Aqui está mais estagnada a S/SW, como muitas que tem havido nestes dois últimos Invernos, ou também como a de 28Jan 2007.

A temperatura aos 500hPa sobre Lisboa em 2006 rondava os -32º, muito frio, aliás por alguma razão estava tão instável, e houve aguaceiros fortes com granizo e trovoada antes da neve. Neste caso está frio também em altitude, mas um pouco menos, não há quase CAPE, e sabemos bem o papel do frio em altitude para fazer descer ar frio até à superfície em aguaceiros fortes.

Mas pronto, é apenas uma saída isolada, que se calhar à tarde já todos esquecemos! Não deixando realmente de ser bonita.
Os meteogramas desta saída dão neve bem generosa no Alto Alentejo no ínicio do evento, sendo depois varrida pela chuva.
Vejam o meteograma de Elvas. :D

Percebo o que querem dizer e concordo com a questão do fluxo mas a meu ver há realmente uma enorme diferença para 2007, perante esta hipotética saída já desmentida/adiada pelo ensemble, o frio instalado é muito maior do que nessa altura, por exemplo a 850hPa.

Percebo o que querem dizer e concordo com a questão do fluxo mas a meu ver há realmente uma enorme diferença para 2007, perante esta hipotética saída já desmentida/adiada pelo ensemble, o frio instalado é muito maior do que nessa altura, por exemplo a 850hPa.

Essa de 2007 é quase um mistério/milagre! :D
Cada vez que olho para as cartas e para as sondagens do dia, parece impossível que estivesse a nevar a cotas baixas, mas esteve!

A melhor conclusão que tiro é que foi algo tão localizado e a pequena escala, que re-análises e modelos para esse dia estarão sempre em falha.

Essa de 2007 é quase um mistério/milagre! :D
Cada vez que olho para as cartas e para as sondagens do dia, parece impossível que estivesse a nevar a cotas baixas, mas esteve!

A melhor conclusão que tiro é que foi algo tão localizado e a pequena escala, que re-análises e modelos para esse dia estarão sempre em falha.

:lol:

É isso mesmo que nos faz vibrar, é a meteorologia... ;)

Estado
Fechado para novas mensagens.