Seg. Previsão do Tempo e Modelos - Janeiro 2011

Estado
Fechado para novas mensagens.

SpiderVV

Moderação
Registo
26 Ago 2010
Mensagens
8,659
Local
Portalegre (400m)
desculpe mas tenho de discordar, o free meteo é de longe o mais fiavel de todas os sites das previsões, o unico senão é que so acualiza 2 vezes ao dia, ás 6 da manha e 18.30, dai termos que saber escolher o horario mais convergente com os modelos ao consultarmoss a pagina, mas é o site que mais acerta e esta muito mais em sintonia com os modelos, basta veres num determinado dia o tempo que faz e ires consultando o freemeteo e depois verás e faz isso com outros sites e me dirá...:cold:
Não, o freemeteo está uma run do GFS atrasada sempre pelo que dizem por aqui... E nunca vi o freemeteo a ser fiável decentemente aqui...
 


Mjhb

Super Célula
Registo
15 Abr 2009
Mensagens
6,105
Local
.
desculpe mas tenho de discordar, o free meteo é de longe o mais fiavel de todas os sites das previsões, o unico senão é que so acualiza 2 vezes ao dia, ás 6 da manha e 18.30, dai termos que saber escolher o horario mais convergente com os modelos ao consultarmoss a pagina, mas é o site que mais acerta e esta muito mais em sintonia com os modelos, basta veres num determinado dia o tempo que faz e ires consultando o freemeteo e depois verás e faz isso com outros sites e me dirá...:cold:

Dou-lhe dezenas de sites muuito melhores que o FreeMeteo. Vá comparando:

www.timeanddate.com
www.windfinder.com
www.meteoblue.com
www.meteogroup.es

e claro www.meteo.pt

e muitos mais... Agora no Free não confio mesmo nada, mas cada um sabe o que faz.;)
 

ferreira5

Nimbostratus
Registo
18 Mar 2007
Mensagens
1,962
Local
Bragança (alt.665m) Lamego (alt.558m)
desculpe mas tenho de discordar, o free meteo é de longe o mais fiavel de todas os sites das previsões, o unico senão é que so acualiza 2 vezes ao dia, ás 6 da manha e 18.30, dai termos que saber escolher o horario mais convergente com os modelos ao consultarmoss a pagina, mas é o site que mais acerta e esta muito mais em sintonia com os modelos, basta veres num determinado dia o tempo que faz e ires consultando o freemeteo e depois verás e faz isso com outros sites e me dirá...:cold:

Ora bem o Freemeteo é o que é...o mais fiável mesmo é ir acompanhando as Runs do GFS e do ECMWF, o Freemeteo é o Output muito fraquinho... porque é que não acompanham o outputs (GFS) do METEOPT.com e esses sim interpretam de forma realística as Runs do GFS. :thumbsup:
 

MarioCabral

Cumulonimbus
Registo
14 Jan 2010
Mensagens
2,367
Local
Senhora da Hora - 100m /Povoa de Cervães - 420m
Boa noite a todos,

Nesta última run das 18h o GFS mantém o AA a NW da Irlanda, ou seja, mais do mesmo, no entanto nota-se algum enfraquecimento que será curto no final do dia 27 de Janeiro, voltando a aparecer dia 29 novamente em força...e a meu ver aqui poderá estar o segredo de que tanto se fala...
Este curto enfraquecimento, associado às pequenas depressões que baixam até bem junto da Península e à entrada de massa de ar frio de NE pode possibilitar que haja realmente alguma neve no Interior Norte e Centro...
Mesmo assim, a precipitação será escassa e o meu receio prende-se com a possibilidade de ficar "tudo", que já não é muito, em terras espanholas...

Frio em altura e em superfície teremos, agora é preciso que que o São Pedro seja generoso...
Será na madrugada de quinta para sexta em que veremos afinal quem mais se aproxima do real...
Bragança é que mais possibilidades tem, devido à sua localização a NE, seguido do Distrito da Guarda, Viseu e Vila Real...o resto deverá ficar-se pelo sonho:lol:
 

nimboestrato

Nimbostratus
Registo
8 Jan 2008
Mensagens
1,865
Local
Pedras Rubras-Aeroporto
... pessoalmente acho que os cenários estão um mimo.
...Mas há muito tempo que não via os modelos com cenários durante tanto tempo seguido de constantes entradas de "bolhas" de ar frio sobre nós, todos os modelos! .... roer unhas, umas vezes a Norte.. Outras a Sul...
... Parece que o AA está mesmo a jeito para vários cartuchos nesta "onda".
:w00t:


A tantas e tão poucas horas de algo invulgar poder ocorrer,
quase nada podemos ainda abraçar.
A não ser este frio que está já entrelaçado.
A meu ver, basta este expectar, para me sentir bafejado.
Mal (bem) habituados pelo recente legado,
sonhamos com a feliz coincidência que sabemos quão difícil é acontecer.
Faltará o frio? precipitação? É fácil, é normal, faltar qualquer coisa a esta latitude, com esta atlanticidade a oeste ...
Ainda assim ,por vezes , nesta vigorosa circulação leste/nordeste abrem-se janelas de oportunidade.
Se não for na minha,( aqui será obviamente muito difícil),
que haja relatos da tua cidade...
 

vinc7e

Nimbostratus
Registo
30 Nov 2008
Mensagens
1,045
Local
Vila Verde
Grande run esta ultima do GFS :)
Bastante precipitação e frio q.b. a partir da próxima quinta feira,
finalmente, se tudo correr bem, teremos neve a cotas medias no Norte.

gfs260.png
 

cova beira

Nimbostratus
Registo
29 Dez 2008
Mensagens
669
Local
Tortozendo
europeu continua bastante melhor que o gfs ainda faltam muitos ajustes apesar das poucas horas que faltam finalmente apareceu a precipitação que estranhamente o gfs não mostrava e o frio a 850 ainda pode melhorar também o vento apesar da entrada ser de norte noroeste poderá soprar de leste como o gfs aponta nesta run o que fará toda a diferença com tanto frio em altura e uma iso entre -1 e-2 com vento leste colocaria cotas em torno aos 500 metros

já agora gostava de perguntar por que razão as cotas de neve dos meteogramas parecem-me a mim calculadas de maneira diferente
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
como o stormy referiu no seguimento Europa, essa massa de ar quente poderá interagir com áreas depressionarias, fortalecendo-as

pergunto se poderá reforçar a depressão que vai entrar na Península Ibérica de N na quinta?

A explicação para que o ar quente tenha ido parar ao anticiclone é a seguinte ( tentarei ser sucinto):

Em primeiro lugar formou-se uma depressão muito forte a leste da costa Americana...essa depressão gerou uma frente muito potente devido á chegada de ar extremamente frio e denso desde o Canadá.

Ao chocar contra o ar quente, o ar frio criou nuvens de forte desenvolvimento vertical, e o ar que subia nessas nuvens entrou na circulação SW-NE do bordo leste do cavado no qual a depressão se inseria.

Nas regiões do bordo leste dos cavados, há uma divergecia em altura ( o ar espalha-se nos niveis altos ciriando um "vacuo", incentivando ainda mais a convecção), o que aconteceu é que o ar humido que subiu se espalhou em altura para NE, e acabou sendo assimilado ( em parte) pelo anticiclone...a outra parte que não foi capturada foi arrastada com a depressão bem para norte.

Agora o anticiclone está cheio de ar quente e humido em altura, bem evidenciado por toda aquela nebulosidade alta...e aos poucos esse ar será forçado a descer...em contrapartida esse ar em altura, que está a convergir no anticiclone e será agora forçado a descer, deverá fortalecer o campo de pressão á superficie, pois o ar ao descer será empurrado contra a supeficie e aumentará, logicamente, a pressão..

O ar que descer aquecerá por compressão e então poderá alimentar o cavado que nos está a influenciar ( essa massa de ar mais quente será visivel á superficie numa carta de theta-e, onde aparecerão valores mais elevados ).
As massas de ar com theta-e elevado, são massas de ar quente e com um bom conteudo em agua ( não esquecer que o conteudo em agua não é bem o mesmo que a humidade relativa)...como tal essa parcela de ar quente poderá dar uma ajuda a intensificar a depressão/cavado que se vai formar agora neste fim de semana.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
A depressão que entra pelo N, 5f, poderá ser beneficiada não só pelo ar mais quente vindo do anticiclone...como tambem por uma bolsa de ar muito frio em altura ( T500 nos -30/35º), e pela interacção com os restos da depressão que está agora na Madeira, e que se movimentará para NE até ao S de Espanha.

É uma conjunção interessante, que pode dar frio e neve nas cotas medias do norte e centro, e tempo mais ameno mas tambem chuvoso no sul:)

PS- Eu diria mesmo que se não fosse aquele ar humido no anticiclone, e que agora será empurrado para os niveis baixos e eventualmente integrado na depressão, não teriamos tanta chuva como o que está a ser modelado para o norte e centro...portanto..obrigadinha ao anticiclone e viva ao calor na islandia :lol:
 

boneli

Nimbostratus
Registo
12 Jan 2008
Mensagens
871
Local
Braga. Lomar
Boa noite

Para Quinta feira, pelo que entendi a duvida é na quantidade de precipitação que iremos ter e o quanto a cota poderá descer, aqui para o Norte e Centro?
O IM dá uma cota de 600m...pode ser mais alta ou mais baixa. Vai depender muito dessa bolsa de ar frio ( T500 -30º/35º) que vamos ter em altura?
 

Norther

Cumulonimbus
Registo
25 Nov 2010
Mensagens
2,005
Local
Tortosendo 600m Encosta sul Serra da Estrela
obrigado pela explicação stormy, então vamos esperar que reforce bem a depressão :thumbsup: e com a bolsa de ar frio com essa temperatura T500-30/35 com uma temperatura a T850 -1/-2 com algum frio acumulado à superfície e se o vento tiver de leste poderemos ter óptimas cotas de neve, só espero que não aconteça um forte fohen que aqui acontece muito nestas entradas.
 

stormy

Super Célula
Registo
7 Ago 2008
Mensagens
5,149
Local
Lisboa
obrigado pela explicação stormy, então vamos esperar que reforce bem a depressão :thumbsup: e com a bolsa de ar frio com essa temperatura T500-30/35 com uma temperatura a T850 -1/-2 com algum frio acumulado à superfície e se o vento tiver de leste poderemos ter óptimas cotas de neve, só espero que não aconteça um forte fohen que aqui acontece muito nestas entradas.

Fohen ai?
Normalmente o Fohen acontece quando o ar sobe e se condensa, de um lado de uma cadeia de montanhas, e do outro é forçado a descer...mas como perdeu humidade, aquece muito rapidamente por compressão....gerando tempo quente e seco do outro lado das montanhas....;)

Talvez o que queiras dizer é que os montes Galegos aprisionam a precipitação...mas Fohen...parece-me um pouco exagerado;)
 
Estado
Fechado para novas mensagens.